sexta-feira, 29 de abril de 2022

Morreu ontem o lendário quadrinista Neal Adams

Acabamos de ser supreendidos agora a pouco com uma baita notícia triste. Neal Adams, um dos mais influentes quadrinhistas do século passado, faleceu ontem, dia 28 de Abril, aos 80 anos de idade. Com um vasto legado deixado principalmente para a DC Comics, mas teve importante particpação na Marvel Studios no final dos anos 60 e começo dos anos 70.

Enquanto era freelancer, Neal Adams começou a trabalhar nas revistas dos X-Men em 1969 ao lado de Roy Thomas a partir da edição 56 e ficando por mais 9 edições, justamente naquela fase em que a revista lutava para não ser cancelada. Fez a primeira capa e mais sete edições do começo das histórias do Shang-Chi em The Deadly Hands of Kung Fu. Esteve por pouco tempo nos Vingadores, mas desenhou as cinco edições finais do mega arco "Guerra Kree-Skrull". Fez algumas edições esporádicas nas capas ou páginas internas de revistas mensais do Thor, Amazing Adventures, Marvel Premiere, Marvel Spotlight, Tumba do Drácula, dentre outras. Mais recentemente fez um trabalho para a Marvel ao lado de Mark Waid na minissérie Quarteto Fantástico Antithesis em 2020.



No final da década de 1960, Adams foi parar na DC e começou a trabalhar em títulos como Action Comics #356 e Superman's Girlfriend, Lois Lane #79. Durante seu tempo na DC, Adams ajudou a criar, lançar e apresentar vários personagens. Ele é amplamente conhecido por sua icônica fase no Batman com o escritor Dennis O'Neil, que revitalizou o personagem com um tom mais sombrio em comparação com a série de televisão Adam West. Enquanto trabalhava na série, Adams apresentou uma série de novos personagens do Batman que os fãs agora conhecem e amam, incluindo Man-Bat, Ra’s al Ghul e sua filha, Talia al Ghul. Além de Batman, Adams também renovou o Lanterna Verde e Arqueiro Verde com O'Neil. Os dois criaram Jon Stewart, um Lanterna Verde favorito dos fãs, pela primeira vez em 1972 em Green Lantern #87.

Reverenciado por muitos outros quadrinistas que se inspiraram e aprenderam muito com ele, Neal Adams nos deixa com uma marca profunda na indústria. Seu filho, Josh Adams reportou a notícia deixando um depoimento: "Não foi até que eu me sentei em mesas em convenções ao lado das mesmas pessoas que eu via tratar meu pai com tanta reverência que eu entendi: ele era o pai deles também. A qualidade inegável era aquela que eu conhecia dele toda a minha vida: ele era um pai. Não apenas meu pai, mas um pai para todos que o conheceriam".

Coveiro

comments powered by Disqus