sexta-feira, 23 de março de 2018

Gavião Arqueiro: Fim da parceria

Quem leu a fase de Matt Fraction e David Aja sabe que é impossível não associar mais a figura de Gavião Arqueiro apenas a Clint Barton e deixar de lado sua jovem e astuta discípula Kate Bishop. São histórias primorosas, com narrativa única e personagens que se tornam rapidamente cativos como poucos títulos tem. Mas Jeff Lemire, que acabou sendo o novo roteirista substituto veio pra mostrar que até mesmo uma parceria favorita como essa pode chegar ao fim.



Depois de salvar as crianças trigêmeas do "Projeto Comunhão", a dupla de Gaviões passou a divergir sobre o destino deles. Kate não parecia nada satisfeita em ter deixado os irmãos aos cuidados da SHIELD, por mais que eles fossem os bonzinhos. Correndo o risco de serem estudados e usados como arma no futuro, será que eles não acabaram resgatados apenas para mudar de mãos? Clint tentava suavizar a situação, o que deixou sua parceira ainda mais irritada. Aconselhada pela amiga Miss América, Kate resolveu se afastar de Clint e levar uma vida mais normal. Mas diferente do que se esperava, ela não conseguia mais ser normal, estava cada vez mais parecida com o estilo Barton de viver.


A história aqui corre paralela junto com cenas de um futuro em que os dois Gaviões viveram afastados por muito tempo. Clint já era aposentado e Kate tornou-se a melhor agente da SHIELD quando foram convocados depois de muitos anos para uma missão em que resgatariam os trigêmeos das garras do velho Mandarim deste futuro não muito distante. Os dois Gaviões do futuro estava decididos a após resgatar os irmãos finalmente dar a liberdade que eles mereciam depois de tanto tempo usados, mas uma velha Maria Hill surgiu atirando em todos os três e afirmando que o Projeto Comunhão não poderia correr o risco de ser liberado.

No nosso presente, Clint Barton decidiu um dia visitar seu irmão Barney, que depois de roubá-lo, foi viver numa ilha afastada com sua esposa e dois filhos. Como raramente fazia, o Gavião Arqueiro foi pedir um conselho ao irmão mais velho sobre sua situação com a Kate e ouviu que deveria deixar de "complicar" as coisas. Para Barney, Kate foi o único bom relacionamento que Clint teve que não estragou levando pra cama. Então, deveria lutar pra mantê-lo. Assim, Clint volta atrás, veste o uniforme e decide ajudar a companheira numa missão de resgate. Já aquele futuro dos dois afastado, foi simplesmente apagado.


A partir daqui, a história muda um pouco, mas segue um padrão similar de termos duas narrativas seguindo paralelas ao mesmo tempo. Desta vez, Lemire revisita o passado da Kate Bishop, que no começo tinha toda a admiração pelo seu rico pai, mas que acabou essa imagem de idolatria ruindo aos poucos após a menina descobrir que seu velho se relacionava com supervilões como o matador para extorquir pessoas e ajudá-lo nos seus negócios. Ao investigar seu pai, acabou uma hora sendo descoberta e raptada, mas ela sozinha conseguiu se libertar. Na mesma hora, os Vingadores apareceram e foi ali pela primeira vez que ela viu o Gavião Arqueiro ao vivo (apesar de ele não se lembrar) e passou a admirá-lo.


A outra parte dessa metade da história conta um plano maluco em que Clint Barton e Kate Bishop (com apoio até mesmo do Barney) fingindo um ataque da HIDRA tentando recuperar os trigêmeos e por uma 'ação desastrada' do Gavião Arqueiro acabou que uma explosão supostamente matou todos os irmãos. Após conseguir enrolar a própria Hill (que fingiu acreditar), os Gaviões tiveram que lidar com a HIDRA de verdade que resolveu reaver de fato os super-irmãos. No fim, as três crianças acabaram realmente salvas, e foram viver escondidas do radar do resto do mundo na ilha que Barney Barton e sua família viviam.

A edição se encerra com Kate decidindo mesmo assim acabar a parceria dos dois. Ela lembra como no começo ela admirava e queria ser como seu pai. Quando se decepcionou, encontrou na figura heróica do Gavião Arqueiro alguém para se inspirar e seguir os passos. Mas os tropeços de Barton mostraram que na verdade Kate deveria se encontrar e descobrir quem ela era de fato. Essa edição praticamente se dedica a isso, direcionando assim ao lançamento da nova revista mensal que será protagonizada pela Gaviã Arqueira.

A edição realmente fica bem abaixo das expectativas depois de tanto tempo o título do Gavião Arqueiro ser coroado como um dos melhores lançamentos da Marvel. Não tem muita ousadia na história e tem uma narrativa bem próxima da entediante, algo que eu certamente não esperaria falar das histórias do Lemire algum dia. Os desenhos do Ramon Perez também não ajudam. É um simplismo que junto com a falta de cor só desanima a leitura. A parte boa nisso tudo é que daqui pra frente melhora.

Quem não conferiu a resenha da edição anterior dessa fase, basta clicar aqui!

Coveiro

comments powered by Disqus