terça-feira, 24 de agosto de 2021

Way of X: Sacrifício e Revelação

Depois da grande festança que foi o Hellfire Gala, Noturno, protagonista da revista Way of x, precisa se recuperar da ressaca e voltar a refletir sobre as questões religiosas e espirituais que permeia a nova nação da Ilha de Krakoa. E enquanto isso, ele precisa tentar entender junto com o recém ressuscitado Legião sobre iminente ameaça da volta do Massacre.

A edição 4 começa com Noturno e Legião em Marte, tentando entender mais do sofrimento da mutante Lost, cujos poderes de controle gravitacionais deformaram seu corpo. Aparentemente, a ideia de levar ela a Marte onde a pressão da gravidade seria menor, não mudou muito o sofrimento dela... que era muito mais psíquico. Ela tanto parecia lamentar com algo que fez no passado, quanto reagiu muito mal quando se deparou com Fabian Cortez algumas edições atrás. Ainda em marte, vemos a mutante Pó usar seus poderes de forma absurda para lidar com um dos vulcões de Marte que ficou ativo.

Voltando para a Terra, Noturno foi até a Nova York para se encontrar com Fabian Cortez. Acabou se deparando com o Gorgon, e finalmente descobrimos os efeitos da morte dele no Outro Mundo. Sua mente ficou descontrolada, reagindo forte aos pensamentos dos humanos ao redor. E quem estava ali perto dele agora, parecia estar com pensamentos nada legais quanto a ver um mutante descontrolado na cidade. Fabian Cortez observava o sofrimento de Gorgon de longe, parecia se divertir, tinha ampliado a telepatia do mutante e provocou Noturno com o desenrolar daqueles acontecimentos que não acabariam nada bem. Contudo, Noturno reverteu de forma inteligente a situação e transformou o sofrimento em risadas, para ira de Cortez.

Já Legião tinha ido para Krakoa, ter um encontro no bar, um local público, com seu pai. Levava como "guarda-costas" os irmãos gêmeos Kuan-Yin Xorn e Shen Xorn. Disse a Xavier que era uma garantia caso ele perdesse a cabeça e eles iriam matá-lo. Charles parecia compadecido com o filho, mas ao mesmo tempo reticente com a ameaça que sua instabilidade poderia causar. A pedido do Legião, o Prof X entregou ao filho uma semente-portal de Krakoa. Curiosamente, todos ao redor pareciam reagir segurando a raiva e Legião queria entender o porquê. Então, no meio da conversa, Xavier quis entender qual era o plano do seu filho e tentou ler sua mente. Massacre se revelou por um instante e em resposta Legião matou instantaneamente todos no bar. Seu plano não poderia correr riscos.

De volta a Marte, Legião fez com que os gêmeos Xorn usassem a semente em sua mente e assim tentassem localizar um lugar que segundo ele "o diabo não pudesse soprar em suas orelhas", um lugar que seria uma espécie de "refúgio sagrado" para os mutantes.

A edição 5, parte final desse arco, traz a ressurreição de Xavier através dos Cinco e com Emma Frost servindo de telepata pra devolver o "backup" de lembranças do professor. Ele não lembrava dos últimos acontecimentos (que ficaram fora das memórias guardadas antes do back up) e coube e Senhora Frost o informar que Legião o havia matado junto com 63 pessoas presentes no bar. Ainda mais temeroso com o filho, Xavier foi até Marte conversar com David Haller pra tomar satisfações, mas acabou o encontrando em estado catatônico, despendendo muita energia, enquanto era protegido por Kuan-Yin Xorn e Shen Xorn.


Segundo os irmãos Xorn, Legião estava nesse momento transmitindo suas energias psíquicas para longe dali, não se sabe para encontrar quem ou o quê. Charles Xavier tentou conversar com ele mesmo assim, em um estado quase fora de si. Enquanto Xavier falava, David tentou localizar a mente de Kurt para falar que tinha encontrado um ponto fraco em Massacre. E apesar de Noturno estar perto dali, estava muito, muito ocupado agora.

Após a confusão no parque, Noturno tentou uma abordagem mais incisiva para fazer com que Lost e Fabian Cortez se entendessem e resolvem suas questões, tivessem cada qual seu momento de "resolução". Só que do momento em que se viram frente a frente, os dois mutantes começaram a brigar até a morte. Se sentindo pressionado ao extremo, Noturno tentou levar a situação as últimas circustâncias. Teleportou Lost e Cortez para muito alto e queria obrigar os dois a se ajudarem durante a queda e assim salvar a si mesmo usando os poderes em conjunto.

Só que Noturno não contava que de repente, Fabian Cortez perderia o controle como se estivesse dominado por alguém e fizesse com que Lost descontrolasse ainda mais seus poderes gravitacionais ao ponto de arrastar Phobos, uma das luas mais próximas de Marte para baixo. A catastrofe era iminente e colocou em risco todos que se mudaram pra nova capital Arakko em Marte. Ciente de que ele foi parcialmente culpado por aquilo, Noturno se sacrificou para resolver a situação sozinho. Pediu pra Fabian Cortez turbinar seus poderes e assim teleportou em vários saltos a lua de Marte de volta para sua órbita. No processo, Kurt teve seu corpo incinerado e morreu sozinho na superfície de Phobos, a lua que acabara de salvar.


Antes de morrer, no entanto, Noturno juntamente com Legião descobriram onde estava o Massacre. Ele não estava apenas em Xavier. Ele estava escondido em cada um dos mutantes ressuscitados que recebeu o "back up" do Professor X e se alimentava dos curtos momentos de memória esquecidos entre um pouco antes da morte e a ressureição. Antes do sacrifício, pediu para Cortez o lembrar de uma palavra, faísca, e acreditava que a partir dali descobriria tudo de novo mesmo que não conseguisse lembrar. Só que ao voltar, Noturno não só não lembra de nada, como sequer pode contar com Fabian para lembrá-lo. Cortez estava misteriosamente catatônico desde que o turbinou em marte. E a ameaça do Massacre continuava... entre todos os mutantes que ganharam vida nova na ilha.

A Esperança, pelo visto, está mais uma vez em Legião. Ele foi o único que ao voltar a vida, não aceitou o backup de memórias do Xavier. Mas onde ele estava agora? Bem, as respostas serão dadas por Si Spurrier e estarão em X-Men: Revelação Massacre, que só sai para o próximo mês!

Coveiro 

comments powered by Disqus