sábado, 15 de abril de 2023

Como Kevin Feige ajudou no crescimento da franquia de John Wick?

 Os filmes de John Wick cresceram de um filme de ação de sucesso cult para um universo inteiro de franquia de filmes de ação. John Wick: Capítulo 4 é um ponto crucial na franquia; o quarto filme realmente abre as portas para a expansão maior do universo da franquia, como prequels, spinoffs e uma sequência, todos em vários estágios de desenvolvimento. Com toda essa nova complexidade, o diretor de John Wick, Chad Stahelski, precisava de ajuda para entender como transformar seu PI em todo um universo interconectado de filmes e programas de TV. Quem melhor para pedir esse tipo de ajuda do que o Homem que construiu o Universo Cinematográfico da Marvel, Kevin Feige?

“Quando fiz John Wick, e acabamos tentando dar o próximo passo para John Wick 2 e John Wick 3, entre 2 e 3 e depois 3 e 4, liguei para o pessoal dele e perguntei: 'Ei, eu sei Kevin está muito ocupado. Ele se importaria de uma reunião?'", revelou Stahelski ao Looper. "Você pode imaginar o quão ocupado Kevin está, mas nas duas vezes ele sentou comigo e me deu algumas horas de seu tempo em ambos os casos. Ele disse, 'Ok, como posso ajudar?' Eu estava tipo, 'Olha, cara, eu tenho essa coisa de John Wick. Me dê alguns conselhos. Qual é a melhor maneira de lidar com isso? Algumas pessoas veem isso como algo único. Algumas pessoas veem como uma tentativa de ganhar dinheiro.'"

Stahelski elogiou Kevin Feige pela maneira como ele aborda a construção de uma franquia: da perspectiva de um fã, mesmo depois de todo o seu próprio sucesso com o MCU:

"Para crédito de Kevin, ele disse: 'O que você acha? Eu disse a ele o que pensava, e ele gentilmente me deu sua opinião sobre a construção de mundos e franquias. Não sei se você já entrevistou Kevin, mas não está falando com um empresário. Você não está falando com um executivo. Você está falando com um fã. O que quer que ele esteja dizendo, ele não consegue evitar um sorriso. Independentemente das estratégias ou metodologias de construção de uma franquia, a única coisa que aparece é 'Eu amo o que faço. Siga seu coração, siga seu instinto, seja respeitoso com os fãs. Faça o que você quer ver, e você vai ficar bem.'"

No entanto, Stahelski admitiu que Feige foi claro com ele sobre uma coisa: a franquia John Wick não é igual ao MCU:

“No que diz respeito a como fazer isso [construir um universo de franquia], ele disse, 'Eu tenho 75 anos de uma PI. Você tem um filme, então vai ser um pouco diferente.' Ele bate em você com a realidade. Você tem que merecê-la, cara. Mas um dos conselhos que recebi é fazer personagens que você ama. Muito parecido com o que os Wachowskis me ensinaram ... [ele também era] tipo, 'Faça cada quadro, faça cada momento valer a pena.' Não há cenas descartáveis, não há atuações descartáveis, não há jogadores de fundo, jogadores de primeiro plano - tudo na frente daquela câmera, você tem que fazer valer a pena. John Wick 4 é o ponto culminante disso, e isso vem dos Russos, os Wachowskis, e Kevin dirigindo essa informação para mim."

Nascido em 1973 em Boston, Kevin Feige é o produtor cinematográfico americano e presidente da Marvel Studios desde 2007 e se tornou CCO de toda a Marvel Entertainment em 2019. Trabalhou como Produtor Associado desde o primeiro Blade e X-Men, rapidamente subindo de carreira graças a seu empenho e dedicação como subordinado de Avi Arad, seu antecessor. Desde então, tem produzidos filmes que juntos já juntaram perto de 15 bilhões de dólares de lucro para a Disney.

Coveiro

comments powered by Disqus