terça-feira, 19 de abril de 2022

Cavaleiro da Lua: Quem são os deuses egípcios na série e nos quadrinhos?

O episódio 3 de Cavaleiro da Lua trouxe cinco personagens novos a trama, revelando que não apenas Marc Spector é o avatar do Deus Egípcio Khonshu, mas que também outros humanos de diferentes partes do mundo foram escolhidos para ser avatares de outros deus da Enéade, o equivalente do Panteão principal das divindades egípcia. Essa semana, a Disney revelou oficialmente um novo lote de fotos do terceiro episódio da série, intitulado “A Friendly Type”, mostrando novas fotos dos avatares dos recém-introduzidos deuses egípcios.

Nas imagens vemos Marc Spector de Oscar Isaac convocando os Avatares dos Deuses Egípcios enquanto ele e Khonshu tentam contar a eles sobre os crimes de Arthur Harrow. Temos Diana Bermudez como Yatzil, Avatar de Hathor e Selim, interpretado por Khalid Abdalla, o avatar de Osíris. Os outros avatares não tiveram os nomes apresentados mas são Declan Hannigan como o Avatar de Hórus, Hayley Konadu, Avatar de Tefnut e Nagisa Morimoto é o avatar de Isis. 

Vale notar aqui por essas imagens alguns detalhes. Basicamente, cada avatar tem um biótipo de ator diferente. Bermudez é nativo-americana, Khalid é egípcio, Hanningan caucasiano, Konadu é negra e Morimoto é asiática. É importante destacar também que na cena há outras estátuas de deuses presentes que acabaram não tendo seus avatares presentes. Não dá pra saber todos ali, mas de cabeça podemos citar alguns nomes reconhecidamente ausentes como Atum, Set, Geb, Nut Shu, Nephthys e Hórus. Vale chamar atenção aqui que alguns deles não são de fato oficialmente da Enéade segundo a egiptologia do nosso mundo, mas a Marvel pelo visto fará sua readaptação da história (pelo pouco que mostra um pôster da Enéade que vemos no episódio 1).


Fora esses, há dois outros que não só são citados na série mas também supostamente tem atores já escalados. São eles a Ammit que o Arthur Harrow quer libertar e que o IMDB acusa que será vivido pela atriz Sofia Danu e a deus da fertilidade e nascimento Tawaret (que Steven "com V" Grant cita no primeiro episódio) será vivido por Antonia Salb. Não sabemos se essas atrizes farão as deusas em si ou seus avatares, mas é importante ficar de olho.

Esse episódio também coloca que assim como aconteceu Konshu, algumas deidades menores e que provavelmente desobedecem aos deuses superiores são castigados e transformados em estátua. Seria esse o destino de Ammit? E no templo em que eles se reúnem há outras estátuas ali em dado momento da cena algumas estátuas. Seriam outros deuses castigados e aprisionados?

Nos quadrinhos, além do próprio Khonshu e Seth, o panteão egípcio, assim como está sendo retratado no UCM, muitas vezes não se envolve com a humanidade. Eles geralmente ficam felizes em se isolar na segurança de um lugar chamado Overvoid, que na verdade foi citado por Kohnshu neste último episódio. Horús, que é apresentado por Yatzil na série como uma espécie de líder é o deus da justiça e da retribuição. Ísis é a deusa da fertilidade e da domesticação. Osíris é o deus dos mortos. Esses três já apareceram tanto em histórias do Thor como do Quarteto Fantástico e ajudaram os heróis na luta contra Set.


Na série, Hathor é a deusa da música e do amor, como a mitologia, mas ela é conhecida nos quadrinhos por se transformar no deus Leão Sekhmet. Este deus foi mencionado brevemente antes no UCM por T'Challa de Chadwick Boseman em Capitão América: Guerra Civil, ao lado da deusa pantera, Bast. Mas não se sabe se Hathor será uma deusa separada de Sekhmet no UCM ou se seguirá o caminho dos quadrinhos. Por fim, Tefnut é uma divindade inteiramente menor nos quadrinhos, é a deusa da chuva, mas ela deu à luz dois filhos, Geb e Nut, que mais tarde ajudariam Thor, Odin e o Cavaleiro Negro a derrotar Seth.


Estamos nos aproximando do próximo episódio e fica mais claro que as histórias do Cavaleiro da Lua estão se distanciando cada vez mais da cara de 'Vigilante urbano' e se aproximando do seu lado mais místico. Resta saber como que os deuses estarão envolvidos e repercutirão daqui pra frente na história do seriado. Tem muito pano pra manga isso tudo...

Coveiro

comments powered by Disqus