segunda-feira, 7 de junho de 2021

Roteirista fala de Agatha como mentora e outras ideias descartadas na versão final de Wandavision


Com a proximidade do Emmy, a Marvel não disfarça nem um pouco que quer ganhar alguns prêmios em certas categorias com Wandavision. Não é a toa que uma matéria muito completa da revista Rollingstones desse mês traz em detalhes uma conversa com o elenco e a produção, em diversos níveis, ressaltando como foi construir essa primeira e tão elogiada série da Marvel Studios. E um dos destaques que certamente a série teve foi a atuação dinâmica de Kathryn Hahn como Agnes, ou melhor, Agatha Harkness.

A produtora da série Mary Livanos disse na revista que "Agatha é uma personagem incrível dos quadrinhos. Ela é realmente central para a evolução de Wanda como bruxa. Queríamos que alguém mexesse com Wanda, fizesse Wanda questionar-se emocionalmente e impelisse Wanda para o mundo da magia. Agatha parecia a melhor e mais legal opção. Assim que soubemos que tínhamos Kathryn Hahn, quero dizer - o personagem foi projetada para ser uma vizinha atrevida desde o início, mas, meu Deus, Kathryn adiciona uma profundidade totalmente nova que eu não acho que poderíamos ter imaginado. Escolhê-la foi um milagre literal. Estávamos batendo nossas cabeças contra a parede tentando descobrir quem poderia ser Agatha, e Kathryn veio apenas para uma reunião geral com a Marvel. Acho que foi a reviravolta mais rápida de uma reunião comum para o elenco de nosso vilão principal que a Marvel já teve".

A atriz Kathryn Hahn pareceu satisfeita com a personagem. "Eu adoro a ideia de uma mulher perigosa. A palavra 'bruxa' tem essa conotação. Apenas falando historicamente, é uma maneira de categorizar ou calar a boca de uma mulher que é barulhenta ou inexplicável ou complicada ou perigosa ou bagunceira, ou seja o que for. Agatha é uma bruxa muito, muito poderosa. Ela pode ser uma mentora e ser uma antagonista, ter 100 anos e ainda assim ter uma aparência fabulosa! Mary Livanos fez um fichário, e dentro dele basicamente todas as vezes que Agatha apareceu nos quadrinhos, desde 1970. Então, eu tinha algo realmente concreto para começar. E, claro, o seriado é um monte de quadrinhos misturados, metaforicamente. Eu definitivamente era capaz de usar aqueles 'modelos'" disse ela. 

A atriz também sugeriu aos fãs que "Seria divertido voltar e assistir tudo desde o início novamente, porque está tudo lá, todas aquelas perguntas e consultas. Nós sabíamos como colocar em camadas todos aqueles níveis diferentes e ainda jogar em cima disso. Agatha certamente sabia muito do que estava acontecendo, e ela permaneceu no mundo da sitcom por mais tempo do que esperava, só porque começou a se divertir. Mas era uma linha tênue. Você realmente teve que atuar no mundo, porque você não queria dar só uma gorjeta para o público, que é muito experiente de qualquer maneira, especialmente as pessoas que conhecem a Marvel muito, muito bem. " 

A criadora de WandaVision, Jac Schaeffer, que recentemente assinou contrato de exclusividade com a Disney, Marvel Studios e demais braços do conglomerado, explicou a Rolling Stone sobre a mudança de tom que houve com a Agatha na série. A versão que vimos na série era de uma vilã que queria assumir o controle dos poderes da Feiticeira Escarlate, mas antes a Marvel Studios planejou ficar um pouco mais perto dos quadrinhos. Nessa iteração anterior de WandaVision, Agatha foi criada para servir como mentora de Wanda Maximoff, ensinando-a a controlar seus poderes. Como resultado, parte do final da série mudaria de forma significativa.

"Na concepção original, o personagem de Agatha estava mais no espaço do mentor e especialista em magia", disse Jac Schaeffer. "Uma das coisas que nunca mudou foi que, no final, Wanda teria que dizer adeus ao Visão. Na minha noção original, esse adeus foi como um feitiço final que ela tinha que fazer. E estava amarrado a um feitiço que Agatha lhe ensinou no início da série, onde uma 'terrina de molho' se estilhaçou, e Agatha lhe ensinou este feitiço básico de amarração. No final, o que ela tem que fazer é integrar seu trauma, e ela tem que amarrar o Visão de volta com aquele feitiço. Agatha acabou se tornando mais uma força antagônica, porque precisávamos disso na série. "


Outra ideia abandonada segundo Jac foi dar mais conteúdo na série ao que é a magia do caos. Em um ponto, ao explorar as idéias por trás da magia do caos de Wanda, ficou definido que teria "uma dimensão de caos" na série. "Houve mais dissecação da ideia da magia do caos na sala dos escritores também. Quando contratamos o diretor Matt Shakman, houve um longo período em que tentamos projetar uma dimensão do caos, que acabou não nos servindo e não era necessário" disse Jac.

Outra mudança que surgiu em relação ao final foi a reação dos cidadãos de Westview ao confrontar Wanda. “No episódio, eles meio que atacaram Wanda com suas palavras, mas inicialmente houve uma sequência em que foi mais uma luta. Nós nos afastamos disso por conta da Covid, então eu tive que escrever todo aquele diálogo para eles. E eles são todos atores incríveis, então acho que foi uma vitória. Matt mandou fazer essas pranchas realmente incríveis onde era como uma batalha de zumbis, e estávamos todos apaixonados por essa ideia cinematográfica, mas acho que acabou sendo mais revelador psicologicamente ouvi-los dar voz ao que sua experiência tinha sido. "

Elizabeth Olsen acredita que a maneira como a cena acabou indo funcionou muito bem, alegando que a foi ótima de ser filmada. "É a primeira vez que ela reconhece a dor naquele mundo, e acho que ela se sente péssima pelo que está fazendo com essas pessoas. Mas essa sequência foi tão divertida de filmar". Outra reclamação comum voltada para o final de WandaVision é que muitas pessoas acreditam que Wanda se saiu muito facilmente, especialmente porque ela acabou de escravizar uma cidade inteira por um bom tempo e não teve consequências. De acordo com Olsen, a cena pretendia transmitir que ela não estava apenas saindo, mas fugindo.

"O que filmamos foi que ela precisava fugir antes que as pessoas que responsabilizariam ela chegassem lá. E para onde ela foi é um lugar onde ninguém poderia encontrá-la. Tenho certeza disso. Porque ela sabe que vai ser responsabilizada, eu acho, e eu acho que ela tem uma enorme quantidade de culpa e uma nova quantidade de perdas. " 

Todos os capítulos de Wandavision encontram-se agora disponível no Disney+. É um elenco de primeira que agora podemos anunciar mais abertamente. Começamos por Elizabeth Olsen como Wanda Maximoff e Paul Betanny como Visão como os protagonistas. Na lista também temos Kathryn Hahn como Agnes, Teyonah Parris como Mônica Rambeau, Kat Dennings como Darcy Lewis, Randal Park como Jimmy Woo, Josh Stamberg como Tyler Hayward,  Emma Caulifield como Dottie, Evan Peters como "Pietro", Jullian Hilliard como Billy e Jett Klyne como Tommy. A direção de todos os capítulos da série é por Matt Shakman e a showrunner é Jac Schaeffer

Coveiro

comments powered by Disqus