quarta-feira, 21 de março de 2018

Os Novíssimos Vingadores: Três histórias paralelas a Guerra Civil II

Enquanto muitos tie ins ligados a Guerra Civil II se preocupavam em desviar a história principal de seus personagens para tentar pontuar qual a visão deles sobre a polêmica questão das visões do inumanos Ulysses, o escritor dos Novíssimos Vingadores, Mark Waid, encontrou uma saída muito safa em trabalhar três de seus principais personagens de sua equipe de heróis. Visão, as Vespas e a Poderosa Thor acabam passando por algumas questões pessoais importantes enquantos os demais heróis estão se matando



Na história do Visão,  o sintozóide parece ainda altamente incomodado por ter sido manipulado tão facilmente pelo viajante do futuro chamado Kang. Ulysses aqui aparece brevemente numa conversa com o herói artificial e a questão que é levantada é igual a polêmica pergunta de - se pudesse, você mataria Hitler ainda criança? Quando o inumano é levado para continuar seu trabalho de prever o pior antes que aconteça, Visão segue numa jornada muito mais elucubrada e, através de uma máquina do tempo no edíficio Baxter, viaja para o passado e futuro, aonde quer que já foi registrada a presença de Kang. A ideia era achá-lo sua versão bebê e literalmente realizar a famosa 'questão' em prol do bem da humanidade. Em vários momentos da história, Visão é atacado por uma sombra cuja natureza não é revelada nessa história até que no final ela sussurra algo em seu ouvido que parece mudar a estratégia do herói artificial. Ao invés de matar o bebê, Visão sequestra a criança que irá se tornar Kang.



Na segunda hisória (co-escrita com Jeremy Whitley), a mais jovem Vespa, filha do primeiro casamento de Hank Pym, Hope, está em sérios apuros. Estranhos homens que se diziam do governo russo tentaram levar a menina para longe, mas logo a perspicaz e experiente Janet Van Dyn percebe que eram agentes da organização secreta chamada SEGREDO. Cada uma no seu estilo, Hope treinada pela Sala Vermelha, Janet com anos de experiência em combater e oscilar cada golpe de acordo com a mudança de seu tamanho, detonaram os caras. Era preciso rever a segurança da menina, que em breve poderia ter holofotes dos inimigos dos Vingadores sobre ela. Só que no restante da história, a TV do casarão de Janet revela o estouro da segunda Guerra Civil. Hope fica aparentemente mais perturbada do que sua madrasta imaginava e ela acaba se imbuindo de uma necessidade de ajudar a qualquer custo a descobrir  a verdade das visões de Ulysses. Descobrimos aqui que ela guarda um laboratório particular miniaturizado num cristal em seu colar e lá dentro há um magnifico palácio que ela usa para desvendar suas invenções. Desta vez, no entanto, deu tudo errado e a garota tão decepcionada encontra o consolo nos braços daquela que agora é quase como sua mãe.



Já na edição com a Poderosa Thor como protagonista, vemos a Deusa do Trovão indo até Heimdall para pedir conselhos a ele sobre a visão do Ulysses. o Asgardiano revelou que tinha sérias ponderações com se observar e usar o futuro para mexer no presente e foi bem sucinto. Revelou o caso do passado em que Thor recorreu a ele para justamente combater Destino e como mesmo assim Odinson e os Vingadores foram ludibriados pelo Doutor que os sobrepujou com inteligência. Essa história é bacana porque justamente Heimdall também abre o jogo sobre conhecer que a atual Thor está sofrendo e relata como admira o sacrifício dela.



Todas as três edições são desenhadas por Adam Kubert, que apesar dos outrora tempos de ouro, está longe do seu auge aqui. Das três histórias (todas publicadas aqui em Vingadores 14 a 15), a da Janet e Hope é pra mim a melhor. É tocando ver como a Vespa original decide não revelar a verdade sobre o paradeiro de Pym e todos os seus erros, e assim tentando manter o legado com o que importava de bom nele. A história da Thor acaba se saindo muito da mesma coisa. Já a do Visão não mostrou muito, mas ao menos deixou no ar um mistério que deu pra instigar. Vamos ver se as futuras edições desenvolvem melhor essa sua direção envolvido com o vilão Kang.

Coveiro

comments powered by Disqus