terça-feira, 25 de abril de 2023

James Gunn fala sobre a criação dos antigos amigos do Rocket em Guardiões da Galáxia vol.3

 Mais cedo saiu um novo clipe de Guardiões da Galáxia vol.3. Mas dessa vez foi um clipe diferente. Trata-se do passado de Rocket, ainda jovem e engaiolado com outros três amigos que são frutos de experimento do Alto Evolucionário. Na cena vemos eles em suas gaiolas são sombrias e vazias, exceto pela esperança que os quatro animais compartilham enquanto olham para o teto, imaginando seu futuro no “novo mundo”. Essas novas criaturas são a lontra Lylla (dublada por Linda Cardellini), a Morsa Teefs (Asim Chaudhry) e a coelha Floor (Mikaela Hoover) e todas tem sua referência aos quadrinhos originais de Rocket Racoon na Marvel. James Gunn liberou inclusive uma imagem dos bastidores da gravação do grupo na cena:

Numa entrevista ao Collider, James Gunn definiu que “Eles são melhores amigos… e acho que é uma cena muito bonita com eles… onde eles falam sobre ir para o céu, no mundo, que eles nunca experimentou”. No clipe, fica claro que eles são definidos ainda apenas como números de um projeto, como o 89Q12 de Lylla. Também vemos que cada um deles passou por procedimentos sérios, deixando-os com apêndices e acessórios robóticos em graus variados. Gunn aponta que, no caso de Floor, “suas perninhas de coelho não funcionam, elas apenas ficam penduradas lá, e ela tem essas grandes pernas de aranha de metal crescendo dentro dela, e esta placa de boca que é um alto-falante de onde sua voz sai, mas ela é adorável".

A cena parece comovente e triste, já que trata de animais machucados, mas Gunn fez questão de salientar que "na verdade, fui muito, muito cuidadoso com o que vemos em termos de animais sendo feridos, porque é algo que me deixa incrivelmente reticente, e as pessoas são reticentes. Então, acho que as coisas difíceis de assistir no filme - e às vezes há algumas coisas difíceis - é por causa da ideia do que está acontecendo mais do que você realmente vê. Você não vê muito, em termos de violência ou danos aos animais, mas você vê esses pequenos animais, cujos resultados não são os mais bonitos, mas de alguma forma são extraordinariamente fofos."



O Collider perguntou sobre a criação dos novos personagens, Gunn deu crédito à empresa VFX, dizendo: “Framestore acabou de fazer este trabalho incrível, espetacular e bonito. Eles fizeram todos os Rockets, desde o início da série, e eles realmente arrasaram desta vez” . Gunn explicou o processo, dizendo que eles "filmaram todas as pessoas com [seu] mesmo equipamento de câmera, então todos os ângulos e movimentos da câmera são completamente reais." Por "pessoas", Gunn está se referindo a seu irmão Sean Gunn, que interpreta Kraglin nos filmes dos Guardiões, que entrou como Rocket, enquanto Cardellini, Chaudhry e Hoover vestiram trajes de captura de movimento para tornar os movimentos o mais realistas possível. "Mikaela estava correndo de quatro como Floor, e Asim estava em uma cadeira de rodas, na verdade, interpretando Walrus", revelou Gunn.

"Isso dá uma sensação muito real por causa da maneira como a câmera está se movendo. Não é o típico filme de animação em que é uma câmera muito falsa que se move por computador. São movimentos de câmera reais trabalhados por operadores de câmera reais, mas o mundo em si é completamente CGI - exceto muitos dos locais reais que nós realmente mapeamos e depois colocamos naquele universo. Então é muito legal a esse respeito. e tecnologicamente muito avançado" acrescentou o diretor.
Por trás disso tudo está o Alto Evolucionário de Chukwudi Iwuji, um homem que Gunn diz ser “o melhor vilão que já tivemos nos filmes dos Guardiões” e continua, acrescentando: “Nunca vi um vilão em nenhum dos filmes da Marvel que as pessoas tem desprezo assim tão maldito. Eles o odeiam tanto.” O ódio certamente não é injustificado, como Gunn continua a elaborar: “Acho que é o resultado do fato de que ele está basicamente sendo cruel com os animais. E Rocket é um bebezinho fofo ao mesmo tempo, e bastante inocente, e ele nem sempre é o mais legal com ele, e há um mal nele também, porque ele quase parece uma figura paterna, mas ele é mau.” 

Em relação ao clipe, Gunn explica que o momento que estamos vendo é porque "o Alto Evolucionário os criou, e eles sabem que ele está construindo este novo mundo lá fora, esta nova sociedade, e eles estão falando sobre como eles vão sair para lá. E enquanto fazem isso, eles começam a nomear a si mesmos, eles se dão nomes. Antes disso, no início do roteiro, eles são apenas uma lontra, uma Morsa e um coelho, e eles se dão seus nomes.

A reação visceral ao Alto Evolucionário pareceu ter as mesmas vibrações de John Wick, quando o vilão mata o cachorro do personagem principal, segundo o entrevistador do Collider e o diretor riu da comparação: "Sim, sim! 1000%, 1000%, isso é totalmente verdade." Outro filme que Gunn compara Guardiões da Galáxia Vol. 3 a é O Poderoso Chefão Parte II, dizendo-nos que mergulharemos dentro e fora das memórias. Lylla, Teefs e Floor fazem parte da trágica história de fundo de Rocket, que se estenderá ao longo do Volume 3, e é algo que Gunn havia mapeado antes do Senhor das Estrelas conhecer Rocket no primeiro filme. Na verdade, ele nos conta que “foi muito importante para mim contar essa história porque foi isso que me levou a escrever o primeiro filme”. 

Junto com os desenhos conceituais originais de cada criatura, ele disse: “Eu meio que tive essa visão desse passado realmente horrível para esse animalzinho que foi levado como um animal, uma criaturinha inocente, e se transformou em algo que não deveria ser, dilacerado e remontado novamente, e que sua vida foi incrivelmente dolorosa e ele estava incrivelmente sozinho porque não há mais nada como ele. E então essa ideia do Rocket estava lá desde o começo".

Com direção e roteiro de James Gunn, Guardiões da Galáxia vol.3 terá de volta os nomes de Chris Pratt como Peter Quill, Zoe Saldana como Gamora, Karen Gillan como Nebulosa, Dave Bautista como Drax, Pom Klementieff como Mantis, Sean Gunn como Kraglin e também o stand in do Rocket, Bradley Cooper como a voz do Rocket Racoon e Vin Diesel como Groot. Quem volta também é Sylvester Stallone como Águia Estelar e Elizabeth Debicki como Ayesha. Os novos nomes que se juntam são Will Poulter como Adam Warlock, Chukwudi Iwuji como Alto Evolucionário, Maria Bakalova na voz de Cosmo, Nico Santos e Daniela Melchior em papéis não informados. Guardiões da Galáxia Vol. 3 está previsto para ser lançado nos cinemas em 5 de maio de 2023.

Coveiro

comments powered by Disqus