sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Minissérie Carnificina Absoluta começou e a contagem de corpos já é alta

* Atenção! Informações deste artigo contém spoilers de Absolute Carnage #1


A Carnificina Absoluta começou bem essa semana nos EUA, com a primeira edição mal chegando as lojas e já termos a notícia de terceira reimpressão do título indo pras máquinas. Não é exagero esse alvoroço, a expectativa mediante o trabalho que Donny Cates vem fazendo em Venom é o que tem mais alavancado esses números. É uma história de longa construção, que vem deixando pedaços desse quebra-cabeça maior a anos. E tudo parece que desemboca aqui.

A história em si se divide em 3 capítulos neste primeiro volume. Basicamente consiste de recapitular alguns detalhes da trama que Cates vem estabelecendo desde Venom #1, coloca alguns personagens de volta ao tabuleiro e finaliza com um surpreendente cliffhanger que ninguém esperava:

CAPÍTULO UM: REI SANGRENTO

Se você não esteve lendo Venom até aqui e quis pegar direto a minissérie, talvez perca muita coisa importante. Ainda assim, Donny Cates começa te oferendo as primeiras três páginas com uma recapitulação. Te apresenta quem é Knull, o Rei do Vazio Infinito e sua relação com os simbiontes. Conta rapidamente como ele foi traído e encarcerado em Klyntar, que não é exatamente um planeta nativo do Venom, mas sim uma prisão e conta como Knull vem tentando a todo custo se libertar.

O trecho mais importante da história é, no entanto, a explicação do Codex, que é uma espécie de assinatura ligada ao DNA de todos que já foram hospedeiros de um simbionte um dia e que de alguma forma mantém um laço com o que seria uma mente coletiva dos simbiontes. Ao que parece, para se libertar, Knull precisaria recoletar os pedaços desse codex e ele tem usado Cletus Kasady, o Carnificina que foi recentemente ressuscitado, para tal.

Outro detalhe importante aqui é que Eddie Brock está neste momento afastado de seu hospedeiro. Separou-se dele quando descobriu o quanto ele o manipulava (mentindo inclusive sobre um falso câncer que ele nunca teve). Não só isso, Eddie descobriu agora que tem um filho chamado Dylan (que Anne Weying escondeu dele). Eddie não teve coragem de contar ao garoto quem ele é. Para todos os efeitos, seria só seu irmão mais novo (já que foi criado pelo avô paterno e escondido de Eddie até hoje). E só pra piorar, o Carnificina se passou pelo Venom recentemente e fez uma matança na ilha Ryker. Agora, os dois irmãos (ou melhor, pai e filho) são fugitivos.


Na parte final desse capítulo, o encontro entre Eddie e o Carnificina acontece no metrô. Ele e o filho quase são mortos, mas no último instante são salvos por Venom. O simbionte disse que nunca chegou a se afastar por muito tempo e por isso estava ali tão perto quando o pior aconteceu. Nessa batalha mano a mano, por muito pouco Eddie Brock não é morto. Conseguiu atingir Cletus com uma descarga de energia segurando no trilho do metrô, mas desacordado teve que ser carregado para longe dali pelo simbionte tomando seu corpo.



CAPÍTULO DOIS: O AFILHADO

Para nossa surpresa e também do Eddie, a primeira ajuda que o simbionte pensou em pedir foi a de Peter Parker. Numa lanchonete, vestido de Homem-Aranha para manter sua identidade, o Aracnídeo tenta entender um resumo de tudo o que está acontecendo e junto com Eddie começa a planejar um jeito de proteger todas as pessoas que já tiveram algum contato com simbiontes anteriormente. Ele é uma delas inclusive.



A situação começa a tomar uma proporção ainda maior quando o noticiário local começa a reportar uma quantidade enormes de corpos encontrados no norte de Nova Jersey. Em meio a pilha, há nomes de conhecidos como Angelo Fortunato, membros da Fundação Vida e até mesmo o General Thaddeus Thunderbolt Ross. Todos ali tiveram contato antes com simbiontes e Eddie entendeu claramente a mensagem passada por Cletus Kasady. Eddie praticamente surta, teme inclusive que o corpo da Annie possa estar lá naquela pilha.

A cena é cortada após uma tentativa de assalto na lanchonete em que o Homem-Aranha resolve rapidamente. Resta a eles então procurar ajuda. O Aranha cogita Reed Richards, mas Eddie então tem uma ideia melhor. E é assim que o Criador, a versão mais malvada e alternativa do ultiverso do Reed Richards entra na jogada. O Criador já havia aparecido nas histórias do Venom antes e aqui antecipa o pedido de Brock que vê que o cientista louco já criou uma máquina capaz de extrair o Codex dos ex-hospedeiros de simbiontes sem ferí-los. Supostamente. O Criador nunca revelou qual seu interesse nas histórias dos simbiontes ou do Codex presente em cada um. Sempre fazendo o perfil misterioso, Eddie teria que apenas confiar nele.


Peter Parker chega no lugar logo depois trazendo seu afilhado, Normie Osborn, filho da Liz com Harry, pra protegê-lo. Normie chegou a ser brevemente hospedeiro do simbionte carnificina durante a saga do 'Duende Vermelho'. Contudo, Peter não estava a fim de testar a máquina em seu afilhado. Então, precisavam encontrar outro cara que foi já um hospedeiro e que eles não se importassem em machucar.

CAPITÚLO TRÊS: O LONGO VERMELHO SOMBRIO


Peter e Eddie decidem então se unir para ir atrás de um candidato que já foi hospedeiro de um simbionte e que ainda não foi morto ou capturado por Cletus. Com isso, vão ao Instituto de Criminosos Insanos Ravencroft. Lá, com a ajuda de J. Jamenson filho, são guiados até a cela onde está Norman Osborn, avó de Normie. 



Como já era de se esperar, Cletus Kasady chega também naquele hospício quase na mesma hora. Das suas entranhas, retiram vermes e contamina com eles uma legião de prisioneiros. Graças a seus novos poderes, Kasady os controla com sua mente coletiva e os leva direto a um ataque contra Venom e o Homem-Aranha. As cenas, com arte de Ryan Stegman, são pavorosas e dignas de um bom filme de Terror.

Jamenson é também infectado e passa a atacar os dois heróis. Logo, juntam-se a cena um exército de simbiontes dementes atacando com tudo. E quando finalmente Peter e Eddie finalmente invadem a cela de Norman (e Brock o nocauteia antes que ele machuque Peter), eis que logo atrás chega o Carnificina e seu exército. Em menor número, achávamos que aquele seria o fim de Norman, mas eis que somos surpreendidos. Kletus não o mata, mas sim o alista para seu exército.




Esse final faz ainda mais sentido quando voltando a alguns artigos atrás, relembramos que há a volta do 'Duende Vermelho' em uma minissérie que começa a sair em Outubro. Ou seja, o insano Norman parece que voltará a esse seu novo alterego e deve ficar sendo um hospedeiro de simbionte por mais um tempo.

Quanto a sequência dessa minissérie, não dá sequer para imaginar o que vem por aí. Pelo menos, não vamos demorar pra descobrir, já que  edição 2 sai ainda este mês ainda. Junto a ela, há uma saraiva da de tie ins que incluem a participação do Miles Morales, Deadpool, da simbionte Grito e de uma nova equipe denominada Protetores letais, dentre outros. Mal dá pra se segurar de ansiedade pra ver esse resto da história. Está brutal! 

Coveiro

comments powered by Disqus