terça-feira, 2 de abril de 2019

Treinadora de Gatos Ursula Brauner explica como foi trabalhar nos sets de Capitã Marvel


Não tem como dizer diferente. Atração da maioria dos videos da Internet, Gatos não teriam como roubar as cenas também num filme da Marvel. E olha que trabalhar com eles foi realmente algo único para a maioria do pessoal de Capitã Marvel. Em entrevista com o site Vulture, a treinadora de Reggie e seus companheiros, Ursula Brauner, fala como foi o dia a dia de ter um 'Flerken' em cena e lidando com alienigenas verdes. E mais: Veja imagens inéditas dos bastidores revelando aí quais cenas eram com gatos reais ou não.


Ouvi dizer que Brie Larson era alérgica, e Samuel L. Jackson era indiferente com gatos quando começaram a filmar.

Nada disso foi realmente um problema quando começamos a trabalhar. Brie com suas alergias, ela ainda fez tudo o que pedimos. Se Reggie precisasse caminhar até ela, ela apenas lhe daria um pequeno petisco. O mesmo com Sam. Ele dizia que não é um 'gateiro', mas provavelmente era uma das melhores pessoas que trabalhavam com os gatos. Eles o amavam, foram até ele.

É como um gato para escolher justamente a pessoa que é menos ligada a gatos.

O primeiro dia trabalhando com Sam Jackson foi provavelmente o meu dia favorito.

Você deve ter tentado obter uma foto pessoal de Goose com Nick Fury.

Não. Nós tentamos ficar muito profissionais.

Goose é na verdade vários gatos, certo? A última cena final de Capitã Marvel é protagonizada pela Goose cuspindo o núcleo de energia na mesa. Parece uma mistura de um gato real e CG. Qual gato eles modelaram  depois?

Nós tivemos quatro gatos no total. Reggie, Archie, Rizzo e Gonzo. Você pode ter que perguntar à Disney sobre qual deles eles usaram para aquela cena, mas provavelmente era Reggie. Ele foi realmente o herói e fez a maioria das cenas. Nós sempre trabalhamos gatos em equipes para que possamos espalhar o trabalho em dias diferentes. Cada um deles tem pontos fortes. Reggie era bom em quase tudo. Ele provavelmente foi 70% do gato em "live action" no filme. Se Reggie tivesse um grande dia ou uma grande cena, nós o trocaríamos por outro depois disso para lhe dar um pouco de descanso. Em algumas das cenas de exploração, Gonzo foi ótimo sendo segurado nos braços, então nós o usamos para isso. Archie é o gato corajoso e com personalidade. Rizzo nós treinamos para ser o mestre de todas as profissões, e nós resguardamos o Reggie para as grandes cenas.



Reggie é a diva.

Eles sempre foram divas. Eles sempre acham que estão bombando. Eles são gatos. As pessoas querem conhecê-los. Nós não temos nenhum problema com alguém vindo e dando um afanão no Reggie, mas precisamos mantê-los focados. No meio de uma cena, não queremos que eles corram até o operador da câmera. Na perspectiva deles, eles estão em uma sala cheia de pessoas que querem dar atenção a eles. De vez em quando, eles são como, ah, e quem é você? A Disney nos forneceu um trailer completo, onde eles tinham grandes áreas onde podiam brincar - árvores de gato e brinquedos, tudo isso. Nós tínhamos um pequeno carrinho com seus caixotes, caixas de areia e água, e nós os levamos quando o set estava pronto para eles, e eles estavam cobertos para que ninguém pudesse vê-los.

Divas. "Não olhe para mim!" Reggie teve que assinar um NDA?*
*Termo de confidencialidade

[Risos desconfiados.] Eu tive. Mas os gatos não. Eu faço isso há 30 anos e nós trabalhamos nos maiores empreendimento até os menores empreendimentos independentes, então nós meio que fluímos, dependendo do que o projeto é. Nós também fizemos Piratas do Caribe para a Disney. O mais importante para os animais - e essa é a parte mais importante do que fazemos - nossa filosofia de treinamento é construir uma relação de confiança com qualquer um dos nossos animais. Muito do que fazemos na pré-produção e treinamento foi deixá-los confortáveis para estar nesse ambiente, para que se sintam calmos e seguros e se concentrem no trabalho que têm em mãos.

Como você percebe se eles estão confortáveis?

Se eles estão olhando para nós e nos perguntando, está tudo bem? e nós olhamos para eles e dizemos "está bem", então eles se sentem confortáveis, porque estamos confortáveis. E nós não violamos essa confiança.


Quero dizer, os gatos não estão falando com você. Eu sei que falo com meus gatos como se eles fossem humanos quando estou sozinho em casa, mas quando eu faço isso perto de outras pessoas, percebo que isso acontece como se eu fosse um pouco ...

Oh sim. As pessoas pensam que somos loucos. Você tem que lembrar, nós estamos com eles o tempo todo, e é como um relacionamento. Especialmente quando eles estão treinando. Nós pensamos, "Oh, não, isso não estava certo. Por favor, tente isso de novo ”, e chegamos tão perto que nos entendemos muito bem. E eles conhecem nossos movimentos.

Você notou alguém no set começando a falar com os gatos como humanos também? Talvez Sam Jackson tenha atuado com a Reggie?

Nós realmente sentimos que todo mundo estava completamente dentro. Todos no filme respeitavam os gatos. E eles sempre estendiam a mão e nos ajudavam sempre que pedíamos que fizessem algo, um afanão ou um pedaço de comida.

Eu suponho que Sam Jackson falou com os gatos. Eu gosto de pensar que o set pode ter que desligar por cinco minutos, então Reggie pode entrar. Foi algo especialmente difícil para os gatos?


Eu acho que talvez tenha sido o figurino do Skrull. Esse foi um dos nossos desafios, porque eles parecem tão diferentes das pessoas. Ben Mendelsohn foi tão incrível ao fazer os gatos se acostumarem com a fantasia e maquiagem. Ele mostrou a eles como ele se movia e soava, e ele era realmente ótimo fazer os gatos gostarem dele.

Boa. Esse é o nível de excepcionalidade que eu esperava de Ben Mendelsohn.

Lembro-me de estar no set que é dentro do jato em um espaço muito apertado, e Ben não se parece em nada com um ser humano em seu traje. Reggie estava um pouco desconfiado. [Os diretores do Capitão Marvel Anna Boden e Ryan Fleck] tiveram tempo para dizer: “Vamos parar o que estamos fazendo e deixar o gato confortável”. Colocamos o Reggie sentado em uma cadeira e Ben estava sentado na cadeira ao lado dele. e deixamos Reggie ir até ele e explorar por sua própria vontade, e logo percebeu que Ben era como nós, mas ele parecia diferente. É sobre ter o tempo para parar. E isso mostra-se na tela.

Imagino Reggie e Ben Mendelsohn apenas sentados em silêncio um ao lado do outro por dez minutos, enquanto centenas de pessoas da equipe assistem, e é como uma imagem realmente zen.

Foi incrível. Um desses momentos surreais em que você diz: "Sim, eu não sei, estou usando meu gato junto com um Skrull agora". Acho que, se eles forem a outro na natureza, eles ficarão bem.

Pessoal dos Efeitos especiais mostra até mesmo duas cenas impossíveis de se diferenciar entre um gato real e um feito digitalmente:



E veja mais imagens de gatos que foram inseridos digitalmente:









Então, de volta para aquela cena final com Goose? Acho que isso deixou muitos de nós esperançosos de que os Flerkens estarão de volta para ajudar a salvar o mundo de Thanos em Vingadores: Ultimato. Como você acha que um Flerken poderia salvar o mundo?

[Rindo ainda mais desconfiado.] Eu não sei. Eu acho que é mais uma pergunta da Disney. Eu não sei nada… [pausa suspeita]. Mas é notável o quanto Goose ressoou com as pessoas.

Você sabia que ele iria conseguir um pôster de personagem?

Eu não! Como eu digo, isso é ótimo para nós. Nós fazemos o que amamos. Esse é o nosso primeiro amor e nosso segundo amor é poder estar envolvido com algo assim. É a coisa mais legal de ver seu amigo em um outdoor ou cartaz. Nem todo mundo tem um Flerken. Espere, na verdade, somos as únicas pessoas que têm um Flerken… e isso é muito legal!

Isso é legal. Você é como uma mãe acompanhando os filhos no teatro. Eu aposto que você tem o seu favorito.

Nós amamos todos os nossos animais. Cada um deles é especial. Eu não me importo se é um empreendimento ou um comercial, estamos muito orgulhosos deles ...

Mas Reggie é meu favorito, sim. Não conte aos outros.



Além de Reggie (e Archie, Rizzo e Gonzo que também fizeram o papel de Goose no filme), temos no elenco Brie Larson (Carol Danvers), Ben Medelsohn (Talos), Lee Pace (Ronan), Djimon Hounsou (Korath), Jude Law (Yong-Rogg), , Rune Temte (Bron-Char), Algenis Perez Soto (At-Lass) Gemma Chan(Minn-Erva), Lashna Lynch (Maria Rambeau), Clark Greeg (Phillip Coulson), Samuel L. Jackson (Nick Fury), McKenna Grace (como a jovem Carol Danvers), Kenneth Mitchell , Anette Benning e Colin Ford. Capitã Marvel é dirigido pela dupla Anna Boden e Ryan Fleck e estreará no Brasil daqui a três semanas, no dia 7 de Março.

Coveiro

comments powered by Disqus