quinta-feira, 4 de março de 2021

Diretor de Wandavision fala sobre formato do episódio 8 e a revelação do Visão no pós-crédito



 Matt Shakman é um veterano diretor de TV com créditos incluindo It's Always Sunny in Philadelphia e The Good Wife. Também literalmente cresceu na televisão como um ator infantil mais conhecido pela sitcom da ABC Just the Ten of Us. Experiencia foi o que não faltou a ele para assumir um projeto da Marvel Studios como Wandavision. Faltando apenas um episódio final que sai na próxima sexta-feira, ele conversou rapidamente com o Collider sobre pontos marcantes dos últimos capítulos e sobre o que os fãs podem esperar do final.


COLLIDER: Tive o prazer de falar com várias outras pessoas que trabalharam neste programa ao longo da temporada, e um fator unificador interessante que descobri é que a maioria deles parece ter conhecido você antes do seriado, e você os trouxe até certo ponto. Foi algo que você fez conscientemente, ou foi apenas a maneira como as coisas aconteceram, que essas eram as pessoas certas para embarcar?

MATT SHAKMAN: É sempre um prazer trabalhar com pessoas que conheço e com quem trabalhei antes, porque você tem essa abreviatura. Mas também é muito divertido conhecer novas pessoas talentosas e expandir o universo de pessoas com quem você pode trabalhar. Nesse caso em particular, fiz algumas ligações, como para Bobby Lopez e Kristen Anderson-Lopez para escrever as músicas, e Mark Worthington, um designer de produção com quem trabalhei antes e que sei ser um gênio. Mas, no caso de Teyonah Parris, trabalhamos juntos em Mad Men anos atrás, mas o caminho principal para Monica Rambeau realmente não teve nada a ver com essa experiência. 


Embora eu tenha adorado vê-la novamente - ela é uma atriz extraordinária e foi super divertido ter reconectado. Quando falei com ela, ela não tinha certeza se a conexão Mad Men a tinha ajudado em tudo. Mas agora temos isso confirmado, o que é ótimo.

SHAKMAN: Ela não precisava de ajuda. Ela é maravilhosa.



Quando se tratou do episódio 8, dados os formatos com os quais você já estava usando, você sempre teve a sensação de que a ideia de, essencialmente, um clipe da série seria divertido de explorar?

SHAKMAN: Com certeza. Quer dizer, WandaVision tem sido uma metaexploração desde o início e, portanto, a ideia de chamá-lo de "Como visto anteriormente" reflete a maneira como foi construído. E aquela fala da Agatha, que mudou tantas vezes, mas finalmente se tornou "Agora é hora de algumas reprises de verdade", configura isso de uma maneira excelente. Mas queríamos voltar e, além da loucura disso, realmente passar um tempo com Wanda em todos esses momentos-chave, esses momentos em que podemos realmente apreciar o amor que ela tinha por seus pais e como todos eles se uniram como uma família. E então como foi essa perda e a conexão com o Visão. E, obviamente, como foi quando ela percebeu que ele havia morrido completamente no quartel general da E.S.P.A.D.A.


De todos os estilos e gêneros que você trabalhou ao longo da temporada, qual foi o mais confortável para você e o qual foi o menos confortável?

SHAKMAN: Certamente o público do estúdio ao vivo era o mais confortável, embora fosse estranho para a Marvel. Sou diretor de teatro e também cresci assistindo a sitcoms. Então eu medi minha vida como uma criança em dias de ensaio, dias de fita e dias de performance, foi muito divertido de fazer. E então o mais desconfortável provavelmente teria sido recriar os anos 60 ou 70, onde o tom e o estilo e o que era a comédia são tão específicos. Os anos 70 foram o maior desafio apenas porque é uma geração que se autoparodiou. Os anos 80 também, até certo ponto. Cabelo comprido e ombreiras, o que todos estavam pensando? E então nós realmente não queríamos que parecesse uma paródia. Não queríamos que parecesse uma paródia porque, como você vê agora, este é todo o mundo que Wanda criou e Wanda é muito boa em criar realidades. E queríamos ter certeza de que, desde que Wanda o fez, tinha que ser muito, muito bom.


Ao longo da temporada, você sente que foi capaz de fazer tanto quanto queria com efeitos práticos em comparação com CGI? Há alguma coisa de que você esteja particularmente orgulhoso de fazer?

SHAKMAN: Com certeza. Acho que se houvesse coisas que não pudéssemos fazer com efeitos práticos, não deveríamos estar fazendo. Essa era a regra geral, certo? Queríamos copiar o estilo desses shows e eles são incríveis. E o que os artesãos por trás de Feiticeira e Jeannie é um gênio podiam fazer com fios é fenomenal. Então, se eles não puderam fazer isso, nós também não deveríamos estar fazendo isso. Exceto, é claro, quando algo deve estar na língua da Marvel, como passar pela garganta do Sr. Hart para arrancar aquele morango. Isso é para quebrar as regras de como a magia se parece naquele episódio.



Excelente. Enquanto isso, você teve esta grande surpresa para extrair ao longo da temporada, que é a revelação de Agatha. O que foi necessário para calibrar a quantidade certa de pistas a serem fornecidas a esse respeito?

SHAKMAN: Não existe uma fórmula científica. Então, certamente tentamos deixar escapar algumas, e quando você tem uma atriz incrível como Kathryn Hahn aparecendo como a vizinha intrometida, acho que a antena da maioria das pessoas sobe. E se você é um fã de quadrinhos, talvez você note sua participação especial e talvez você comece a se perguntar como isso pode se conectar com os quadrinhos. Mas para aqueles que talvez não sejam tão imersos em histórias em quadrinhos, esperávamos que fosse uma espécie de surpresa legítima, e para aqueles que podem estar um pouco à frente, esperamos que a revelação tenha sido muito divertido de qualquer maneira que, mesmo que você tenha previsto isso um pouco, ainda assim gostou muito desse passeio.


Sim, eu disse a minha mãe algumas semanas atrás que alguém tinha tirado uma captura de tela de todos os dossiês que E.S.P.A.D.A. tinha colocado na parede e a personagem de Kathryn Hahn não estava lá, e ela ficou muito animada.

SHAKMAN: Sim, essa é uma evidência que colocamos lá. Sim com certeza.


Algo que Kevin Feige já falou é a possibilidade de uma segunda temporada da série - ele não disse sim ou não à possibilidade. A 1ª temporada, é claro, vai parar em Doutor Estranho 2, é claro, mas da sua perspectiva, se houvesse uma 2ª temporada da WandaVision, você ficaria animado com isso? Você gostaria de participar?

SHAKMAN: Adoro trabalhar na Marvel. É o melhor lugar do mundo. Eles são tão bons com os cineastas e eu tive uma ótima jornada com esse seriado. Não temos planos para a 2ª temporada de WandaVision - isso pode mudar, é claro. Tudo depende de qual é a história. Estávamos muito focados em contar essa história ao longo de nove episódios e esperançosamente em chegar a uma conclusão que pareça satisfatória e também surpreendente.


Neste penúltimo episódio, há uma frase do Visão sobre luto. Você conseguiu ver a reação que as pessoas tiveram a essa fala nos últimos dias?

SHAKMAN: Sim, eu percebi. Não me surpreende, estou surpreso em geral com a resposta positiva ao seriado, o que é ótimo e uma honra, mas essa frase realmente é o ponto central do seriado - essa troca, devo dizer, porque eu acho que são as duas falas. Acho que é a resposta dele, mas também a fala dela antes disso, sobre como é a sensação de perda. É realmente sobre o que o seriado é. E estou feliz por poder puxar a cortina no episódio 8 para que as pessoas percebam, quando assistirem aos episódios 1, 2 e 3, que essa ideia - essa meditação sobre como você volta do luto - é realmente tudo o que seriado tem a ver. É sobre amor.



Então, para fazer o final - o que foi mais importante para você? Quais eram as notas que você realmente esperava pretendendo atingir?

SHAKMAN: Bem, o episódio 8 realmente abre a principal jornada temática para Wanda, que são os estágios do luto. É disso que trata todo o seriado, como você lida com a perda. Então esse foi o tema geral da série, a espinha dorsal do show. E é isso que queremos ter certeza de que estamos resolvendo no final. Mas também queremos que seja surpreendente. Queremos que seja muito divertido. Introduzimos um novo personagem no final de 8 com o Visão Branco - agora você tem dois Visões em cena. A questão de "quem é o Visão real?" vai vir a tona. Portanto, há muito por vir.


E é isso! Estamos a poucas horas da chegada da conclusão e a Marvel parece que vai deixar Wandavision com o degrau lá em cima.


Coveiro

comments powered by Disqus