segunda-feira, 5 de março de 2018

Da abertura até os créditos finais, veja dez curiosidades de Pantera Negra segundo o diretor e produtor



Numa publicação para a revista Empire, o diretor e produtor de Pantera Negra, Ryan Coogler e Nate Moore falaram sobre algumas curiosidades do filme, cenas descartadas ou versões alternativas deixadas de lados e algumas inspirações deste filme que é um sucesso indiscutível da Marvel Studios. Continue pra saber mais:

O narrador original do Prológo

Testes e mais teste do Pantera Negra revelavam que os espectadores ficavam confusos sobre o funcionamento interno de Wakanda, e, por isso, a sequência animada do prólogo foi adicionada. Moore confirmou que é N'Jobu contando a seu filho a história (e não T'Chaka falando com T'challa). Contudo, certa vez, se pensou em usar um personagem diferente. E foi considerado a Shuri.

"Nós começamos com N'Jobu contando a história para seu filho, que não foi a nossa primeira escolha, mas finalmente nos sentimos realmente satisfeitos com essa. Espero que quando rever você vá e pense, 'oh, é isso que eu estava ouvindo, OK, isso é legal'. Mas eram todas versões viáveis ​​e interessantes ", disse Moore e concluiu, "mas emocionalmente acho que esta é a melhor versão ".

Sobre o plano de Killmonger:

O Museu da Grã-Bretanha não é realmente um lugar real ali, mas foi criado para o filme do Pantera Negra porque o Museu Britânico atual de verdade não daria a Marvel o sinal verde para filmar lá. No entanto, foi a visita de Coogler lá que inspirou suas idéias para o plano de Killmonger no filme.

"Eu desenvolvi essa cena aqui, eu estava aqui no Reino Unido para divulgar  Creed", revelou o diretor. "O Museu Britânico é incrível, só estar lá e pensar sobre o personagem de Killmonger, pensando em Wakanda [...] seu relacionamento com a colonização. Estando nesse museu e vendo essas coisas incríveis de todo o mundo e quão complicado isso é."

 O Abraço da Serpente, do diretor Ciro Guerre, também serviu de inspiração porque foi quando o Coogler teve a ideia da escarificação do vilão e ele tinha "as piores tendências" da África e da América.




A razão verdadeira porque foi Oakland:

Fora de Wakanda e Coréia do Sul, Oakland é uma das principais localizações de Pantera Negra. É também a cidade natal de Coogler e um lugar significativo para ambos, Erik Killmonger e seu pai, o irmão de T'Chaka.

"Nos anos noventa, para onde o pai de Erik, um espião Wakandano, poderia ir para ser exposto a esses pontos de vista? Não são pontos de vista que são radicais, mas ele sendo um Wakandano e estando exposto a essas coisas poderia levam à conclusão e às escolhas que ele fez. Oakland foi isso", revelou o diretor.

"Queríamos levar a energia de Tupac para um filme da Marvel", acrescentou. "Foi ali que o Pac passou muito tempo, o Pac que conhecemos veio do seu tempo na Área da Baía. Os negros chegaram à Califórnia e à Área da Baía em repetidas migrações, fugindo de coisas horríveis. E é aí que você viu isso, as organizações [como o Partido das Panteras Negras] surgindo. Eles fugiram de suas terras para continuar a correr ".


Uma cena cortada com Okoye e W'Kabi

Já foi dito antes que o corte inicial da montagem da Pantera Negra durava cerca de quatro horas e Moore mencionou que uma dessas cenas deletadas foi particularmente poderosa e girava em torno de Okoye e W'Kabi. Aparentemente, teríamos visto o casal debater se seguiriam ou não Erik Killmonger e Moore definiu que era "uma das cenas mais bem atuadas da qual já fiz parte". Já está confirmado que será incluída no Blu-ray.


A inspiração para a morte de Ulysses Klaue


Erik Killmonger conseguiu essencialmente pagar o caminho para entrar em Wakanda ao matar Ulysses Klaue e Coogler surgiu com essa idéia pensando sobre o que teria acontecido se tivesse sido outro o responsável por trazer Bin Laden ao invés do presidente Barrack Obama. "Nós escrevemos isso quando Obama estava no cargo, então havia uma espécie de bin Laden paralelo lá", explicou. "E se alguém trouxesse Bin Laden ao invés de Obama? Para T'Challa, é muito importante que ele tenha esse cara, é muito importante para ele, seu país. E então, outra pessoa faz isso e joga em seu rosto. " disse o diretor.


Nome provisório do filme

Como tornou-se comum entre os filmes de sucesso, o Pantera Negra tinha um título de trabalho secreto para desviar a atenção de que um grande filme da Marvel estaria filmando em locais como Argentina e Atlanta. Coogler revelou que o apelido que deu durante as filmagens foi, apropriadamente, "Terra Mãe" (Motherland). "Estou aliviado de depois de dois anos com tudo isso em segredo", disse. "Nem o título do filme sequer podíamos usar. Daí, as pessoas começaram a chamá-lo de Pantera Negra, eu ainda tenho que associar isso. Foi a "Terra Mãe" por tanto tempo".




Sobre a fala "Construindo Pontes" de T'Challa:


"Em tempos de crise, o sábio constrói pontes enquanto os tolos constroem barreiras", disse T'Challa em uma das cenas pós-creditos de Pantera Negra nas Nações Unidas. Isso pode soar como uma provocação a Donald Trump, mas Coogler afirma que foi baseado em um provérbio africano que sua esposa encontrou enquanto escrevia o filme. "Estávamos à procura de provérbios africanos para acompanhar este discurso e encontramos aquele. Essa afirmação é tão antiga que muitas tribos africanas reafirmam. É um provérbio muito comum no continente ".

Sobre essa primeira Cena Pós-Crédito ser o final do filme original:


Alguns fãs criticaram a cena do meio-crédito do Pantera Negra estar fora do filme principal e Coogler defendeu dizendo que "Eu gosto de filmes que terminam onde eles começam. Sinto que é uma refeição completa, há uma simetria lá. Nós testamos de muitas maneiras diferentes até acabar com essa. Ficamos com a versão mais emocionante disso. Quem passa mais emoção - esse garoto, ou as pessoas sentadas na ONU? Para quem é que é direcionado um acordo maior?" Faz todo o seu sentido, não?


Sobre a volta de Bucky:

Na cena em que Bucky aparece na cena de pós-créditos da Pantera Negra, Moore disse que foi realmente projetado para direcionar para os eventos de Vingadores: Guerra Infinita. "Nós também queríamos sugerir, 'OK, ele está consertado?' O que isso significa para o futuro? Nós temos esse pequeno filme chamado Vingadores: Guerra Infinita que está chegando. Queríamos ter o Bucky de volta e novo, porque ele terá um papel a desempenhar nesse filme ".

Quando Bucky aparece, ele só tem um braço, mas isso nem sempre foi assim no roteiro. "Nós discutimos [dar um novo braço]. Havia uma versão em que ele estava com braço, havia uma versão onde estava sem. A verdade era que ele se sentia mais humano quando ele não estava inteiro com o braço do Soldado de Inverno. Ele poderia ser apenas Bucky e é por isso que eu acho que era importante para ele como um personagem dizer "não sou o sargento Barnes, meu nome é Bucky". "Eu sou uma pessoa, já não sou soldado" explicou Moore.




Por que o Pantera Negra apareceu em Capitão America: Guerra Civil


"Em 2010, começamos a desenvolver um filme independente com um escritor muito talentoso, e logo nos encontramos caindo nas armadilhas de um filme de história de origem e dessa estrutura bem conhecida" disse Moore sobre por que fugiu da estrutura de narrativa previsível . "Nós vimos a oportunidade de apresentar um personagem de uma maneira diferente, em que ao mesmo tempo em que serviria bem a esse filme, seria uma excelente plataforma de lançamento para o personagem e nos permitiria fazer um filme que pudesse ignorar todas as armadilhas da história de origem e apenas contar uma história legal".

Atualmente, o filme está em sua corrida para migrar o 1 bilhão, o que deve acontecer a qualquer momento ainda esta semana. Nos EUA, já está entre as 10 bilheterias mais rentáveis de todos os tempos. É sucesso puro e simples.

Coveiro

comments powered by Disqus