quinta-feira, 29 de março de 2018

Os X-Men na Guerra Civil II

Quem acompanhou a minissérie principal da Guerra Civil II, deve ter notado e estranhado na primeira edição a presença no mesmo quadro dos X-Men e Inumanos discutindo sobre as capacidades do visionário Ulysses. Desde que se descobriu os efeitos nocivos da Névoa Terrígenese sobre os mutantes, essas duas espécies se mantiveram distante, praticamente como em blocos diferentes de uma Guerra Fria. Contudo, a chegada de Ulysses pode ter mudado alguma coisa. Ao menos, para a equipe dos Extraordinários X-Men, que viu no jovem inumano a oportunidade de impedir maiores tragédias se realizarem.



E um exemplo do bom uso de Ulysses aconteceu em Dubai alguns dias atrás. Magneto e seus Fabulosos X-Men invadiram a única torre essencialmente segura do país que era capaz de proteger a nata mais rica da cidade formada por mutantes do contato de uma das nuvens terrígenas que se aproximava de lá.  O único problema era que os mais pobres, mesmo sendo da mesma espécie dos ricos morreria a sua própria sorte e foi aí que Mestre do Magnetismo seguiu até o outro lado do planeta pra garantir que todos fossem igualmente protegidos.

O que Magneto e seu time não esperavam era um ataque de Suprassentinelas, humanos dormentes que foram alterados e reprogramados para atacar quando requeridos. Apesar de conseguir proteger a maioria dos civis dos ataques do grupo de robôs, eles não conseguiram impedir que um deles quebrasse o vidro de proteção e aí expusessem todos ali ao perigo. Contudo, para sorte dos Fabulosos X-Men, a equipe de Tempestade chegou bem a postos, sabendo exatamente onde estar e que procedimento fazer. E isso tudo aconteceu graças a visão de Ulysses. Só que ao saber do Inumano com tais poderes, Magneto imediatamente deixou a gratidão de lado e virou-se decidido a por um fim naquilo. Para ele, Ulysses era mais como uma arma dos Inumanos e tinha que ser tomada deles ou eliminada o quanto antes.



Os diferentes posicionamentos da equipe de Magneto e Tempestade acabaram por levar a algumas divergências de opiniões e até mesmo transições de membros de equipe. Noturno optou por apoiar Magneto nesta causa, principalmente por não concordar por princípios religiosos em tal uso de poder quase divino capaz de mexer no destino das pessoas.  Já Psylocke acreditava que quando usado de forma responsável, o poder de Ulysses poderia ser de fato um ganho, mas Magneto estava irresoluto e ela optou por deixar a equipe dele sem avisar (apesar de que como Dentes de Sabres comentou, Erik provavelmente já tinha antecipado a decisão dela).

 E em meio a isso, a equipe da Tempestade continuava mundo a fora se preparando para evitar catástrofes, como foi o caso de mais uma invasão da ninhada. Já Magneto convocou o Phantomex para invadir Attilan e espiar o rapaz. Só que de forma inesperada, Phantomex acabou topando com Gambit, que ficou de guarda secretamente no território inumano para justamente evitar essa espionagem. Só que a inevitável (porém invisível) luta dos dois mais tarde levaria a uma outra indisposição com os Inumanos já que estavam os dois ali sem autorização da regente de Attilan.

Sem sua telepata, Magneto foi procurar um reforço para seu time em Rachel Grey. Apelando para o lado mais sentimental da garota, Erik convenceu Rachel que os inumanos com suas névoas terrígenas e inumanos preditivos bem que poderiam ter contribuído sim para o futuro caótico de onde a filha de Ciclope viera. Já Tempestade foi visitar sua amiga Medusa para apaziguar o clima que ficou depois da invasão de membros dos dois times de X-Men ali. Só que Medusa não ia deixar barato também e enviou seu próprio espião a base de Magneto. O inumano Woz acabou ouvindo os planos extremos de Magneto em eliminar a Ulysses, mas foi capturado antes de partir com a informação.

Magneto não tinha mais porque esperar. Assim, mandou boa parte do seu grupo atacar e assim distrair os Extraordinários X-men enquanto que ele e Rachel invadiram Attilan para encarar Ulysses. Curiosamente, o jovem inumano aguardava Magneto e apenas pediu a oportunidade de tentar mudar a  opinião e decisão de Magneto. Assim, Ulysses "previu" que a curto prazo, haveria uma luta trágica de mutantes versus mutantes e mostrou essa visão a Magneto. E isso era a única coisa que faria certamente Magneto desistir do andamento de seus planos.



Magneto recuou e  mais tarde resolveu ter uma conversa pacífica com a própria Medusa e contou que pararia com as hostilidadades já que como Ulysses havia demonstrado, sua primeira obrigação é preservar seu povo. Kurt e Elizabeth voltaram pra suas respectivas equipes apesar do momentâneo desentendimento.  Já Rachel ficaria mais perto, mas também não estava mais querendo participar mais de nenhum outro grupo por enquanto.

Essa minissérie em quatro partes dos X-Men: Guerra Civil II saiu por aqui em Universo Marvel 13 a 15. Com roteiro de Cullen Bunn e arte de Andrea Broccardo, não passa de um mero tie in protocolar para os fãs, não acrescentando nada na minissérie principal e muito menos qualquer repercussão nas revistas de cada título.

Coveiro

comments powered by Disqus