terça-feira, 16 de abril de 2019

Kevin Feige é capa da Variety e edição traz pequena biografia do todo-poderoso da Marvel Studios

Hoje, mais cedo, a Variety publicou uma matéria bem legal que nenhum fã do Universo Marvel dos cinemas pode perder. Não, não se trata de mais detalhes de Vingadores: Ultimato ou entrevista com os atores. Desta vez, o foco é Kevin Feige, Presidente da Marvel Studios, e principal idealizador desse megasucesso de franquias seriadas nos cinemas. Numa matéria que mescla um pouco de biografia do homem e alguns depoimentos de pessoas próximas a ele, acabamos conhecendo mais de Feige e até temos umas fotos invejáveis de como é sua sala no escritório da Marvel em Burbank.

Arte da capa é de Ryan Meineding

A matéria começa contando que Feige cresceu no subúrbio de Nova Jersey nos anos 80. Afirma que o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, sempre foi um jovem obsecado em assistir filmes. Ele não gostava apenas das comédias Eddie Murphy e dos filmes de ação de Arnold Schwarzenegger que dominavam os multiplexes na época. Ele tinha um carinho especial por franquias de longa duração, como "Indiana Jones", "Star Wars" e "Star Trek".

“Eu costumava manter um diário, e eu escrevia todos os filmes que vi e onde eu vi e quantas vezes eu vi. Eu gravaria até como era o sistema de som. Era tudo muito nerd" disse Feige na matéria. "Eu nunca fui cínico sobre sequências. Eu estava sempre animado para ver como os personagens que eu amava cresceriam e mudariam. Eu ficava desapontado às vezes. Toda vez que um filme me decepcionava, eu me sentava e pensava sobre o que eu teria feito diferente. Eu não iria escrever um roteiro, mas eu iria montá-lo na minha cabeça. De muitas maneiras, não é diferente do que faço agora ”.

Depois de se formar na Escola de Artes Cinematográficas da University of Southern California, em 1995, Kevin Feige conseguiu um emprego como assistente de Lauren Shuler Donner, produtora de "You Got Mail" e "Dave", tornando-se um executivo de produção. A variety conta que quando a Shuler Donner foi escolhida em 1999 para fazer "X-Men", o primeiro grande filme de estúdio derivado do cânone da Marvel, ela rapidamente achou os insights de Feige inestimáveis. O fato de ele ter crescido lendo revistas em quadrinhos, ao contrário de muitas pessoas no set ou no estúdio, desempenhou um papel vital em estabelecer a autenticidade do time de mutantes, confirmando que tudo, desde spandex que usavam até os arcos dos personagem, era perfeito.

"Ele nos ajudou a garantir que seguíssemos o caminho certo", disse Shuler Donner a Variety, "para que permanecêssemos fiéis aos quadrinhos, tendo a liberdade de transformar a história em um meio diferente".



A fórmula deu certo e é elogiada por muitos, inclusive entre seus diretores.  “Kevin é um dissidente”, disse Joe Russo, que, junto com seu irmão Anthony, dirigiu quatro filmes da saga além do vindouro Vingadores: Ultimato. “Toda essa noção de construir essas histórias e tê-las entrelaçadas foi tão perturbadora. É um grande experimento que poderia ter falhado em quase todas as etapas. Se um ou dois desses filmes não funcionarem, a coisa toda acaba. ”

"Nós ficávamos por horas a fio contando histórias", disse Anthony Russo, o outro irmão diretor, destacando a dedicação do Presidente da Marvel Studios. "Quando você trabalha nesses intervalos de tempo compactados, precisa ser disciplinado e eficiente para que seus scripts estejam na melhor forma quando você começar a usar as câmeras na próxima vez."

"Ele aborda tudo isso do ponto de vista de um fã, não como empresário ou produtor", afirmou Chris Hemsworth (que interpreta o Thor). "Ele está realmente fazendo histórias que ele sabe que ele iria gostar." Já Scarlet Johansson (a Viúva Negra) disse que "Eu o chamo de Yoda porque ele tem um senso de todo o conhecimento". 





“Kevin confia em quem contrata para executar sua visão; ele não vem para definir o microgerenciamento ”, disse Brie Larson (a Capitão Marvel). “Ele parece entender que sua presença ali muda a atmosfera. Mas você também sabe que ele está trabalhando incansavelmente nos bastidores, pensando em novos conceitos e idéias para tornar possível o melhor filme. ”

Feige é admirado até mesmo pelos seus superiores, os executivos da Disney. “Nós tinhamos grandes expectativas para a Marvel quando a adquirimos, mas o UCM que Kevin e sua equipe construíram vai além de qualquer coisa que poderíamos imaginar”, disse Bob Iger, CEO da Walt Disney Co. “Eles redefiniram super-heróis para uma nova era , expandindo enormemente sua relevância entre gênero, geração e geografia - estabelecendo novos padrões para narrativas convincentes. Esse tipo de sucesso criativo nunca é um acidente; é o resultado de talento, visão, paixão e coragem - e na Marvel Studios, tudo começa com o Kevin".

Alan Horn, presidente da Walt Disney Studios, diz que confia em Feige para continuar a encontrar histórias que ressoem com uma audiência global. "Ele ganhou o direito de nos trazer coisas sobre as quais podemos considerar que são 100% desconhecidas", diz Horn. “Quantas pessoas dentre 100 estavam familiarizadas com o Doutor Estranho ou os Guardiões da Galáxia antes de fazermos os filmes? Talvez cinco".





Segundo a matéria da Variety, a reputação de Feige de construir franquias de filmes de sucesso o colocaria em qualquer empresa de mídia que buscasse aumentar seus retornos de bilheteria. Mas ele disse que não está interessado em administrar outro estúdio ou assumir algum cargo corporativo de alto nível. Além disso, apesar de saber o funcionamento interno de uma baia de edição, ele também não está interessado em dirigir filmes futuros da Marvel. "Eu me divirto muito trabalhando nesse nível e tendo impacto em vários filmes de uma vez só para trabalhar em apenas uma coisa", disse ele.

E como podem ter percebido pelas imagens deste artigo, Kevin Feige é um colecionador nato. Tem algumas raridade dos sets de filmagens em sua sala. Porém, o fandom de Feige não é um só limitado a super-heróis. Ele ouve trilha sonora de filmes enquanto dirige, possui um escritório repleto de brinquedos de Star Wars, de um Ewok de pelúcia a estatuetas de Jabba the Hut, e tem um conhecimento enciclopédico de tudo, desde a história do icônico vilão de filmes de terror Jason Voorhees até a dupla de compositores Sherman Brothers. 

De férias, Feige gosta de levar sua família até Disney World de Orlando; em casa, ele visita regularmente a vizinha Disneylândia da Califórnia com sua filha de 10 anos e seu filho de 6 anos. Quando a Disney anunciou que estava comprando a Marvel, Feige se encontrou com Iger e enfatizou seu amor por todas as coisas do Magic Kingdom, mostrando seu cartão Disney Vacation Club. O chefe da Marvel sempre parece que está promovendo seus produtos e abraçando a empresa. Sua roupa padrão consiste em uma camiseta, jeans e um boné de beisebol com alguma marca de um filme da Marvel.

“Eu costumava ter um monte de cabelo que era pesado, e eu usava um chapéu o tempo todo. Meu vice-diretor da escola secundária sempre me dizia para parar de usar um chapéu ou eu ficaria careca ”, lembrou Feige, tirando o boné para revelar algumas mechas solitárias de cabelo ruivo. “Com certeza eu sou o único da minha família que ficou careca. Meu pai tem um cabelo glorioso, meu avô de 95 anos está com o cabelo dele. Talvez meu antigo vice-diretor estivesse certo sobre alguma coisa".



Para ver a matéria da Variety na integra, clique aqui!

E a próxima grande produção de Kevin Feige chega aos cinemas em 25 de Abril. Vingadores: Ultimato é dirigido por Joe e Anthony Russo e tem roteiro co-escrito com Christopher Markus e Stephen McFeely. No filme, teremos a volta de Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff), Paul Bethany (Visão), Chadwick Boseman (Pantera Negra), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Chris Pratt (Peter Quill), Zoe Saldana (Gamora), Bradley Cooper e Sean Gunn (Rocket Raccoon), Dave Bautista (Drax), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff (Mantis), Vin Diesel (Groot), Tom Hiddleston (Loki), Benedict Cumberbatch (Dr. Estranho), Tom Holland (Homem-Aranha),Josh Brolin (Thanos), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Danai Gurira(Okoye), Benedict Wong(Wong), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan), dentre outros.

Coveiro

comments powered by Disqus