sábado, 4 de maio de 2019

Roteiristas de Vingadores: Ultimato discutem sobre a batalha final e os destinos decididos para alguns personagens



Chegamos a terceira e última parte da conversa do New York Times com os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely. E aqui falamos tudo sobre a batalha final e discussões sobre os finais dados a alguns personagens. Confira:

Como a Marvel se sentiu quando você disse a eles que imaginou uma enorme batalha real com quase todos os personagens da franquia?
MARKUS Acho que eles sabiam que estava chegando.
McFEELY É por isso que demorou tanto. Filmamos por 200 dias para dois filmes.
MARKUS Nós escrevemos e gravamos uma batalha ainda mais longa, com sua própria estrutura de três atos.

Havia cenas que você escreveu para essa sequência que não entrou no filme?
McFEELY Elas não funcionavam bem, mas nós tivemos uma cena em uma trincheira onde, por algumas razões, a batalha foi interrompida por cerca de três minutos e agora haviam 18 pessoas falando: "O que vamos fazer?" vai fazer isso. ”“ Eu vou fazer isso. ”Apenas pulamos essa cena completamente que parecia uma ação irreal, falsa. Quando você tem tantas pessoas, invariavelmente sai uma fala, uma fala, uma fala. E isso não é uma conversa natural.
MARKUS Também exigia que eles encontrassem abrigo suficiente para ter uma conversa no meio da maior batalha. Não foi uma batalha educada como na Primeira Guerra Mundial, onde você tem um momento.



Como vocês coordenaram o momento em que todos os heróis da Marvel se reúnem?
McFEELY Houve muita conversa. Isso é algo encantador ou é apenas favorecimento? Nós fomos ao redor disso. Em última análise, nós fomos atrás do que nós gostamos muito.
MARKUS Parte da diversão dos filmes “Vingadores” sempre foram os team-ups. A Marvel vem acumulando essa enorme lista de personagens. Você tem alienígenas loucos. Você tem muitas mulheres duronas. Você tem três ou quatro pessoas em trajes de Homem de Ferro.

Havia outros personagens que vocês poderiam ter, mas não usaram?
MARKUS Houve momentos em que eles trouxeram todo mundo de volta, onde nós estamos pensando que, tecnicamente, Michael Douglas e Michelle Pfeiffer têm trajes. Nós os trazemos de volta? Daí, tornou-se impossível rastrear as pessoas que trouxemos de volta, mas também seria uma orgia.
McFEELY Você colocaria Luke Cage lá?

Você considerou usar os heróis dos programas de TV da Netflix, como o Demolidor ou Jessica Jones?
McFEELY Teríamos que introduzir esses cinco personagens - ou o que quer que seja. Nós já estamos assumindo que as pessoas viram muitos filmes. Vamos realmente supor que eles compraram uma assinatura da Netflix e assistiram a esses programas o suficiente para que, quando os virem, eles o façam "Aeee?"
MARKUS Também estraga os cronogramas. Você teria que assumir que todos eles foram eliminados ou, caso contrário, poderiam ter aparecido mais cedo. Eu acho que o único personagem que veio da TV para o cinema é Jarvis, James D'Arcy [de “Agente Carter”].

Vocês poderiam ter usado algum dos personagens que a Disney obteve da aquisição da Fox, como os X-Men ou o Quarteto Fantástico?
McFEELY Legalmente, não era permitido.
MARKUS Eu acho que está concluído agora, mas não foi estava até então. Eles ainda têm um filme dos “X-Men” [“Fênix Negra”, previsto para junho]. Você não pode reinicializá-los antes que eles terminem e dizer "Desculpe por ferrar você completamente."


Vingadores: Ultimato compartilha alguns paralelos inesperados com "Game of Thrones", que também recentemente publicou episódios sobre seus heróis se preparando para uma batalha significativa e depois a batalha em si. Por que você acha que essas narrativas são semelhantes? Você já olhou para “Game of Thrones” como inspiração?
MARKUS Estamos em um momento de altos e um momento chocante na história, onde você tem que contemplar o que você está disposto a fazer para melhorar a situação. Queira ou não todo mundo está falando sobre isso, ou apenas contando histórias boas e antiquadas, eu não sei.
McFEELY A Marvel foi acusada de ser o programa de televisão mais caro que existe, e há alguma verdade nisso. Os gêneros são diferentes, os tons são diferentes, mas são narrados em série.
MARKUS Nós ocasionalmente nos perguntamos: nós apenas criamos o serviço de fãs de beisebol mais caro do mundo? Mas então nós pensamos que os fãs são na verdade a maioria das pessoas que chegam a isso. Está dentro do beisebol, mas todo mundo está seguindo o beisebol. É também por isso que os personagens da Marvel duraram tanto tempo. Eles são esquisitos. Eles têm peculiaridades estranhas.
McFEELY Os insossos não duram.
MARKUS Eu me lembro de “Game of Thrones” sendo uma referência para o primeiro filme. A que distância você consegue manter esses fios, e por quanto tempo, e ainda sente como se estivesse contando uma única narrativa? “Game of Thrones” tem pessoas que estão apenas se encontrando agora! Por mais que as pessoas pensem que a cultura está indo pelo ralo, parece haver uma elevação na estimativa das pessoas sobre o tipo de narrativa que terá sucesso na cultura popular.
McFEELY O que você acha desse filme, é complicado. Não é outra sequência.
MARKUS E muita coisa da TV popular é complicada. "This Is Us" é complicado. "Simon & Simon" não foi tão complicado. Ótimo como foi. Mas parece que há uma aceitação de formas mais complicadas de contar histórias.


O tempo de execução de três horas do “Ultimato” chegou a ser questionado?
MARKUS Houve um acordo dentro de todo o grupo de que levariamos o nosso tempo; nós não vamos cortar meia hora para que possamos fazer mais uma exibição por dia.
McFEELY Nós não pudemos! Onde você vai cortar meia hora? Não havia uma sequência que você pudesse cortar.
MARKUS Veja alguns dos filmes mais populares de todos os tempos. Eles são longos como o inferno. Quando as pessoas querem ver algo, isso não parece atrapalhar. Também há alguns filmes curtos e totalmente malsucedidos.

Por que Natasha Romanoff teve que morrer?
McFEELY A jornada dela, em nossas mentes, chegava ao fim se ela pudesse recuperar os Vingadores. Ela vem de um contexto de controle da mente tão abusivo e terrível, então quando ela chega a Vormir e ela tem a chance de recuperar a família, isso é uma coisa pela qual ela trocaria. A coisa mais difícil para nós foi que estávamos sempre preocupados que as pessoas não tivessem tempo para ficar tristes o suficiente. Os desafios ainda estariam por aí e eles não resolveram o problema. Mas nós perdemos um personagem grande - uma personagem feminina - como podemos honrá-la? Nós temos essa perspectiva masculina e muitos caras estão tristes que uma mulher morreu.
MARKUS Tony tem um funeral. Natasha não. Isso é em parte porque Tony é uma figura pública massiva e ela é um mistério o tempo todo. Não seria necessariamente honesto para a personagem dar-lhe um funeral. A maior dúvida sobre isso é o que Thor quer tirá-la de lá ainda e diz “Nós temos as pedras do infinito. Por que não a trazemos de volta?
McFEELY Mas essa é a troca eterna. Você a traz de volta, você perde a pedra.

Houve um possível desfecho em que Clint Barton se sacrifica em vez dela?
McFEELY Houve, com certeza. Jen Underdahl, nossa produtora de efeitos visuais, leu um esboço ou rascunho onde o Gavião Arqueiro é quem faz. E ela diz: "Não tire isso dela". Na verdade, fico pensando emocionalmente sobre isso.
MARKUS E era verdade, foi ele quem levou o golpe por ela. Seria melodramático para ele morrer e não ter sua família de volta. E é certo e correto que ela tenha feito.


E Tony Stark teve que morrer também?
McFEELY Todos sabiam que este seria o fim de Tony Stark.
MARKUS Eu não acho que houve obrigatoriedade. Se tivéssemos um bom motivo para não fazê-lo, certamente as pessoas o teriam entendido.
McFEELY A palavra de ordem era, termine este capítulo e foi ele que iniciou o capítulo.
MARKUS De certa forma, ele tem sido o espelho de Steve Rogers o tempo todo. Steve está se movendo em direção a algum tipo de interesse próprio esclarecido, e Tony está mudando para o altruísmo. Ambos chegam aos seus 'endpoints'.

Houve algum outro resultado que você considerou para Tony?
MARKUS Não. Porque nós tivemos a oportunidade de dar a ele a aposentadoria perfeita, dentro do filme.
McFEELY Ele já pegou isso.
MARKUS Essa é a vida pela qual ele está se esforçando. Ele e Pepper vão ficar juntos? Sim. Eles se casaram, tiveram uma filha, foi ótimo. É uma boa morte. Não parece uma tragédia. Parece uma vida heróica e acabada.

E Cap sempre teria seu final feliz com a Peggy Carter?
McFEELY Desde o primeiro esboço, sabíamos que ele iria ter a dança. Em um assunto separado, comecei a perder meu barômetro no que era apenas um FanService e o que era bom para o personagem. Porque eu acho que é bom para os personagens. Mas nós também apenas lhe demos o que você queria. Isso é bom? Eu não sei. Mas eu vou te dizer, é satisfatório. Ele adiou uma vida para cumprir seu dever. É por isso que eu não acho que vamos matá-lo. Porque isso não é o arco. O arco é, eu finalmente ponho meu escudo de lado porque eu ganhei isso.
MARKUS Um herói sem sacrifício, você não vai tirar as milhas daquela pessoa que precisa para esses filmes. Isso é o que faz deles um herói, não são os poderes.



"Ultimato" configura Sam Wilson como o novo Capitão América. Esse é um futuro filme da Marvel? Você escreveria isso?
MARKUS Nós realmente sabemos o tanto quanto você sabe. Eles estão fazendo "Os Eternos", que é uma propriedade sobre a qual eu não sei quase nada. Nós estivemos aqui, tentando definir esta geringonça funcionando. Se nós dermos mais um, você não pode aumentar o escopo ou as apostas de onde estamos no momento. Nós teríamos que reduzi-lo de volta, fazer uma história de origem. Existem personagens menos conhecidos que eu gosto, se você me jogar esse cara, eu não poderei resistir. Há um grande filme do Cavaleiro da Lua a ser feito, mas eu não sei o que será.

Você escreve esses filmes e personagens há mais de uma década e nunca se cansaram deles -
McFEELY Ou nos demitiriamos. Com certeza.
MARKUS Chegamos perto de ambos. É uma prova de conceito, mas também das pessoas com quem estamos trabalhando. Nós não estamos batendo contra esse nível ditatorial, onde é algo como "eu tenho algumas notas. Eu realmente quero vê-lo voar em um dragão - coloque o dragão dentro. E eu vou almoçar".
McFEELY Se tivermos uma ideia, as pessoas levam isso muito a sério. Eles valorizaram o “Soldado de Inverno” e viram como a “Guerra Civil” estava se aproximando. Eles tinham visto o nosso processo e nós trabalhando com os irmãos [Russo], e eles disseram, e se Joss [Whedon] não voltasse - eu não sei nada sobre essa decisão - ficou claro com o tempo que, a menos que eles nos odiassem, seria esse time a fazer isso.
MARKUS Mas também havia uma possibilidade, porque [“Vingadores: Ultimato”] fez um pouquinho menos que o primeiro “Vingadores” 1 - que nós estávamos assumindo um “Superman” 3 e 4. Talvez as pessoas tivessem cansado disto.
McFEELY O objetivo não era avançar para a estratosfera. Foi apenas não estragar tudo.

Este é o final de vocês com a Marvel também?
MARKUS Eu não sei como será, esse é o problema. Eu não tenho idade suficiente para me aposentar.

Se "Endgame" nos ensinou alguma coisa, é que você nunca deve se aposentar.
McFEELY Então eles te arrastam e te matam.



E terminamos a terceira e última parte! Você pode conferir a primeira e segunda parte aqui e aqui no site. E aguarde por muito mais de Vingadores: Ultimato. Afinal, o filme fez isso tudo já na bilheteria mas está só começando sua passagem nos cinemas

Dirigido por Joe e Anthony Russo e Roteirizado por Christopher Markus e Stephen McFeely, Vingadores: Ultimato trará de novo Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Bradley Cooper e Sean Gunn (Rocket Raccoon), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff (Mantis), Vin Diesel (Groot), Tom Hiddleston (Loki), Josh Brolin (Thanos), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Danai Gurira(Okoye),Tessa Thompson (Valquíria), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan). O filme estreou 25 de Abril no Brasil e já vem batendo todos os recordes de bilheteria



Coveiro

comments powered by Disqus