segunda-feira, 4 de abril de 2022

Estreia de Immortal X-Men coloca Senhor Sinistro como protagonista


Finalmente temos a primeira edição de Immortal X-Men dando início a fase Destiny of X. E para capitanear o título, um dos roteiristas destaques do momento, Kieron Gillen. Responsável por um dos melhores quadrinhos de super-heróis da atualidade: Eternos. Além de outros grandes sucessos, como Once & Future para Boom! e Die para Image Comics. E na arte, Lucas Werneck, que já vem trabalhando em títulos da franquia mutante como: Carrascos, X-Men e X-Men: O Julgamento do Magneto.

Immortal X-Men é uma continuação direta de Inferno, onde temos o Conselho Silencioso reformulado com a entrada de Sina e Colossus. E nessa edição, o foco é no Senhor Sinistro, protagonizando e narrando toda a história de sua perspectiva. Gillen remete muito do que plantou em sua passagem anterior na franquia mutante, estabelecendo um Sinistro mais espalhafatoso e cômico, casando muito bem com o que Hickman e, principalmente, Zeb Wells em Satânicos, fizeram com o personagem.

Na cena inicial temos o encontro entre Sinistro e Sina logo após o final da Primeira Guerra Mundial, onde Sina revela algo que acaba atingindo Sinistro. O momento faz um grande paralelo com o encontro de Charles e Moira em HOX/POX. 




No decorrer da trama, um grande jogo de poder é desenvolvido pelos membros do Conselho. Através da ótica de Sinistro, podemos ver que ele sabe de tudo o que acontece dentro de Krakoa, e é muito mais inteligente do que realmente mostra ser. Com a saída de Magneto do Conselho Silencioso, uma corrida para substituir seu assento começa.

Emma ainda está frustrada após descobrir os planos secretos de Moira, Xavier e Magneto. Enquanto Exodus procura um novo Messias como sinal de fé mutante, o que o leva até Esperança Summers. Selene se oferece para ocupar o lugar de Magneto, trazendo conhecimento, como Apocalipse tinha, e domínio da magia, o que nenhum outro membro do conselho domina. Além de poder acelerar o processo de ressurreição, como fez durante a saga Necrosha. Nesse momento, Esperança também se oferece para cobrir a última cadeira do Outono, dizendo trazer o apoio da população mutante que adora os Cincos.


Com a votação, e certa influência de Sinistro para benefício próprio, Esperança recebe o assento. Selene, frustrada pelo resultado, abre o portal X-Eterno para liberar o caos em Krakoa.

Colocando Selene como uma variante não calculada em seus planos, Sinistro revela ter um arsenal de clones de Moira MacTaggert para poder ver as possiblidades variadas da linha do tempo ao seu bel-prazer.

Com a saída de Jonathan Hickman no final da minissérie Inferno, as expectativas foram voltadas para Gillen, que inclusive, já trabalhou anteriormente na franquia, no título Fabulosos X-Men. E nessa edição de estreia, podemos entender melhor o motivo do aguardo. O roteiro é muito bem encaixado e consegue trazer um ar cômico sem perder a seriedade do jogo de poder entre os personagens. Aqui, há um excelente Senhor Sinistro, uma enigmática Sina e pela primeira vez desde HOX/POX, traços de desenvolvimento de personalidade de Esperança Summers. Lucas Werneck entrega um traço limpo e segue a linha estabelecida por R. B. Silva e Pepe Larraz de uma maneira muito competente. 

João Cardoso

comments powered by Disqus