sexta-feira, 14 de abril de 2023

Supervisor de efeitos especiais comenta o trabalho em M.O.D.O.K. no filme do Homem-Formiga

 M.O.D.O.K. é um personagem praticamente impossível de se adaptar ao live-action do jeito certo. Com seu visual bizarro criado especificamente para a terra dos quadrinhos, é complicado dar vida a uma cabeça gigante com os membros desproporcionais como visto nos cinemas. Ainda assim, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania decidiu usá-lo no filme como um de seus vilões, trazendo de volta o ex-ator do Homem-Formiga, Corey Stoll, para interpretar o papel. Por causa da natureza aleatória do personagem, a Digital Domain foi o único fornecedor de efeitos visuais encarregado de se concentrar na construção do modelo para o vilão.



De acordo com o supervisor de efeitos visuais da Digital Domain, Dave Hodgins, um cuidado incrível foi colocado no design do personagem para torná-lo pelo menos um pouco realista - ou, pelo menos, o mais realista possível:

“Um dos objetivos era manter muito de Corey no design, tanto na performance quanto no design geral”, conta o cineasta. “Nesse ponto, reunimos as digitalizações e os dados e começamos a mexer [no modelo M.O.D.O.K. 3D] originalmente apenas com o rosto de Corey como uma tradução direta”.

Então chegou a hora de dar ao M.O.D.O.K. um super traje, o que tornou o processo muito mais desafiador, dadas as limitações que introduziu:

"Com o tempo, as limitações do traje de metal começaram a alongar o personagem. Ele se tornou cada vez mais 'Humpty Dumpty' (personagem do folclore inglês), que era uma das coisas que estávamos tentando evitar", lembra Hodgins.

Um dos principais pontos de discórdia era o fato de que a cabeça enorme de M.O.D.O.K. representava um desafio sempre que ele falava, pois sua mandíbula e rosto desapareciam atrás dos suportes de sua cadeira.

"Digamos que ele está com raiva e move a cabeça ou balança, quando traduzimos isso para M.O.D.O.K., ele parece muito leve e flutuante e parece destacado", continua ele. "Então, você pode pegar algo assim, desacelerá-lo para que ainda esteja fundamentado na física do mundo real com M.O.D.O.K. e apenas olhe para ele em seu traje de metal gigante. Ele só tem uma certa quantidade de massa que uma vez que você possa quebrá-lo, tudo desmorona."



Sobre a cena dele num nú de costas como visto no flashback do filme, o supervisor de VFX da Digital Domain disse que aquilo foi inicialmente cortado inteiramente do filme, apenas para ser colocado de volta mais tarde na produção:

"Eles adicionaram aquela cena de flashback de montagem para contar a história entre o Jaqueta Amarela e M.O.D.O.K.", disse Hodgins. "Então, a cena voltou ao filme no final do tempo e tivemos muita discussão sobre a bunda do M.O.D.O.K.."

Dado que a cena em si foi importante para contar a história de como Darren Cross (Corey Stoll) conseguiu mudar Darren Cross para M.O.D.O.K., o super VFX disse que a sequência era necessária, mas a bunda não. Independentemente disso, ele e sua equipe na Digital Domain colocaram um pouco mais de luz sobre M.O.D.O.K. do que a Marvel solicitou.

"[A cena] era essencialmente sempre iluminada por trás", lembra Hodgins. "Mas, no final das contas, acho que conseguimos mais luz em sua bunda do que pretendíamos inicialmente, porque ele deveria ser uma silhueta."

O próprio Stoll está feliz que a sequência tenha entrado no filme, dizendo em outra entrevista que no início deste ano, ele riu histericamente na primeira vez que viu os animatics daquilo:

"Eu não estava ciente do fervor, mas muito feliz em ouvir isso", explicou Stoll com uma risada. "Logo no primeiro dia em que visitei o set, fui aos escritórios. Eles me mostraram toda a arte e os animatics. Eles me mostraram um breve animatic daquela cena e, quer dizer, eu ri histericamente. Achei tão brilhante e engraçado. Então eu ouvi que eles iriam cortar aquela cena, e eu fiz um grande lobby para que eles a colocassem de volta. Não posso levar o crédito por ter isso lá, mas eu vou."


Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania conta com Paul Rudd como Scott Lang/Homem-Formiga, Evangeline Lilly como Hope Pym/Vespa, Michael Douglas como Hank Pym, Michelle Pfeiffer como Janet Van Dyne, Kathryn Newton como Cassie Lang, David Dastmalchian como Veb, Katy O'Brian comos Jentorra, William Jackson Harper como Quaz, Bill Murray como Krylar, Corey Stoll como Darren Cross/M.O.D.O.K. e Jonanthan Majors como Kang. O roteiro ficou por conta de Jeff Loveness e Peyton Reed, que também dirigiu o longa.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania estará disponível para compra como uma cópia digital a partir de 18 de abril, enquanto receberá um lançamento físico para a mídia doméstica em 16 de maio. Ainda não foi confirmado quando o filme chegará ao Disney+.

Coveiro

comments powered by Disqus