quarta-feira, 3 de março de 2021

Matt Shakman fala sobre luto, "Pietro", teorias dos fãs e muito mais de Wandavision

 O episódio oito de WandaVision, "Anteriormente em...", foi uma capítulo fundamental da série, já que Wanda Maximof, graças a Agatha Harkness, revisitou momentos-chave de sua vida que cristalizaram como ela foi alimentada por tanto sofrimento graças à perda de seus pais, seu irmão, e então, finalmente, o amor de sua vida, Visão. Pra falar tudo sobre esse capítulo e responder outras perguntas dos fãs, o diretor Matt Shakman conversou com o site Fandom esses dias:

“É tão bom poder falar com você depois do episódio oito, porque eu sinto que isso realmente puxa a cortina do que o show realmente tem sido desde o início. É sobre luto, perda e como voltamos da perda de pessoas que amamos. Também é sobre amor. O amor profundo que ela tem por sua família, o amor que ela tem por Visão. Acho que isso se cristalizou naquela cena do QG dos Vingadores quando eles estão no complexo sentados na cama conversando e entendemos o poderoso vínculo que está sendo formado lá e entendemos tudo o que vimos antes. Espero que, quando as pessoas voltarem e olharem para os outros episódios, vejam esses mundos de sitcom de um ponto de vista muito diferente. Este é o mundo que Wanda criou para se consolar” falou ele de cara.

Shakman continuou: “Ninguém se preocupa mais profundamente com esse personagem do que Lizzie Olsen. Ela tem atuado com ela por um tempo. Ela está imersa em suas origens dos quadrinhos e ela realmente quer ter certeza de que o pathos profundo que alimenta aquela personagem faça parte do seriado. E a espinha dorsal do seriado tem sido essa ideia de amor e perda desde o início. Estou feliz agora por poder puxar a cortina e mostrar que todos os mundos anteriores foram informados por este forte traço ".


No episódio, uma das falas mais marcantes foi a do Visão definindo o sentimento que Wanda tem após a morte do irmão. "O que é luto, senão o amor que persevera?" disse o sintozóide. Shakman disse que ao filmar, “Acho que era óbvio para todos nós que era uma cena muito poderosa. A frase é incrível, mas realmente não funcionaria completamente sem o discurso que vem antes, o discurso de Lizzie sobre ondas de tristeza atingindo-a. É absolutamente cristalizar o tema principal da série e colocar esses dois atores incríveis juntos e vê-los trazer essas palavras à vida trouxe ainda mais peso para mim. Tinha sido poderoso na página, mas ver a fala executada por eles adquiriu uma ressonância ainda maior. ”

Outro momento que o diretor disse que ficou ansioso pra ver a reação dos fãs foi a chegada do Tio Pietro, não como Aaron Taylor-Johnson, mas sim Evan Peters. “Eu estava tão super animado. Sou um grande fã de Evan e ele é incrivelmente talentoso. Fiquei emocionado por termos conseguido fazer aquele trabalho. Essa foi uma ideia inicial que tínhamos que realmente ter certeza de que estávamos fazendo tudo certo. Foi emocionante tê-lo no seriado.Tivemos que escondê-lo sob capas, toalhas e todo tipo de coisa para manter esse segredo o máximo que pudemos. Não chegamos a ir ao ar mantendo esse segredo, mas fizemos o nosso melhor!” disse Matt.

No episódio 8, é sugerido que a Agatha Harkness pegou alguém pra possuir e ser o "Falso Pietro" ou "Fietro". Portanto, muitas teorias que ainda perduravam sobre quem ele é de fato foram por água abaixo. Ainda assim, Shakman disse que “Eu acho que há uma forte possibilidade de você ter um pouco mais de Evan Peters chegando. Mas como isso se desenrola, eu não gostaria de dizer. "


Quando chegou a hora de falar sobre a história de origem de Monica Rambeau na série, Shakman descreveu como, "Uma grande honra e que Teyonah Parris simplesmente arrebentou. Foi muito divertido dar vida a isso. Ela fez um belo trabalho. Queríamos que a história de Monica fosse paralela à história de Wanda como alguém que também está de luto, que perdeu sua mãe, que está voltando para um mundo que mudou completamente. Ela está desorientada. Como ela consegue voltar a trás e encontra o caminho para seguir em frente? E é seu próprio processamento de luto que a faz entender o que Wanda está passando também por isso e une esses dois personagens. Ter sua transformação quando seu rover não funciona e aquele momento em que ela entra em ação e o destino a chama é um grande momento para todos nós darmos vida. Teyonah é ótima nele e ela realmente deu tudo de si vestindo 40 peças de roupas diferentes e tendo que fazer tudo de novo e de novo. ”

Sobre se a teoria dos fãs do amigo dela engenheiro espacial ter acabado numa grande decepção ao mostrar que era apenas uma colega militar da E.S.P.A.D.A., Matt simplesmente falou que "ainda não gostaria de comentar sobre isso". Matt também respondeu sobre como muitas teorias dos fãs podem levar a alguns deles a se decepcionarem por não vê-las ocorrer na série. “Criamos esse seriado com muito amor e paixão. Jac Schaeffer, os escritores, eu, todos os cineastas envolvidos, minha equipe de designers, todos nós colocamos tanto cuidado na criação do programa que é tão maravilhoso ver tanto amor e paixão voltando dos fãs. Adoro ver memes e vídeos e teorias do TikTok. Eles são tão criativos e maravilhosos. E é claro que algumas pessoas ficarão desapontadas que certas teorias acabarem não se tornando verdadeiras - ou que sejam verdadeiras no decorrer da WandaVision. Mas vamos passar por isso. Conheça o elenco e a equipe, adoramos compartilhar ideias. É bom saber que seu trabalho está sendo recebido assim. ”

Sobre o final se conectar com o filme do Doutor Estranho, Matt respondeu que  “Acho uma coisa ótima sobre os Marvel Studios, e isso é uma prova da grande liderança de Kevin Feige, é que as histórias são tratadas, por conta própria, como histórias completas e precisam trabalhar e ser completamente satisfatórias desde o início para terminar. A história que começamos contando no episódio um é a história que queremos concluir no episódio nove. O fato de que ela continua e desaparece é apenas porque criamos um novo passo maravilhoso para todos esses personagens que podem ser usados”. Shakman acrescentou: “Penso na Marvel como uma corrida de revezamento muito longa. Você está recebendo o bastão. Isso é passado para nós, herdamos o que foi criado antes, fazemos nossa história da melhor maneira possível e, em seguida, passamos o bastão para o próximo grupo de cineastas. ”



Mais uma vez perguntado sobre os episódios em diferentes décadas, o diretor falou que "todos foram muito divertidos, mas acho que os anos 70 foram meus favoritos porque o cenário era extraordinário, assim como os figurinos. Era tudo tão colorido e vibrante. O cabelo estava incrível”. Sobre estar em outro projeto com a Marvel, foi bem receptivo e disse que : “Certamente adoro trabalhar para a Marvel. Eles são os melhores. Eles são tão maravilhosos como colaboradores e tratam os cineastas tão bem. Eles são inteligentes e prestativos. Eu adoraria trabalhar com a Marvel novamente. Sou fã da Marvel há muito tempo. Mas nenhuma plano concreto até agora". 

Wandavision conta com Elizabeth Olsen como a Feiticeira Escarlate e Paul Bettany como Visão. Também teremos Kat Dennings como Darcy Lewis, Randall Park como Jimmy Woo, Teyonah Parris como Monica Rambeau, Kathryn Hahn como Aghata Harkness, Fred Melamed e Debra Jo Rupp, como Senhor e Senhora Hart, Emma Caulfield como Dottie e Evan Peters como "Tio Pietro". Também foi confirmado os nomes de Jolene Purdy, Asif Ali, Shane Berengue, dentre outros. A direção é de Matt Shakman e o roteiro é assinado por Jac Schaeffer. O último episódio sai nessa sexta no Disney+ e mal podemos esperar pra ver!

Coveiro

comments powered by Disqus