sábado, 5 de junho de 2021

Michael Waldron conta como trabalhou do "zero" em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

 Com a série de Loki para estrear em poucos dias, muitos veículos de imprensa estão atrás de Michael Waldron, a grande cabeça por trás de tudo. Mas não só pela série em si, mas pelo potencial que o roteirista tem na Marvel de assentar os tijolos do futuro da Fase 4 da Marvel Studios. Além de Loki, ele agora é também responsável por Doutor Estranho No Multiverso da Loucura e falou um pouco disto na sua longa entrevista para a Vanity Fair.


Michael Waldron nem estava no set quando Loki estava filmando porque em fevereiro do ano passado, pouco antes de partir para Atlanta, Kevin Feige ligou e disse a Waldron que "eles estavam indo em uma direção diferente em Doutor Estranho". O diretor do primeiro filme do Estranho, Scott Derrickson, deixou o projeto por causa de “diferenças criativas”, e Feige, provavelmente ansioso para atingir a data de produção prevista para maio, fez uma oferta a Waldron.

“Eu sabia que queria ficar na família”, disse Waldron. “Eu senti que Loki estava em um ótimo lugar e eu estava ansioso para saber qual seria o próximo desafio.” O diretor Sam Raimi, um herói de longa data de Waldron e alguém que Feige conhece desde seus primeiros dias como produtor dos filmes do Homem-Aranha de Raimi, foi contratado uma semana depois para dirigir o filme.

O tempo estava apertado. “Como vamos fazer um filme em dois meses?” Waldron se lembra de ter pensado na época. “Mas COVID se espalhou rapidamente sobre nós. Não vamos filmar agora até novembro. Então, passei meu 2020 nos Zooms com Sam Raimi. Não foi tão ruim." Embora reconhecendo a base que Derrickson estabeleceu para ele, Waldron disse que ele e Raimi começaram "do zero".

Waldron começou a fazer malabarismos com seus deveres 'Estranhos' enquanto ainda mantinha uma "mão no volante de Loki". Ele confiou em Kate Herron e em seu colega de Rick e Morty, o escritor Eric Martin, para lidar com o dia-a-dia de Loki enquanto Martin e Waldron colaboraria em qualquer reescrita necessária para fazer a série funcionar. 

Para o Dr. Stephen Strange de Benedict Cumberbatch, Waldron disse: “Eu gravitei em torno do documentarista de viagem e chef Anthony Bourdain. Strange é um elitista como neurocirurgião e feiticeiro. Anthony Bourdain era um homem do povo, mas havia aquele intelecto intenso. Você sempre sentiu que ele poderia estripar qualquer pessoa com suas palavras a qualquer momento. Mesmo assim, Anthony Bourdain nunca realmente deu um soco. Esse foi o primeiro ingrediente do ensopado para o Doutor Estranho”.

Waldron também conecta o mundo de viagem de Bourdain à própria aventura de mudança de realidade de Strange: “Anthony Bourdain esteve em toda parte, viu de tudo. O que o surpreende neste ponto? Eu acho que para todos os heróis no UCM, em um mundo pós-Ultimato, como você se prepara para lutar contra os vilões num filme autônomo depois de lutar contra Thanos? ”


O espírito de luta de Strange levou Waldron à sua próxima inspiração. “Ele é Indiana Jones em uma capa para mim”, disse ele. “Ele é um herói que aguenta um soco. Isso é o que tornou aqueles heróis como Harrison Ford tão grandes. Esses caras têm seus traseiros chutados. Veja Stephen Strange no primeiro filme. Ele está realmente levando uma surra, mas é muito capaz e tudo mais. Posso dizer que é um passeio ... muito Sam Raimi. O filme é incrivelmente emocionante visualmente. John Mathieson será nosso D.P., que filmou Gladiador e Logan - e acho que a aparência dele será diferente de tudo que você já viu no UCM antes. ”

“Ele só queria escrever um grande sucesso de bilheteria no estilo Indiana Jones”, disse Jeff Loveness, amigo próximo de Waldron, também ex-aluno da turma que saiu de Rick e Morty e foi escrever Homem-Formiga3. “Ele acertou em cheio. É uma espécie de retrocesso”. Waldron, ele acrescenta, pode ter uma conexão ainda mais pessoal com Strange: “Sua esposa é uma  médica assistente. Ele realmente atingiu o cerne do personagem, como os médicos têm que ser arrogantes. Ele tem a energia Hawkeye Pierce de Strange. ” 

Waldron disse que quaisquer planos que ele tinha para Strange não foram muito afetados pelo fato de que o personagem deveria aparecer e então não apareceu em WandaVision. Mas a estreita amizade de Waldron com a redator-chefe da WandaVision, Jac Schaeffer, forjada nos corredores da Marvel enquanto ele estava trabalhando em Loki, pesou sobre a produção.

“Eu a admirava muito”, disse ele. Schaeffer, que recentemente assinou um contrato geral com a Marvel Studios, criou um seriado em torno de Wanda Maximoff de Elizabeth Olsen, que levará a personagem diretamente ao primeiro longa-metragem de Waldron. “Quando fui levado ao Doutor Estranho - especialmente porque Wanda é parte dessa história - eu só queria ter certeza de que não decepcionaria minha amiga”, disse ele. “Eu não posso cagar nisso porque ela fez um ótimo trabalho. Então, tivemos muitas conversas. Conseguir continuar a história de Wanda foi incrível. ” 

 A data de estreia oficial de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura  é 25 de Março de 2022. Dirigido por Sam Raimi, o filme conta no elenco com Benedict Cumberbatch, Elizabeth Olsen, Rachel McAdams, Chiwetel Ejiofor, Benedict Wong e Xochitl Gomez. O roteiro ficou por conta de Jade Halley Bartlett e Michael Waldron.

Coveiro

comments powered by Disqus