domingo, 24 de abril de 2022

Diretores comentam o insano final do episódio 4 de Cavaleiro da Lua e as inspirações dos quadrinhos

Em uma entrevista com os diretores de Cavaleiro da Lua, Aaron Moorhead e Justin Benson, a Entertainment Weekly colocou a opinião deles sobre a reviravolta alucinante no final do episódio 4. Nos dez minutos finais, Marc Spector, de Oscar Isaac, é baleado e acaba acordando em um hospital psiquiátrico - sugerindo que tudo até agora era uma alucinação de sua mente doente. Moorhead afirmou tudo ali se deve a história original dos quadrinhos que alguns fãs poderam ler anos atrás na fase do roteirista Jeff Lemire:

“O final do episódio 4 é na verdade um presente do roteiro. Veio de querer fazer a coisa menos esperada e desorientar completamente o público, sendo também completamente fiel ao personagem que construímos ao longo de quatro episódios. Também o personagem de quadrinhos: Há uma série de Cavaleiro da Lua escrita por Jeff Lemire, e [Greg] Smallwood fez a arte, e tem muitas ideias e visuais semelhantes ao que acontece no final do episódio 4. Estou muito feliz por poder homenagear os quadrinhos originais, aqueles que mais nos atraíram quando estávamos tentando decifrar o Cavaleiro da Lua. Foi daí que veio a inspiração, especialmente visual e tonal.”

Benson entrou na conversa, discutindo sua filosofia quando se trata de perturbar o público, dizendo: “Temos uma filosofia geral em cenas em que tentamos desestabilizar ou encher as pessoas de pavor: lento é assustador, rápido é emocionante. Obviamente, o que é mais emocionante do que ficar assustado?”

Moorhead voltou aos filmes anteriores da dupla, observando como sua última “década de filmes anteriores realmente foi útil” quando se tratava de estabelecer essa sensação de pavor e surrealismo quando Marc acorda no hospital:

“Obviamente não é uma cena visceral. Não é cinético, não deveria estar se movendo rápido. Deve parecer surreal. Deve parecer o ponto de vista de Steven/Marc naquele momento. É aí que eu acho que mais de uma década de nossos filmes anteriores realmente veio a calhar. Tínhamos aquela caixa de ferramentas para fazer esses tipos de histórias, que fazem você se sentir cheio de pavor e inquieto.”

O desempenho de Oscar Isaac continuou incrível, algo que Moorhead colocou que “Muito do que fazemos é perseguir o que Oscar está fazendo. Nós sentimos que o show está no seu melhor absoluto sempre que estamos casando o que estamos fazendo para honrar o que Oscar está fazendo. Acho que isso fica bem claro para quem assiste Cavaleiro da Lua. Nós conversamos sobre essa cena parecendo estar debaixo d'água, não apenas porque ele foi sedado, mas porque todo o público acabou de ser submetido a uma mudança de visão de mundo inteira do que esse seriado é. Por que há um filme estranho de imitação de Indiana Jones bem no meio de Cavaleiro da Lua?”



Benson trouxe de volta a icônica fase de Lemire para o personagem, uma história em que Marc Spector inexplicavelmente acorda em um hospital psiquiátrico, apenas para acreditar que a realidade é que ele está sendo mantido contra sua vontade por alguns deuses egípcios ruins. – e que a própria cidade de Nova York está se afogando e o diretor deixou claro como eles conseguiram capturar o espírito dessa famosa história:

“Além disso, conectando-o de volta à fase de Lemire, há muitos painéis únicos icônicos nessa corrida. Mas há uma sequência em particular em que nosso herói está tentando escapar de um centro de saúde mental. Ele finalmente sai. Ele salta, mas acontece que ele estava em um avião e está em queda livre. Obviamente, isso não acontece neste seriado, mas realmente sentimos que o que fizemos captura o espírito dessa imagem destilada em algo que não é literalmente isso, mas tem o mesmo sentimento.”

Moorhead comentou sobre como eles também realmente “queriam ganhar aquele momento” entre Steven e Marc quando eles se abraçaram, algo que ele descreveu como uma reação instintiva para os dois naquele momento:

“Na verdade, não para estragar completamente a fase de Lemire, mas no final há essa imagem que incendiou completamente nossos cabelos quando a lemos pela primeira vez. É Marc Spector se abraçando, e ele diz, 'Adeus, Marc.' É como ele está alcançando a integração e entendendo quem ele é. Agora, não estamos no final de nossa história aqui, mas sentimos que há esse antagonismo entre [Steven e Marc], e eles estão começando a aprender a trabalhar juntos e ganhar algum respeito mútuo. Então, quando eles se veem pela primeira vez pessoalmente, eles instintivamente apenas se abraçam. Isso era algo que estávamos realmente levando em todos os outros episódios. Queríamos ganhar aquele momento.”



Claro, as personas de Oscar Isaac não estavam sozinhas no hospital. Cuidando dele estava ninguém menos que Arthur Harrow, de Ethan Hawke, um médico condescendente designado para cuidar do herói titular. Benson lembrou como Ethan Hawke falava sobre como ele estava se sentindo inspirado por Carl Jung e que ele fez um ótimo trabalho com sua transformação:

“Lembro que na preparação daquela cena, Ethan falava sobre como ele estava se sentindo inspirado por Carl Jung – por algumas das fotos mais famosas dele e pela interpretação da cultura pop de quem ele é, se nada mais. Nós nos lembramos de aparecer no set e, de repente, ver Ethan com aquele bigode, com aquele cabelo, usando os óculos, e eu vi a transformação selvagem de Harrow”.


Moorhead apontou como filmaram a cena entre Hawke e Isaac:

“Ele tem 99% do diálogo naquela cena, e filmamos na sua cobertura primeiro naquele dia. O engraçado é que assumimos que, porque ele está falando tudo, essa cena seria apenas sobre ele, com alguns cortes de volta para Marc. Mas uma vez que demos a volta ao Oscar e vimos o que ele estava nos dando e descobrindo seus olhos, percebemos o quão ativo era. Há esta tomada maravilhosa onde uma mosca pousa em sua mão por acidente. Isso é uma mosca de verdade! Ela o perseguiu. É engraçado porque assumimos que cortaríamos tudo em torno de Harrow, mas reorientamos completamente a edição em nossas cabeças para voltar à experiência de Marc naquele momento – porque Oscar estava nos dando muito.”

Cavaleiro da Lua tem Oscar Issac como protagonista vivendo Marc Spector/Steven Grant. Ethan Hawke teve seu personagem confirmado como Arthur Harrow e May Calamay será Layla El-Faoly . Além deles, também foram confirmados na série os atores Lucy Thackeray (Donna), Gaspard Ulliel (Anton Morgat) , Loic Mabanza e F. Murray Abraham foi escalado para sua voz ser a da divindade Konshu. Na premiere, foram confirmados agora os nomes de Rey Lucas, Shaun Scott, Ann Akinjirin, Antonia Salib e a brasileira Fernanda Andrade. Os diretores são Mohamed Dib, Justin Benson e Aaron Moorhead.

Coveiro

comments powered by Disqus