terça-feira, 20 de março de 2018

Rei do Crime: Preparado pra essa tal Guerra Civil II

Desde os eventos que vimos em Homem-Aranha Superior, o Rei do Crime meio que tem operado em baixa, sem chamar muita atenção. Ele deixou até Nova York a mercê de outros mafiosos, que acabaram competindo por território entre si sem uniformizar um "império do crime" como ele fez no passado.  Wilson Fisk preferiu ficar até então em São Francisco, como bem vimos em Demolidor. Mas agora chegou a hora de voltar, mas será que com uma segunda Guerra Civil de heróis rolando aí era o momento certo?



A edição começa mostrando que se as visões de Ulysses estavam levando desconfortos para alguns heróis, imagine como apavoravam pros vilões. O Rei quando voltou a NY tentou reunir um série de nomes importantes para retomar seu prestígio e colocou juntos na mesas nomes grandes como Cabeça de Martelo, Mercenária, Retalho, Tucão dentre outros. Mas seu maior aliado ali era um homem ruivo franzino de óculos chamado Janus Jardeesh. Era um cara tão querido por Fisk que quando este foi ameaçado pelo ataque do matador chamado Guerrilheiro, Wilson se jogou na frente e o protegeu das balas. Quando teve oportunidade e revidou o ataque, Fisk só queria saber uma coisa - as balas eram direcionadas a ele ou a Janus?

Mais tarde, quando se remendava das balas em seu escritório, Fisk recebeu a visita de alguns heróis vigilantes como o novo Capitão América, Espectro e Radical. A presença de Wilson colocava as orelhas deles em pé, mas mesmo pressionando ali, não havia nada que eles tivessem de concreto contra o Rei do Crime.



Então, voltamos um pouco no tempo para entender melhor tudo. Quando Fisk voltou e se reunia num café pra tratar de futuros assuntos com o Coruja e a Madame Máscara, os heróis surgiram, todos ali e  pegaram todos os bandidos, menos Fisk, O Gavião Arqueiro ameaçou, mas mais uma vez não podia fazer nada contra o Rei... ainda. Só que Wilson ainda era bem visto por algumas pessoas que começavam a pedir a eles "favores", o enxergando de novo como um "campeão do povo" da cidade. O atendente do Café era um desses. A pedido dele, que teve sua cunhada sequestrada e soube de outras moças com destino similar, Wilson Fisk começou a usar sua temerária influência e partiu pra cima dos responsáveis. Acabou que descobriu que o tal Janus, un ex-capanga da Gata Negra, era o responsável e percebendo que até então ele não foi pego, era de alguma maneira imune aos poderes de previsão de Ulysses e iria usar isso a seu favor. Um pouco da história de Janus, que se revelou sendo um inumano cujo dom parecia ser ficar de fora do radar das previsões de Ulysses.



A partir daí, Janus era a arma secreta de Fisk. Se era ele quem apertava o gatilho, não era pego pelos heróis. Numa reunião só com a bandidagem representando os interesses do Rei, o lugar era atacado e todos acabavam praticamente presos, menos ele. E foi assim que aos poucos Wilson Fisk foi ganhando de volta a confiança dos demais vilões reformando assim sua rede pela cidade. Só que aos poucos, Janus parecia estar mais incomodado de ser aquele que apertava o gatilho, por mais que Wilson tentasse aliviar esse peso oferecendo sincera amizade.

Mas nem todos os problemas vem dos heróis na verdade. Quando um dos novos capangas do Rei do Crime aparece assassinado e com um recado de que a cidade não era só dele, o Fisk percebeu que teria que mostrar sua posição pra o resto da bandidagem também. Fisk e Janus vão parar na cara dos outros bandidos e acabam com eles. Contudo, na hora do acerto de contas, o Homem-Aranha apareceu nas redondezas e Fisk precisou fugir as pressas. Na fuga, no entanto, Janus Jardeesh passou mal e precisou ser carregado pelo próprio Rei do Crime. Seu trunfo estava doente e agora as operações de Fisk provavelmente perderiam um pouco da sua força.

Andando por aí sem seu trunfo, Fisk foi pela primeira vez vítima de uma tentativa quase que certeira de assassinato quando um bomba explodiu em seu carro e quase o levou. Depois desse incidente, Janus sumiu também do radar e o Rei do Crime ficou na dúvida entre se raptaram seu homem ou se ele cometeu a besteira de armar contra ele e o trair. De qualquer modo, Fisk passou a pesar sua mão, matando todos os suspeitos ao seu lado e fazer de tudo para achar o senhor Jardeesh. No meio dessa ação, acabou descobrindo que um de seus capangas, o mascarado Mercenário do Crime, era o Justiceiro infiltrado. Após revelado, Castle não viu porque se segurar e começou uma nova matança. Dessa vez, o Rei levou a pior e foi atingido quase que mortalmente por uma faca enquanto brigava no mano a mano contra o Justiceiro. Ele praticamente só escapou com vida por conta da chegada providencial da SHIELD no lugar.



Para se salvar, Fisk não viu outro jeito a não se se entregar aos agentes do governo. Entrou na mesa de operações de emergência e logo circulava em todas as redes de noticiário que ele morreu. Era  na verdade tudo uma fachada da própria SHIELD para manter Wilson Fisk na coleira e conseguir arrancar mais informações dele - principalmente de como ele conseguiu ficar tanto tempo fora do radar de previsões de Ulysses cometendo seus crimes e matando gente por aí. Fisk concordou em ajudar, dando algumas informações para os agentes, mas era tudo parte de seu plano. No pátio do centro hospitalar, ele fingiu passar mal e roubou o celular da sua enfermeira. De posse dele, mandou uma única mensagem para seus homens - Arrasem a Terra.

Esse era o comando que o Tucão e demais precisavam para detonar toda a traição orquestrada por Janus  Jardeesh, que se intitulou o novo Rei do Crime, tocando os negócios do cara enquanto ele estava preso. Os Agentes da SHIELD mal imaginavam como o Rei chegou a dar tais ordens estando preso ali. E pra piorar, o seu advogado pessoal conseguiu livrá-lo da prisão e metendo um processo na SHIELD por danos morais, abuso de autoridade, sequestro e tantos outros crimes que não cabiam num só papel. A diretoria da SHIELD foi obrigado a liberá-lo.

O Rei do Crime não hesitou no primeiro lugar que iria parar assim que saiu dali. Pegou de surpresa Janus na cabeceira da sua mesa e o acusou de tentar usurpar seu lugar... sem sucesso. Aqueles que foram fieis a Janus e tentaram o defender, foram mortos pelos próprios punhos pesados de Fisk. Já o covarde Jardeesh tentou convencer o Rei a perdoá-lo e assim usar de novos seus poderes para escondê-lo dos heróis. Mas Fisk estava resoluto. Ele matou seu traidor. E estava esperando os heróis.

Talvez esse seja o tie in que tenha o melhor diferencial da saga, mostrando a quem mesmo prejudicaria um poder como o de Ulysses. Matthew Rosenberg sabe mesmo escrever o personagem, mas merecia uma arte melhor, menos confusa do que a de Dalibor Talajic e Ricardo Lopes Ortiz nessas páginas.

Coveiro

comments powered by Disqus