segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Vingadores: Nasce a mais nova Estigma


Vingadores entrou em um novo arco interessante e inusitado. Parecia meio óbvio, quando dito que o Estigma iria retornar,i que a Marvel estaria ressuscitando um dos personagens que  morreu durante o arco Expedição Final, que acabamos de presenciar aqui no Brasil. Mas a surpresa é que não foi exatamente isso que aconteceu e esse renascimento de um novo Estigma ficou realmente interessante e mostrou no fim que os Vingadores tem um novo futuro do grupo nas mãos, literalmente.

Os Vingadores Caíram em uma Grande Armadilha

Em Vingadores 27, nós acompanhamos Gladiador, líder atual do Império Shi'ar, na sua base no espaço avaliando um chamado de explosão na prisão de segurança máxima Ravenstarr. Eles capturam um membro da Ninhada, bem ferido, e ele menciona algo sobre uma estrela assassina que irá marcá-los. Gladiador mata o prisoneiro, com um cuspe, e sai para investigar por conta própria a prisão explodida. Ele deixa instruções para os servos se caso ele não retorne, que envie um pedido de ajuda para alguém em específico. E ele não voltou.

Na Terra, descobrimos que os Vingadores são o grupo que os Shi'ar pedem ajuda para olhar o que aconteceu na prisão e o que aconteceu com Gladiador agora desaparecido. Contudo, a Mulher-Hulk menciona que há um caso do nascimento de uma marca de uma estrela entalhada em um planetinha, um satélite. Tempo depois de partirem da Terra, os Vingadores chegam onde deveria ter uma prisão e vemos o Quinjet preso em uma armadilha e cercado por criaturas da Ninhada. A situação é ruim. O Capitão está um pouco desgastado na nave presa e quem está fazendo companhia a ele é o Thor, porém, possuído por um membro da Ninhada e segurando a consciência para não se transformar por completo, o que não dura muito tempo. Thor possuído pelo alien ataca o Capitão e, perto dali, a Mulher Hulk luta bravamente no espaço contra uma pequena horda da Ninhada.


Um pouco longe dali, a edição termina mostrando o Motorista Fantasma, Viúva Negra, Garoto-Coisa e Blade, enfraquecido pela radiação dos sóis vermelhos dessa galáxia, fugindo do Surfista Prateado, que está com o corpo enegrecido (cujos detalhes você já viu na minissérie Silver Surfer: Black).



Os Vingadores Divididos e confusos

Somos jogados dias atrás, quando os três arautos de Galactus, Surfista Prateado, Senhor do Fogo e Terrax, chegam na área da prisão dos Shi'ars, que tem o satélite com a marca do Estigma. E por lá eles ficam até que o renascimento aconteça.

Voltando para o tempo normal, Thor ataca o Capitão, porém, ele consegue levantar o martelo mais uma vez e derruba Thor, que acorda um tempo depois com a consciência restaurada, em partes. Capitã Marvel finalmente retorna ao Quinjet, porém ela está em sua forma Binária e o Capitão em uma roupa diferente também, mostrando que se passou um bom tempo com o Thor desacordado.

Fora da nave, Jen consegue dar cabo de toda a Ninhada e, usando a tecnologia da sua roupa, liberta uma outra nave e seguem em direção ao asteroide com a marca do Estigma. Só que eles não percebem que dois Arautos, Terrax e Senhor do Fogo, estão logo atrás deles.

Em outro lugar, o Motorista Fantasma Robbie Reyes tenta confrontar o Surfista e, por sorte, consegue surpreendentemente roubar a sua prancha por um momento. Norrin após recuperar sua prancha,  ataca o carro do Robbie, fazendo os cair em um planeta próximo, cheio de aliens, que são ex-prisioneiros daquela prisão dos Shi'ars.


Na Terra, descobrimos que Tony Stark, de alguma forma, foi parar em um milhão de anos antes de Cristo e acabou cruzando com os Vingadores daquela época e é atacado por eles. De volta ao planeta alienígena, o carro do Robbie é atacado por aliens e tanto o Motorista quanto Blade estão meio que nocauteados, sobrando para a Viúva salvar o dia, usando uma armadura de combate própria.


O Prelúdio para o Nascimento do Estigma

Natasha consegue lidar com os aliens que estavam no planeta na área da prisão dos Shi'ars. Quando a Viúva vai para fazer um deles abrir o bico sobre o Estigma, o alien é pego por um asteroide flamejante, que veio justamente do satélite que está com a marca do Estigma.


Nesse momento, Romanov parte pra cima do Surfista, que mostra que quer impedir que os Vingadores interfiram no assunto deles de fazer algo contra o Estigma, que está renascendo.  Perto do satélite, vemos o Gladiador se aproximando do meio da explosão do satélite revelando quem é o Estigma. Na verdade, onde está o novo Estigma. Ela é uma mulher que está grávida e que está carregando a marca do Estigma.



É dada a luz a Nova Estigma

A mulher ataca em defesa própria o Gladiador, que quer matá-la, impedindo que o Universo sucumba ao poder descontrolado da Estigma. Contudo, os Vingadores intervém e conseguem impedir que o Gladiador a mate. Em um instante, quando o Surfista vê que a mulher estava grávida, ele recua e tenta convencer seus companheiros Arautos a repensarem e tentarem salvar a mulher e o filho de algum modo.

 Porém, Terrax e Gladiador ainda estão compelidos em matar a terráquea. Capitão e a Mulher-Hulk ajudam no parto da mãe, enquanto os demais promovem a segurança dela. Com muito esforço, os Vingadores conseguem realizar o parto da mulher, salvando a bebê. É uma menina. A emanação da energia descontrolada da Estigma cessa, porém, a mãe da criança não teve a mesma sorte e veio a perecer após o parto.


Na Terra, T'Challa conta que a humana era uma agente da S.H.I.E.L.D. e que quando ficou grávida, ela saiu da corporação e foi trabalhar com um grupo de Skrulls chamados de Coiotes Espaciais em um planeta, junto com o namorado. Em um momento, os Shi'ars apareceram e descobriram que a humana estava ilegal e a prenderam. Condenaram ela a três anos de prisão e o bebê, dois anos de prisão assim que ele nascesse. Porém, ninguém contava que quando ela sentisse contrações isso fizesse ela despertar o poder do Estigma e queimar a prisão inteira dos Shi'ars. Da prisão Ravenstarr, ela tinha ido para um satélite isolado para evitar que outros se machucassem. Agora a única preocupação dos Vingadores é, o que fazer com a bebê, que é a mais nova encarnação do Estigma, quando começar a chorar?

E assim termina esse arco do Renascimento do Estigma, que começou devagar e logo em seguida já ficou tenso imediatamente. O arco também nos mostrou o que estava acontecendo com o Tony Stark, que não estava com os Vingadores, ao menos não com os seus amigos Vingadores do presente. Será que esse sumiço dele é o que está refletindo na sua mensal?

Está aí um arco interessante e que instigou bem o leitor, não é algo surpreendente, mas entretém de boa maneira. Jason Aaron deu uma acelerada no arco para não estender muito no final, o que foi uma boa decisão, porém, o salto temporal que acontece já na primeira edição fica um pouco confuso. Ainda mais com o Capitão mudando de uniforme, Thor infectado pela Ninhada e Carol em sua forma binária. Mas é um arco que estará fácil na minha coleção, com certeza.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus