quinta-feira, 17 de junho de 2021

Planet-Size X-Men faz jus ao nome e nos entrega o próximo passo do universo mutante


*ATENÇÃO! Esse artigo contém spoilers da edição que está sendo publicada nos EUA! Leia por sua própria conta e risco!

Novamente o universo mutante vai passar por uma nova fase que avança ainda mais os passos da ascensão mutante na Marvel. Sob o roteiro de Gerry Duggan, vamos entender o porquê que foi escolhido o nome desse título como Planet-Size X-Men e, acreditem, a coisa foi realmente levada ao pé da letra.

A história começa com Magneto conduzindo, com o seu poder, enormes porções de ferro do anel de Saturno em direção a Marte e os arremessa, abrindo um grande buraco na superfície do planeta, deixando exposto lava vulcânica.

Passa a vez para o Vulcano, que usa seus poderes para criar uma atividade vulcânica, causando um aquecimento no local de impacto dos meteoros. Logo depois, em outro ponto de Marte, Homem de Gelo cria uma grande massa congelada que, ao entrar em contato como ar quente causado pelo Vulcano em outro ponto, dá indícios de criação de um tipo de atmosfera em Marte.


Dias antes de todo essa ação, Magneto conversou com a Isca sobre uns problemas que andaram acontecendo fora de Arakko, envolvendo habitantes de Arakko criando problemas no mundo dos homens. Erik então tenta entrar achar uma solução para evitar que o pior entre os humanos e o povo de Arakko aconteça.

Em outro dia, Erik recebeu um informe da Kate Pryde, Emma e Sebastian que está ocorrendo um aumento exagerado de demandas ao produtos medicinais de Krakoa e que seria necessário mais uma área gigante de plantio de plantas de krakoanas para suprir a demanda. Erik tomou nota!

Faltando dois dias para a festa da Hellfire Gala, Capitão América encontra com Scott e informa para ele que os satélites dispararam alarmes informando que com a anexação da nova Ilha a Krakoa, apareceram milhões de mutantes a mais ao sul do Pacífico e isso está preocupando os governos por todo o globo. E Ciclope avisa que informará detalhes ao Steve sobre isso em poucos dias. E pergunta para o Capitão se ele participará da festa de gala. Como vocês viram em uma de nossas resenhas, Rogers estava presente.

No dia seguinte, Magneto se movimenta para os preparativos de sua nova empreitada. Ele comunicou ao Conselho Silencioso seus planos e pediu autorização e confiança a eles, que foi aceito por unanimidade. Mais tarde ele foi para a S.W.O.R.D. e convocou o grupo para pedir apoio na execução do seu plano. Ele partiu para Avalon e pediu ajuda ao Monarca Jamie Braddock. Em seguida foi até o Arakko e solicitou ajuda de Isca, que apresentou habitantes mutantes de Arakko que iriam ajudar Erik no que ele precisava.


De volta ao presente, em Marte, vemos Monarca e Esperança com o primeiro mutante de Arakko conhecido como Subonar. que tem, literalmente, um oceano com vida como seu sangue. E com um pouco desse poder de Subonar, Jamie e Esperança ampliaram a capacidade de sangrar do ser e assim, nasceu o oceano em Marte. Logo depois, tendo disponível todos os elementos necessários, Tempestade cria o clima em Marte, aumentando elementos como umidade, para gerar as possibilidades da nova natureza andar com as próprias pernas.

Com o auxílio de Xilo, outro habitante mutante de Arakko, Magneto e Elixir viram a criatura se fundir com o solo de Marte e assim criar vários elementos químicos, bactérias, fungos e outras coisas que são capazes de gerar as primeiras vidas em Marte. Feito todo o trabalho de terramorfar Marte, foi a hora da parte mais difícil de toda a operação de Magneto, que é transportar toda Arakko para Marte. E para isso ele contará com a ajuda da Arakki Lactuca. Ela criou um incrível vórtice que transportou não só toda a ilha, como também todos os habitantes de Arakko ao mesmo tempo.

Assim que a ilha chegou em Marte, veio a parte final do plano de Magneto, que é criar toda uma estrutura de segurança para o novo planeta. Com a ajuda novamente das habilidades do Monarca Jamie, literalmente, foi dada a luz (sim, nasceu de dentro da barriga dele mesmo) uma nova estação espacial de vigilância espacial, a estação 2 da S.W.O.R.D. Não só isso, mas Jamie também criou uma base de operações em Marte chamada de Port Prometheus.


Com toda a vida criada em Marte, esquema de proteção e habitação ao planeta, só falta apresentar o projeto completo a todos, já que tem uma festa em andamento, que é a festa de Gala do Clube do Inferno. E assim, Magneto, dentro de um dos palácios criados por Arakko, como forma de gratidão pela nova moradia, ele cultiva uma planta portal krakoana e convida todos os mutantes da festa de Gala para contemplarem o nascimento do Planeta Arakko.


E assim encerra a edição de tamanho planetário de X-Men, que incrivelmente foi muito bem escrito por Gerry Duggan, com muitos fogos de artifício. Isso que é cravar nas pedras o posto dos mutantes como novos deuses mesmo. Com direito a eles terem um planeta para chamarem de seu. E o mais importante, é mostrar isso em um momento final da festa de Gala do Clube do Inferno as autoridades presentes. Isso explica muito bem a cara de espanto de todo os convidados, ao saírem da festa.

Uma coisa que não posso deixar de elogiar é a arte fenomenal de Pepe Larraz que criou páginas e simplesmente maravilhosas. Ele até brincou em suas redes sociais que disse ao Gerry Duggan que ele adorou tanto o trabalho que fez em X de Espadas (que veremos em Agosto aqui no Brasil), que acha difícil de superar as loucuras que ele fez nesse projeto. Ele brincou falando que o Duggan lhe respondeu "hold my krakoan beer" (segure minha cerveja krakoana, traduzindo no literal) e assim veio Planet-Size X-Men. Duggan e Larraz estão de parabéns e eternos gratidões dos fãs mutantes.  


O que será que virá a seguir? O que a criação do Planeta Arakko pode acarretar aos olhares de todo mundo na Terra? Não sei vocês, mas o hype para o que pode vir pela frente nessa nova fase do Hickman é elevadíssimo. Digo até mesmo, planetário.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus