terça-feira, 30 de abril de 2019

Os desafios de Vingadores: Ultimato para poder superar Avatar como Maior Bilheteria Mundial

Vingadores: Ultimato é sem sombra de dúvidas um filme histórico. Só com sua estreia, algo fora do comum. Como anunciamos aqui, o filme bateu mais de 144 recordes ao redor do mundo. Alguns desses recordes já haviam sido conquistados pelo seu antecessor, Vingadores: Guerra Infinita. Mas não com essa proporção. Não com a Marvel superando o próprio recorde de estreia já na própria sexta-feira. Não com o filme terminando o fim de semana com 1,223 bilhão de dólares. Isso começa a fazer as pessoas sonharem e se perguntar - Será que dá pra bater o filme de maior bilheteria total de todos os tempos? Dá pra ficar na frente de Avatar?



Bom, antes de falar sobre os desafios de Vingadores: Ultimato ou qualquer outro filme em fazer hoje mais de 2,7 bilhões, é preciso falar um pouco sobre Avatar e o momento favorável em que foi lançado. Sem querer julgar aqui o enredo em si, essa produção de James Cameron foi de fato um marco no avanço tecnológico de filmes. Foi um dos primeiros filmes a se preocupar interinamente em entregar uma experiência em 3D de qualidade durante as 2 horas e 2 minutos que a compõe. Teve um investimento sem precedentes de divulgação e foi um dos primeiros a querer atender os formatos em  RealD 3D, Dolby 3D, XpanD 3D e IMAX 3D e até 4D na Córeia do Sul. Para o público que nunca tinha experimentado isso, era mais que um filme, era o equivalente a embarcar em um simulador 3D de um parque de diversões de alta ponta nos dias de hoje. Ou seja, o mérito de avatar não era apenas por ver o filme em si, mas vê-lo com a maior tecnologia de ponta que o cinema local pudesse oferecer, portanto, o entrada mais cara também.

O filme também acabou ganhando uma grande sobrevida após as premiações no Oscar. Foi nomeado a nove categorias, um feito raro pra um filme de ficção. Acabou vencedor  como Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte. Isso deu ao filme uma sobrevida maior a partir de fevereiro, voltando a ocupar mais salas de cinemas e se estendendo por quase oito meses em alguns lugares. Avatar também não tinha competidores pra deslocá-lo de salas, principalmente as de alta tecnologia. Diferente dos dias de hoje em que o recurso 3D é comum a maioria dos filmes, naquela época não era algo comum. Homem de Ferro 2, por exemplo, lançado naquele ano não saiu em versão em 3D e só foi convertido ao formato depois. Durante todo 2010, apenas 7 filmes usariam esse recurso, e nem todos eles foram pensados como uma experiência 3D. Ainda não contente com o furacão de bilheteria, James Cameron lançou em Agosto daquele ano o Avatar: Special Edition, que segundo ele incluiria 9 minutos de cenas novas e uma versão estendida da cena de sexo dos personagens de Sam Worthington e Zoe Saldana e isso somou mais  $33,2 milhões ao filme.

Praticamente 10 anos depois, o cenário dos cinemas é totalmente diferente. Hoje em dia são mais de 40 filmes feitos e gravados em recursos 3D (não convertidos) só no ano de 2019. Fora isso, Hollywood anda recheada de produções blockbuster de ponta, praticamente um grande lançamento vindo atrás um do outro semana a semana, senão mês a mês. O mercado para esse tipo de filme cresceu inclusive internacionalmente. Os filmes de Hollywood agora vão ter que competir pau a pau com produções gigantes na China (Wolf Warrior 2, Monster Hunt e The Wandering Earth), India (Dangal e Baahubali 2) e Coréia (The Admiral: Roaring Currents), que hoje localmente superam e tomam salas de muitos filmes internacionais. Ou seja, o maior desafio a ser superado por Vingadores: Ultimato é justamente manter o maior número de salas por muito mais tempo. Hoje, a fila anda e já no mês de Maio, o Vingadores: Ultimato tem que competir pesadamente com Detetive Picachu, John Wick3, Godzilla 2 e Alladin, dentre outros. Por mais que exista público ainda interessado em ver o último filme desta formação dos Mais Poderosos Heróis da Terra, ele acabará perdendo salas e salas a cada semana.

Para compensar isso, nos mercados em que a Marvel já dominar, Vingadores: Ultimato vai precisar fazer um bom número e muito rápido. E aparentemente, isso tem sido entendido já que entre os recordes batidos nessa uma semana de estreia está justamente os de ele atingir mais rápido as marcas de 100, 200 e 300 milhões de dólares nos EUA. Comparando com os mesmos dias de exibição, o filme tem o desempenho 50% melhor do que Star Wars: O Despertar da Força, por exemplo, que é atualmente a maior bilheteria total dos EUA com $936 milhões arrecadados. É muito provável que Vingadores: Ultimato chegue ou perto disso em território americano. Mas a história muda completamente de figura quando passamos a olhar mercado internacional.

Derrubar Avatar nos EUA não é difícil. Star Wars já o fez, colocando em segundo lugar com $760 milhões. E Pantera Negra e Vingadores: Guerra Infinita chegaram bem perto, estando hoje respectivamente na terceira e quarta posição. Só que diferente de outros filmes de Hollywood, esse valor não representa nem 30% do montante global reunido pelo filme de James Cameron. Avatar tem 2 bilhões de dólares arrecadados em todo o globo, e fez muito, muito dinheiro em alguns países que não costumam ser fortes mercados para produções de Hollywood hoje em dia ou outros que sequer tem atualmente arrecadação registrada como Síria e alguns países do Oriente Médio.

Veja a tabela abaixo:



Na lista acima que coloca lado a lado os maiores mercados dos cinemas de cada filme, são apenas 11 mercados em que Guerra Infinita superou Avatar, isso inclui o Brasil, Argentina, México, China, Indonésia, India, Cingapura e Filipinas e Malásia. São hoje os maiores mercados atuais. Em contrapartida Avatar ainda é o maior filme na maior parte da Europa, Japão, Austrália e Rússia. São mais de 35 mercados e em muitos deles Avatar tem uma bilheteria total que é o dobro ou triplo ou quase o quádruplo de Vingadores: Guerra Infinita.

 Apesar de menores, esses mercados somados superam em muito os valores voluptuosos que a China, India, Brasil e México agregam ao total da Marvel. Só para efeitos comparativos, o segundo lugar da Austrália, Star Wars: O Despertar da força só totalizou um pouco mais da metade da bilheteria local de Avatar. Na França, onde Avatar fez $175 milhões, os filmes da Marvel não chegam perto do $50 milhões e sequer entram na lista dos 100 filmes mais rentáveis por lá. Algo similar acontece com o Japão, onde os filmes da Marvel ficam de fora da lista dos 50 mais rentáveis diferente dos filmes mais atuais de Harry Potter ou Star Wars, que tem bilheterias que são o dobro ou o triplo de qualquer filme da Marvel.

Ou seja, apesar da analistas estarem otimistas com a possibilidade de Vingadores: Ultimato se aproximar da bilheteria de Avatar, não é garantia que ele ultrapasse e fique na primeira posição. É provável que o mercado europeu, a Australia e Japão continuem tendo uma contribuição fraca pro filme, mesmo batendo um recorde dentro da própria Marvel nesses países. Cabe aos demais lugares, no entanto, onde a Marvel domina, suprir essa deficiência. E terá que ter manter uma bilheteria bem sólidas nas próximas duas semanas, pois até o meio de Maio, outros arrasa-quarteirões vão vir e a redução de salas será grande a partir daí.

Mas vamos ver como tudo se desenhará daqui pra frente e voltaremos para informar a vocês como as coisas andaram por aqui. Continue nos acompanhando!

Coveiro

comments powered by Disqus