quinta-feira, 27 de abril de 2023

James Gunn relembra a escolha de seu elenco no primeiro Guardiões da Galáxia

 Essa semana começou pesado com o Marketing em cima de Guardiões da Galáxia vol. 3, que já teve clipe e novas imagens liberados, além de várias matérias em veículos especializados. Na capa da The Hollywood Reporter, James Gunn e parte do seu elenco do filme são destaques. E nas páginas internas, o diretor, Kevin Feige e parte do elenco se lembro da corrida louca que foi para fazer o primeiro longa, que era tão pouco acreditado no começo. Veja trechos da matéria a seguir:



Quando Gunn veio para conhecer os primeiros Guardiões em 2012, ele já fazia filmes em Hollywood há duas décadas, mas ainda era conhecido principalmente por seu trabalho  na casa de terror Troma (ele co-escreveu o sexy e violento Tromeu e Julieta). Nativo de St. Louis, Gunn também dirigiu alguns filmes de orçamento médio, incluindo Slither (2006) e o filme de super-herói Super (2010). Mas Feige e a Marvel viram algo em seus filmes, tanto uma sensibilidade única quanto uma afinidade por gênero e heroísmo. Inicialmente, Gunn não achou que estivesse particularmente interessado em Guardiões. Mas depois de um encontro com a Marvel em Manhattan Beach, enquanto ele dirigia seu Dodge Challenger de volta para sua casa em Studio City, preso no trânsito na 405, algo clicou na sua cabeça. Ele viu o que o filme poderia ser, com Rocket, um guaxinim falante pouco conhecido dos quadrinhos que a Marvel queria incluir, no centro da história.

“De onde veio aquele guaxinim? Como ele surgiu? Em vez de ser algo que tornou o filme sem fundamento, na verdade o fundamentou para mim ”, disse ele na matéria.

Logo, Gunn estava voando para se encontrar com Feige pela primeira vez em Wilmington, Carolina do Norte, onde o executivo supervisionava a produção de Homem de Ferro 3. ”, lembra Feige. A Marvel fez um acordo com Gunn para dirigir, e logo Feige teve um rascunho em suas mãos. Na capa havia uma foto recortada e colada de um Walkman no estilo dos anos 80 com fones de ouvido de espuma laranja, assim como foi usado por Peter Quill nos filmes.

“Antes de ler uma palavra, eu disse: 'Oh, ele fez isso. Ele conseguiu'”, Feige lembra de ver aquela imagem, a primeira vez que ele percebeu o quão importante a música seria para a jornada do Senhor das Estrelas e o filme, que Gunn dividiu o crédito do roteiro com Nicole Perlman, que desenvolveu o projeto antes de sua chegada. Em seguida, veio o que viria a ser um dos maiores desafios da história do elenco da Marvel: encontrar os Guardiões. Embora Gunn não tenha lutado para conseguir o emprego como diretor, ele lutou para garantir o elenco que queria, e muitas vezes ele e a Marvel não concordavam.

Para o papel principal de Peter Quill/Senhor das Estrelas, a equipe contou com cerca de 200 atores, incluindo o ator de Shazam! Zachary Levi e o ator de It's Always Sunny in Philadelphia Glenn Howerton (a segunda escolha de Gunn). A diretora de elenco Sarah Halley Finn foi quem empurrou Gunn para ver Chris Pratt, então conhecido principalmente como o adorável e desleixado Andy Dwyer em Parks and Recreation da NBC (ele também teve uma pequena atuação como o primeiro homem de base do Oakland A em Moneyball). Mas Gunn simplesmente não estava interessado. O gordinho de Parks and Rec como Senhor das Estrelas? Parecia uma ideia ridícula.

Segundos depois da audição de Pratt, Gunn se virou para Finn e declarou que era ele. Sendo menos conhecido, era difícil trazer a Marvel a bordo. Fora isso, não ajudou em nada o fato de que Pratt engasgou durante o teste de tela. Pratt lembra que Gunn realmente o parou no meio e caminhou em sua direção. “Não sei o que você está fazendo, mas está estragando tudo” disse Pratt lembra aquele dia. Então Gunn acrescentou: “Este é o momento agora. Você só precisa parar de fazer o que quer que esteja fazendo e ser real. Apenas seja você."



Se fosse um filme, teria sido o momento em que Pratt o vira e o teste de tela muda para o ator interpretando o papel no set. Mas Pratt simplesmente não conseguia se recompor. Dentro de sua cabeça, tudo o que ele ouvia era “Você está estragando tudo, você está estragando tudo”.

Então, James Gunn trouxe Dave Bautista, um ex-lutador que ainda não tinha sido escalado como um colega Guardião chamado Drax, mas estava concorrendo. Ele pediu aos homens que improvisassem. A química estourou e Pratt conseguiu o papel. Mas então Bautista enfrentou resistência do estúdio. 

O mesmo valeu para Karen Gillan como Nebulosa. Conhecida no Reino Unido por Doctor Who, ela originalmente fez o teste com seu sotaque escocês nativo - algo proibido para a Marvel. Gillan lembra que Gunn deu a ela uma nota que desbloqueou a voz do personagem. “Eu estava meio que fazendo uma coisa genérica de vilã”, lembra ela. Gunn disse a ela: “Faça Marilyn Monroe/Clint Eastwood”.

Na época em que estreou, Pratt estava em Nova Orleans filmando Jurassic World e assistiu ao filme em um cinema local com um amigo. Foi um momento emocionalmente carregado para o ator, que ainda estava de luto pela recente morte de seu pai. Ele se lembra do momento em que apareceu pela primeira vez na tela. “Eu me vi dançando e imediatamente fiquei nervoso e constrangido. Tipo, 'eu não sei se isso vai funcionar'”, diz ele. “E então eu vi Rocket e Groot e as vozes se unindo e pensei, 'Oh meu Deus, este filme vai ser enorme.'”

No fim de semana de estreia, Gunn continuou recebendo atualizações de bilheteria por meio de seu agente. O filme finalmente arrecadou $ 772,7 milhões globalmente, e Pratt se tornou um nome conhecido. Algumas semanas antes, Gunn, Pratt e Bautista estiveram em Londres gravando um podcast promocional em uma loja da Apple, cientes de que suas vidas poderiam estar à beira de uma grande mudança. Nos bastidores, os três homens se abraçam e fazia um pacto, lembrou Gunn: “Vamos prometer um ao outro que não vamos deixar que nossos egos levem a melhor sobre nós, que continuaremos sendo gentis uns com os outros, continue sendo pé no chão.”

Gunn definitivamente não estava mais na Terra. Com o sucesso de Guardiões da Galáxia, Gunn mudou-se para Malibu e trocou seu Challenger por um Tesla. Ele voou ao redor do mundo, participando da CCXP do Brasil, a maior convenção de quadrinhos da América do Sul, onde milhares entoaram seu nome. Ele recebeu milhões para fazer mais filmes. Ele leu sobre si mesmo, bom e mau, bebendo tudo. “Essa é minha própria fraqueza como artista”, diz Gunn. “Estou sempre procurando pessoas que me amem.”


Então, foi meio insano quando tudo estourou anos depois por conta de seus Twitters antigos. Essa história, no entanto, também revelada para o pessoal do The Hollywood Reporter, fica para outro artigo.

Com direção e roteiro de James Gunn, Guardiões da Galáxia vol.3 terá de volta os nomes de Chris Pratt como Peter Quill, Zoe Saldana como Gamora, Karen Gillan como Nebulosa, Dave Bautista como Drax, Pom Klementieff como Mantis, Sean Gunn como Kraglin e também o stand in do Rocket, Bradley Cooper como a voz do Rocket Racoon e Vin Diesel como Groot. Quem volta também é Sylvester Stallone como Águia Estelar e Elizabeth Debicki como Ayesha. Os novos nomes que se juntam são Will Poulter como Adam Warlock, Chukwudi Iwuji como Alto Evolucionário, Maria Bakalova na voz de Cosmo, Nico Santos e Daniela Melchior em papéis não informados. Guardiões da Galáxia Vol. 3 está previsto para ser lançado nos cinemas em 5 de maio de 2023.

Coveiro 

comments powered by Disqus