terça-feira, 26 de abril de 2022

O que de fato aconteceu com Marc e Steven ao final do quarto episódio de Cavaleiro da Lua

Estamos a poucas horas do penúltimo episódio de Cavaleiro da Lua e pelo final que tivemos do episódio 4, esse próximo pode ser o capítulo mais insano e ao mesmo tempo mais importante dessa série. Afinal, após ser baleado duas vezes por Arthur Harrow, o que de fato aconteceu com o Avatar de Konshu? Marc está morto? Era tudo parte de sua cabeça insana? Estão armando para ele o prendendo num falso  sanatório? Estamos enlouquecendo junto com o protagonista? Incertezas a parte, os últimos materiais promocionais liberados pelas contas oficiais da Marvel Studios podem nos dar uma ideia do que esta acontecendo de fato. E essa nossa teoria faz muito sentido! 

Nos acompanhe aqui... Vamos recapitular!

Os fãs foram pegos de surpresa ao se deparar com uma cena em que Marc Spector acordar dentro de um asilo cheio de easter eggs ligados aos episódios anteriores. Postamos até aqui um artigo reconhecendo 14 referências daquele lugar com cenas já passadas da vida de Marc e Steven que vimos em tela. Ciente de que nosso personagem principal sofre de Dissociação de Personalidade e seguindo algo já visto nos quadrinhos, nos somos levados a acreditar que tudo ali é parte de uma maluquice inventada por Spector (e Grant, seu outro alterego que ele encontra no meio do caminho finalmente separados). 

Mas podemos ter outra interpretação desses mesmo fatos. E nela, Marc não está imaginando tudo até aqui de dentro de asilo real.

Marc está na verdade morto!

Sim, ele levou dois balaços na caixa dos peitos e morreu quando caiu nas águas ali atrás da tumba de Alexandre, o Grande. Minutos depois, quando despertou, nosso entendimento é que ele estava no pós-vida. Para entender melhor e interpretar tudo, é bom conhecer um pouco de como a religião do Egito antigo interpretava o além. Antes de ir para um lugar merecedor e seguir adiante, os recém mortos iam para uma espécie de "sala de espera" ou algo como um "vazio". Ficaria lá até o momento em que sua alma fosse julgada. E é aí que entra o pôster da semana passada do Bingo. A parte importante daquela imagem toda está escrita no centro da cartela - "Free Space" ou "Espaço Vazio". É onde Marc foi parar.

Marc está então naquele lugar branco e estéril, mas sua mente confusa o vê perdido em várias lembranças da vida reinterpretadas daquele jeito dadaístico. É importante lembrar que como não é uma pessoa por inteiro, parte do que vemos ali são lembranças da sua outra personalidade, Steven Grant. É curioso ver como os pacientes são associados aos aliados - Crowley, Donna, Layla. Já os opositores como Harrow são os funcionários que encarceram Marc e os demais. Todos ganham papéis estranho sendo adaptados do jeito que talvez Marc se enxergue - como um louco em um manicômio.

Daí, temos a cereja do bolo de toda essa história até aqui que é após encontrar sua outra personalidade presa num sárcofago (e ignorar um outro terceiro sarcófago discretamente colocado em uma das salas), Marc (e Steven) se encontra com uma hipópotama antropomórfica que os recepciona com um aceno. Uma pesquisa rápida (e vendo outros artigos do nosso site) vocêvai logo saber que aquela é Taweret, a deusa egípcia da Fertilidade e do Nascimento. Já sabíamos que ela estaria na série por que a atriz Antonia Salib assim se apresentou na première de lançamento semanas atrás.



Mas o que uma deusa hipopótamo estaria fazendo ali?

Bem, a resposta meio que remete mais uma vez a uma pesquisa rápida sobre a mitologia egípcia. Segundo o que é contado, enquanto esperam o julgamento de sua alma, os mortos podem vir a conhecer e até mesmo ser tratados por várias deusas egípcias. Qbehet, Nephtys e Serket estariam ali pra cuidar das almas, confortá-las, resfriá-las... enfim, prover com as necessidades que precisarem até o momento do Julgamento que as aguardam. Mas e quanto a Tawaret? Bem, apesar de ter seu papel mais reconhecido no começo da vida das pessoas, quando se trata do Além, a Deus Hipopótamo pode ajudar a alma a renascer. É isso mesmo - Renascer. Seria essa a deixa que precisa para voltar fisicamente a série? Parece que ela não foi escolhida a toa para a ocasião...

Contudo, pelo que mostra o novo pôster divulgado hoje para o quinto capítulo da série, Marc e Steven provavelmente terão que passar pelo julgamento no Salão da Verdade antes de serem autorizados a voltar. Segundo as histórias da Mitologia, o Deus Anubis leva o falecido até Osiris e eu coração será pesado para saber seus atos foram mais bons ou ruins, ou mais leves que uma pluma, como mostra na imagem da balança aí.


Atentemos aos detalhes dessa Balança de Osiris nessa imagem. No lado oposto da pluma estão não um, mas dois corações. Ou seja, Marc e Steve terão seus dois corações julgados. É curioso notar que os dois corações estão equilibrados com a pena, o que nos faz pensar se há um coração mais leve e outro mais pesado, o que complicaria "medir" o mérito de Marc e Steve. Vale destacar também que no episódio 1 o vilão Arthur Harrow tentou julgar o Cavaleiro da Lua com sua tatuagem e não encontrou um ponto de equilíbrio. Só caos.

É de se esperar uma grande reviravolta nessa história, já que ninguém aqui acredita que Marc (e Steven) apenas morram e vão para o além no fim deste quinto episódio. Já sabemos que certamente a vida de Marc passará como um filme aqui pois na première foram confirmados os atores Rey Lucas e Fernanda Andrade como os país de Marc. Pode ser que seja esse episódio que vejamos também Bushman e como ele trai Marc e o leva a "quase morrer" e aceitar a oferta de Konshu para ser seu novo avatar. No fim, talvez Osiris fique até mesmo confuso para saber como pesar a alma de Marc quando na verdade ele agora divide aquele corpo com Steven ou até mesmo uma terceira personalidade.

E falando em terceira personalidade, falamos já aqui que há evidencias mais que claras de que Jake Lockey está quase surgindo na série graças a pistas deixadas até aqui e a aparição desse terceiro sarcófago. A ideia de sarcófagos representarem personalidade, no entanto, não é nem original da série já que a série do Cavaleiro da Lua de Jeff Lemire já pensou nisso antes. 



Com isso, fica aqui bem cl aro que nada é realmente o que parece e que a série do Cavaleiro da Lua tem muitas surpresas ainda guardadas para os seus espectadores. Agora, é esperar algumas horas e ver o quanto de nossas interpretações aqui batem com o que de fato os roteiristas imaginaram para a  série.




Cavaleiro da Lua tem Oscar Issac como protagonista vivendo Marc Spector/Steven Grant. Ethan Hawke teve seu personagem confirmado como Arthur Harrow e May Calamay será Layla El-Faoly . Além deles, também foram confirmados na série os atores Lucy Thackeray (Donna), Gaspard Ulliel (Anton Morgat) , Loic Mabanza e F. Murray Abraham foi escalado para sua voz ser a da divindade Konshu. Na premiere, foram confirmados agora os nomes de Rey Lucas, Shaun Scott, Ann Akinjirin, Antonia Salib e a brasileira Fernanda Andrade. Os diretores são Mohamed Dib, Justin Benson e Aaron Moorhead.

Coveiro

comments powered by Disqus