Primeira a desfilar na Marquês de Sapucaí, neste sábado (23/4), segundo dia do Grupo Especial, a Paraíso do Tuiuti, de São Cristóvão, trouxe uma homenagem a personalidades pretas que marcaram a história, como Nelson Mandela, Zumbi dos Palmares, Mercedes Batista, Mãe Stella de Oxóssi e também o ator Chadwick Boseman, que veio acompanhado de um carro simbolizando o Afrofuturismo na forma do Reino de WAKANDA.

"Vai, meu filho, semear pelo mundo a humanidade
— Nação Marvel in the #MultiverseOfMadness (@nacaomarveI) April 24, 2022
Nos caminhos de Exu
Me perdendo encontrei nua e crua essa verdade
Que a raiz do preconceito
Nasce do olhar estreito da cruel desigualdade"
— Enredo da Paraíso de Tuiutipic.twitter.com/95zoCTwzg2
O reino de Wakanda, criado pela Marvel e que fez sucesso nos cinemas em 2018 com o filme “Pantera Negra”, foi reconstruído no terceiro carro alegórico da Paraíso do Tuiuti. Com Panteras Negras saltando das laterais do carro, em um voo pendular em direção às arquibancadas, a performance mostra duas características do Carnaval de Barros: tecnologia e interação dos componentes com o carro.
Pantera Negra retrata uma África Futurista, mas que mantém as tradições milenares dos diversos povos do continente. No enredo da Tuiuti, o protagonista, o rei T’Challa, interpretado no cinema pelo ator Chadwick Boseman, lembra o orixá Oxanguiã, um jovem que rege os conflitos entre os povos, buscando a paz com sabedoria e equilíbrio.
É certamente uma bela homenagem e a Marvel bem que poderia por uma nota em suas redes sociais hoje!
Coveiro