segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Roteirista de Viúva Negra e Wandavision conta como pretende abordar os vilões e tipo de ação pra Fase 4 da Marvel

A escritora do filme da Viúva Negra, Jac Shaeffer, é uma adesão recente ao time de roteiristas da Marvel Studios. Deu sua contribuição no filme da Capitã Marvel e está já também colaborando com episódios da série para o streaming da Disney+, Wandavision. Em recente entrevista para o Inverse, Shaeffer diz como foi que ingressou nesse mundo e o que mais direciona sua atenção no filme solo da ex-espiã russa da Marvel.


"Eu não era um grande fã de filmes de super-heróis antes de começar a trabalhar [na Marvel], mas agora que estou fazendo isso, há tanta oportunidade de fazer declarações grandes e positivas", disse Schaeffer. "Especialmente com a Capitã Marvel e a Viúva Negra, ter essas histórias centradas nas mulheres - eu simplesmente não poderia deixar de estar envolvida nisso."

Quanto à sua experiência assistindo à morte de Natasha, o escritor da Viúva Negra disse: “Foi uma sensação estranha. "Chorei como uma criança. Fiquei muito comovida por aquilo" disse a escritora. "Foi uma sensação estranha. Eu tenho alguns sentimentos proprietários, porque se você é uma escritora que se envolve muito emocionalmente em seu trabalho - que eu acho que é o caso com a maioria dos escritores - os personagens parecem muito reais para você. Então, vendo a morte dela em um filme que eu não tinha nada a ver com - era um pouco semelhante a ver um ex-namorado com outro parceiro. Há um tipo estranho de sensação de remoção que parece errado e certo ao mesmo tempo. Mas o arco dela no filme é maravilhoso ”.



O anúncio oficial do filme da Viúva Negra foi em Julho em frente a uma multidão de quase 5.000 fãs no Hall H de San Diego Comic-Con . O presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, anunciou o filme como parte da "Fase Quatro" do UCM e Schaeffer esteve lá presente definindo a experiência como algo surreal.

Schaeffer tem uma visão ousada para os filmes de super-heróis da próxima década: vilões mais simpáticos, menos glamourização de armas e representação mais forte de vozes marginalizadas. Para os fãs de filmes de quadrinhos que preferem tiroteios ultra-violentos, vilões 100% maléficos e elencos que parecem sair de uma década ou duas atrás, Schaeffer diz: “Não estou interessada em aderir ao que existe nos quadrinhos que é discriminatório, de qualquer forma ou que viole o meu sistema de valores. ”

Jac Schaeffer já chegou dizendo a que veio, mostrando que toda a reação que vimos em Capitã Marvel por parte dos haters será igualmente ignorada de novo.  “Quando as pessoas reagem com ódio, isso me entristece. Eu acho vergonhoso”, ela disse,“ mas não é onde eu quero colocar minha energia. Eu não estou interessado nas vozes altas e ácidas dessas pessoas. ”

As coisas também valerão para a série da Feiticeira Escarlate. Segundo matéria da Inverse, dos oito escritores que trabalham na WandaVision, quatro deles são mulheres. Ao contabilizar os executivos, assistentes e a própria Schaeffer, a sala de escritores da série é majoritariamente feminina segundo a Inverse. Contratar uma sala de escritores com essa cara foi “incrivelmente intencional, e foi muito apoiada pela Marvel”, disse ela. “Eu tive uma sensação incrivelmente forte que precisávamos de mulheres e pessoas de cor e pessoas de todas as origens e perspectivas na sala. Acredito - acho que é um fato - que as histórias são melhores quanto mais perspectivas você tiver.


Viúva Negra será dirigido pelo cineasta australiana Cate Shortland, e acontece, pelo menos em parte, logo após os eventos de 2016, de Capitão America: Guerra Civil, segundo a Inverse. Jac Schaeffer  ressaltou que Natasha está “muito sozinha e nos eventos do filme da Viúva Negra, ela tem que prestar contas um pouco do que deixou em vermelho em seu histórico ”, explica Schaeffer resumindo o que pode do filme.

Houve uma cena mostrada brevemente na SDCC onde o vilão Treinador, conhecido entre os leitores da Marvel Comics pelos seus "reflexos fotográficos" e capacidade de imitar imediatamente o estilo de luta de seu oponente. Schaeffer escreveu o roteiro dessa cena de luta e trabalhou de perto com os produtores do filme. Sobre isso, a roteirista disse que "É muito raro ver algo na tela como você imaginou na sua cabeça", diz ela. “Ver isso em movimento com os atores foi emocionante”.


Schaeffer ressalta que escrever Natasha Romanoff, uma super-heroína humana e mortal, é uma experiência totalmente diferente de escrever para personagens como Visão e Feiticeira Escarlate em WandaVision. “A luta [no filme da Viúva Negra] é muito de contato próximo, combate corpo-a-corpo”, disse ela. “É muito visceral. Há muita agressividade e poder de uma forma muito humana que considero realmente gratificante e realmente emocionante de assistir, mas é o oposto de escrever personagens super-poderosos. ”

Fica claro que Schaeffer está empolgada com as seqüências de ação em Viúva Negra, mas também pondera em ver maneiras diferentes de se trabalhar um filme de heróis. “Eu gostaria de ver alternativas à violência em filmes de super-heróis.” Ela acrescentou: “Talvez eu qualificasse isso dizendo alternativas para glamourizar pistolas e armamentos. Essa é uma das razões que eu amo a Capitã Marvel - é tudo sobre o poder interior. E a destruição não é à custa da vida humana ”.

Outra coisa que Schaeffer gostaria de ver mais em projetos de super-heróis a partir de 2020 - assim como visto em Pantera Negra - são vilões com mais complexidade. Ela aponta para Michael B. Jordan como Killmonger. "Meus filhos são realmente obcecados com isso de 'mocinhos contra vilões'", disse Schaeffer. “Às vezes eu explico [para eles], 'Todo cara legal pode ser um cara mau' e vice-versa. É complicado, mas isso é um pouco perdido para eles. Isso é uma coisa que acho que pode ser explorada mais no futuro - espero que haja cada vez mais movimentos em direção ao cinza e à complexidade ”.

Viúva Negra sairá em 1 de Maio de 2020. Sob direção de Cate Shortland, o filme conta com a volta de Scarlett Johansson como Natasha Romanov, que se junta a David Harbour (Alexei Shostakov), Florence Pugh (Yelena Belova), O-T Fagbenle (Mason) e Rachel Weisz (Melina) e Ray Winstone.

Coveiro

comments powered by Disqus