Essa semana o embargo dos jornalistas que estiveram presentes nos sets do filme da Viúva Negra caiu e uma série de entrevistas com o elenco e a produção começaram a pipocar online. A Fandango teve uma entrevista bastante completa com a diretora, que trazemos alguns trechos importantes aqui juntamente com imagens inéditas dos bastidores de gravação do filme. Confira:
Cate Shortland: Trabalhamos muito, muito duro com uma equipe para Kevin Feige. Os editores, os efeitos especiais, o compositor. Trabalhamos muito duro no final, garantindo que o filme fosse o que queríamos que fosse. Scarlett é produtora, então ela estava realmente envolvida nisso. E no final, ficamos muito felizes com nossas escolhas. E sentimos que queríamos que o final fosse realmente sincero. Nós acreditamos que sim. Claro, há momentos em que você quer adicionar mais molho a alguma coisa. Mas às vezes acho que é bom simplesmente deixar isso como está.
Fandango: Há algum filme fora do UCM que você talvez tenha se inspirado ou com o qual você possa compará-lo?
Cate Shortland: Primeiro, vimos coisas como No Country for Old Men. E então olhamos para coisas como Thelma e Louise. E de filme da Marvel - as pessoas que o viram disseram que lembra de Capitão América: O Soldado Invernal.
Fandango: O que tem nele?
Cate Shortland: Tem muita ação. Tem muito coração, é emocional. E às vezes pode ficar um pouco escuro, mas depois se abre novamente. E é realmente emocionante. Então eu acho que é como esse filme. Este filme tem sequências de ação fantásticas, das quais estamos muito orgulhosos.
Fandango: Viúva Negra terá temas em torno das mulheres, seja tentando se encaixar em um certo molde ou ser, de uma certa forma, talvez mulheres sendo abusadas. Portanto, é interessante ver a fusão desses tópicos com um universo de super-heróis de grande sucesso. Com o filme prestes a ser lançado no mundo, é algo que você antecipa que o público vai falar?
Cate Shortland: Isso é o que foi realmente libertador, eu acho, porque tínhamos uma equipe tão forte e muitas dessas coisas com as quais podíamos lidar, com humor. Porque acho que é assim que as mulheres lidam com muitas das injustiças em nossas vidas. Iremos avançar, mas quando estamos nos falando, muitas vezes fazemos piadas sobre o patriarcado, porque é assim que o minamos. E é assim que afirmamos nosso poder. Então, é isso que estamos vendo as garotas fazerem no filme também. E é muito bonito, porque mesmo quando falam do próprio corpo, a forma que retiram o poder é através do humor. Mesmo que essas coisas terríveis tenham sido feitas a eles, eles não vão permitir que isso os derrube, e eles não vão deixar que isso tire a alegria de suas vidas. E eu acho que as mulheres, e muitos homens, vão responder a isso, porque é heróico.
Fandango: Quase precisamos desse humor, porque é um momento pesado. E estamos sendo criticados com mensagens o tempo todo. Eu sinto que se você fizer isso de uma forma autêntica ou divertida ou com o coração, como você está dizendo, é quase mais eficaz.
Cate Shortland: Acho que é assim que falamos, não é? Tipo, estaremos sempre fazendo piadas sobre a cultura dominante. A cultura por trás disso sempre contará piadas ou fará piadas. Porque é assim que seguramos, do contrário você será pisoteado.
Fandango: Este filme é interessante porque é anunciado como um prequel, mas também é o primeiro filme da Fase 4 do MCU. Você pode sugerir como ele pode se conectar com os filmes atuais da Marvel ou no futuro?
Cate Shortland: Acho que o que é empolgante é que toda essa legião de novos personagens será lançada. E eu acho que o que é realmente empolgante também, é que há uma ambigüidade sobre esses personagens. Então, enquanto a, digamos, legião original era bastante preta e branca, eu acho que alguns desses personagens que virão para o primeiro plano têm uma escuridão neles. E isso é interessante, porque não é algo que estamos acostumados a ver também. De certa forma, é mais complexo. Alguns dos personagens são mais difíceis. Mas acho que o que as pessoas querem é mudança. Não acho que podemos continuar assistindo a mesma coisa. E acho que Kevin está muito ciente disso, acho que ele não apenas está mudando as culturas e adicionando vozes diferentes, [mas] o que ele também está fazendo é adicionando diferentes perspectivas sobre o mundo.
Viúva Negra estreará 9 de Julho de 2021. O filme conta com a presença de Scarlett Johannson como Natasha Romanov, Florence Pugh como Yelena Belova, David Harbour como o Guardião Vermelho Alexei Shostakov, Rachel Weisz como Melina Vostokoff, William Hurt como Thadeus Thunderbolt Ross, Ray Winstone como Dreykov, O-T Fagbenle como Mason, Ever Anderson como a versão jovem da Nastahsa e Violet McGraw como a jovem Yelena. A direção é de Cate Shortland com os roteiros de Ned Benson e Jac Schaeffer.
Coveiro