segunda-feira, 19 de março de 2018

Homem-Aranha: Miles Morales vítima da Guerra Civil II

Sobreviver ao fim do Ultiverso e ter sua mãe de volta viva foi ótimo para o garoto Miles Morales, é claro. Mas isso não quer dizer que sua nova vida seja exatamente fácil no Universo Primordial (podemos chamar ainda de 616?). O fato é que se não bastasse o problemas com os vilões tipo a Gata Negra e Cabeça de Martelo, Miles tem que lidar com cisma de sua avó materna que acabou de contratar uma detetive particular para seguir ele - Jessica Jones.





Sem se dar conta, Miles está sendo espionado pela Detetive Particular superpoderosa. Enquanto ele conversava com seu novo colega de quarto, Fábio Medina, o Bolas Douradas, era filmado por Jéssica que captou todo seu aúdio a distância. Jones só saiu dali porque foi descoberta pela diretora da Academia Visões, do Broklyn. Já em outro lugar do bairro, sua mãe Rio confessava ao marido Jefferson que sua mãe passou a pagar pra espionarem o filho e ele obviamente já se preocupou com o risco de descobrirem o segredo do seu menino.

Mas a história de Miles começaria a ficar mais complicada já no final dessa edição quando o Homem de Ferro o convocou para conversar. Stark gostaria de saber antes de mais nada o que o garoto Miles achava dos poderes do Inumano Ulysses. Na perspectiva de Stark, aceitar o determinismo das visões do Inumano era quase como que um preconceito, julgar por ações potenciais e probabilidades de algo que ainda não aconteceu. E Miles talvez entendesse preconceito como ninguém. Mais tarde, nessa mesma edição, o garoto falaria com seu pai, o único de sua família que sabia seu segredo, sobre a conversa que teve com o Homem de Ferro. Jefferson já teve sua cota no passado de viver a mercê do preconceito.

Continuando a história paralelo ao que vimos na minissérie principal da Guerra Civil II, vemos que Miles Morales acabou bem afetado com a visão que Ulysses teve sobre o Hulk matar a todos. Teve pesadelos horrendos acordando os colegas da academia. Sem sono, o Homem-Aranha acabou decidindo sair uniformizado pela madrugada e topou com a colega Granada. Ambos conversaram sobre a polêmica das visões de Ulysses enquanto que ao mesmo tempo derrotavam alguns supervilões. Sem dormir direito, no dia seguinte, Miles acabou cochilando no meio da sala de aula mais uma vez e do nada desperto desesperado gritando o nome do Hulk. Pelo visto, sua vida heróica continuava atrapalhando a vida de estudante.




E paralelo a isso, Rio Morales acabou indo visitar Jessica Jones para inicialmente pedir que interrompesse as investigações do filho. Depois, tão confusa, queria que ela revelasse a verdade sobre ele. Jessica a forçou a sair da frente da Codinome Investigações. Isso fez com quem Jones chamasse seu marido Luke Cage para que juntos tivessem uma conversa que servisse de alerta para o garoto. Ela quebrou um pouco sua ética profissional para avisar que foi contratada pela avó do menino para investigá-lo e disse que facilmente descobriu quem ele era. Luke e Jessica estavam ali para dar um toque ao garoto que ele estava sendo muito displicente ao proteger sua identidade secreta.



O papo acabou sendo interrompido pela convocação de Tony Stark. Aproveitou que o Nova estava indo pros mesmos lados da cidade e forçou uma carona. Os dois novíssimos Vingadores chegaram juntos com uma penca de heróis ao Triskelion e lá ouviram da Capitã Marvel o plano para juntos interceptarem Bruce Banner da melhor forma possível e evitar que a visão de Ulysses acontecesse. E como bem sabemos, tudo deu muito errado. Hulk foi morto por uma flechada do Gavião Arqueiroe e Tony Stark culpava Carol Danvers por tudo. Sob a perspectiva de Miles Morales, o que mais chama atenção nessa cena sendo revista é a decepção de Kamala Khan com sua heróina favorita.

A grande discussão que segue na história é "quem seria o próximo?" e quem acompanhou a minissérie sabe muito bem que a próxima drástica visão de Ulysses era de Miles matando o Capitão América. Isso levou o garoto a sumir antes de ser pego pela Capitã e todos os seus amigos começaram uma busca desesperada por eles. No tie in da sua revista mensal, vemos Nova e a Ms Marvel investigando seu quarto e involuntariamente revelando ao pai do garoto o que aconteceu. Bolas Douradas se juntou a Granada e juntos passaram a rodar pela cidade tentanto encontrar pistas do amigo. Já Ganke foi pedir ajuda a bloqueira fascinada pelo Homem-Aranha, Danika Hart, para usar as redes sociais para encontrar o garoto. Desesperado, Jeferson foi até uma das bases secretas da SHIELD pedir uma audiência com Maria Hill e reclamar do que estavam fazendo com seu filho.

Como bem sabemos, Miles Morales apareceu de surpresa no Capitólio horas depois, meio que seguindo a visão de Ulysses mas determinado na verdade a provar o contrário. Na última edição do tie in, vemos a conversa de Miles com Ganke, ele contando em extremos detalhes a perspectiva do Homem-Aranha ali e como ele e o Capitão América sozinhos pareciam ter resolvido tudo. Porém, a coisa degringolou no final quando a Capitã Marvel tentou forçar ainda assim uma prisão de Miles e o Homem de Ferro a impediu. Na narração nervosa de Miles, terminamos a edição com o primeiro vislumbre de que Tony Stark se deu muito mal no final dessa história. Mas vamos falar melhor disso na nossa última resenha de Guerra Civil II.



Esse tie in teve Brian Michael Bendis acompanhado da arte de Nico Leon. Saiu aqui nas edições 11 a 15 de O Espetacular Homem-Aranha e é uma das histórias mais arrastadas e sem ritmo que o Bendis já entregou na sua vida. Não chega a entregar nada de novo a minissérie principal, salvo um olhar diferente sobre eventos que já vimos.

Coveiro

comments powered by Disqus