segunda-feira, 22 de abril de 2019

Roteiristas de Vingadores: Ultimato falam sobre a duração de 3 horas e as dificuldades de tantos personagens

De volta ao foco dos holofotes, a dupla de roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely participaram de uma longa conversa com o Vulture sobre o vindouro Vingadores: Ultimato. O filme que já vem arrebentando recordes de bilheteria já na pré-venda foi um trabalho duro também para esses dois. Em conversa com a Vulture, a dupla de roteiristas fala sobre o tempo do filme e os malabarismos em trabalhar com 76 personagens dentro de dois filmes:



"É exatamente o tempo que o filme precisa ter", disse McFeely. “Qualquer coisa menor teria sido como se não estivéssemos honrando todos os segmentos e franquias que estão alimentando esse clímax. Vinte e dois filmes, não só o filme ganhou esse seu comprimento, mas as pessoas merecem um filme dessa substância. Juro por Deus, parece um paradoxo dizer isso, mas são três horas bem enxutas! ”

McFeely ainda colocou que o filme serve como uma espécie de culminação, um ponto de inflexão narrativo destinado a amarrar “pelo menos seis ou sete” diferentes histórias de franquia,que também marca o fim da chamada Fase Três da Marvel e o último capítulo da prolongada batalha dos Vingadores contra Thanos. O filme, por sinal, encerra de forma impactante e por fim em atores que supostamente só estão começando seu começo no UCM e que teriam uma longa carreira heroíca pela frente. Mas claro que a expectativa e as pistas apontam para que as ações de Thanos sejam revertidas.

"Nós definitivamente veremos quanto isso" disse McFeely. "Eu sei que há um filme do Homem-Aranha porque vi um trailer, mas ninguém anunciou mais nada", acrescentou Markus. “Só podemos contar a história com os personagens à nossa frente. Não podemos falar sobre a história presumindo o que uma criança de 10 anos de idade viu lendo na Variety. A internet, é claro, é diferente de quando eu estava assistindo Império Contra-Ataca. Eu não sabia que Retorno de Jedi já estava marcado pra três anos depois. Eu sabia só que Han Solo estava preso em bloco de carbonita".


Os escritores lembram também o trabalho que foi de montar os filmes. “Numa parede tinha o Filme Um escrito nela, com cartões de três por cinco dos personagens, e noutra parede tinha escruto Filme Dois com os personagens do Universo Cinematográfico da Marvel” disse McFeely. "Nós poderíamos movê-los e colocá-los como gostaríamos. Então, esses filmes foram realmente concebidos juntos. Poderíamos revisar simultaneamente para que o Filme Um pudesse falar com o Filme Dois. Não foi como se tivéssemos terminado e começado o próximo. ”

Eles lembram também que foi assim que decidiram que o estalar de dedos sairia do Filme Dois pro Filme Um arbitrariamente em dado momento só testando as possibilidades. “É parte do processo: e se colocarmos aqui? O que acontece? ” contou Markus. “Para testar as alternativas. Saber que a decisão final que você já está adotando é a única. Ter o estalar de dedos em Guerra Infinita deu um final em oposição a um cliffhanger. Isso tornou a jornada de Thanos completa. Ele era o personagem principal e teve que ser bem sucedido, então foi isso. ”

A tarefa mais difícil dos roteiristas era fazer malabarismos com 76 personagens que tem que falar em dois filmes de US $2 bilhões. "A dinâmica do grupo não significa que você tenha que sacrificar as características dos indivíduos", revelou Markus. “Parte disso significa voltar aos scripts de novo e de novo. Fazer uma passagem da Viúva Negra e uma passagem do Capitão América e apenas garantir que as batidas de todos - mesmo que não tenham muitas delas - sejam verdadeiras para quem todos eles são e revelem algo sobre elas. Em vez de parecer um recorte de papelão de um personagem que você já viu antes.”

"O problema é, como você dá a eles um arco suficiente para justificar a presença deles no filme, para que eles não sejam apenas um tipo de aparições glorificadas?" emendou McFeely. “Aprendemos isso na Guerra Civil - que parece um passeio no espelho retrovisor comparado a esse filme. Os personagens só aparecem quando a história exige isso. Nós tínhamos versões da história com tipo "Veja o que Steve e Natasha estavam fazendo entre a Guerra Civil e a Guerra Infinita". Mas isso não tinha nada a ver com Thanos. E não tinha nada a ver com as Joias do Infinito. Então essas coisas foram descartadas".

Parece algo difícil, requiriu a volta mais de uma vez para refilmagens no ano passado e algumas no começo deste ano, mas enfim o filme está pronto e parece ser algo que pode marcar para sempre os cinemas. "Tem sido nossas vidas", disse McFeely. "Nós empurrando essas duas pedras para cima de duas colinas."


Vingadores: Ultimato trará de novo Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff), Paul Bethany (Visão), Chadwick Boseman (Pantera Negra), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Chris Pratt (Peter Quill), Zoe Saldana (Gamora), Bradley Cooper e Sean Gunn (Rocket Raccoon), Dave Bautista (Drax), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff (Mantis), Vin Diesel (Groot), Tom Hiddleston (Loki), Benedict Cumberbatch (Dr. Estranho), Tom Holland (Homem-Aranha),Josh Brolin (Thanos), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Danai Gurira(Okoye), Benedict Wong(Wong), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan), dentre outros. O filme dirigido pelos irmãos Russo e roteirizado por Christopher Markus e Stephen McFeely chega aos cinemas nesta quinta-feira. 

Coveiro

comments powered by Disqus