segunda-feira, 14 de junho de 2021

Michael Waldron conta como foi a passagem de roteirista de Loki para Doutor Estranho 2

 O roteirista Michael Waldron, que foi escolhido a dedo pelo chefe da Marvel Studios Kevin Feige para escrever o programa de seis episódios, tem sido o grande foco das atenções desde que Loki estreou na semana passada. Recentemente, ele esteve conversando com o jornal Toronto Sun e revelou mais da história que mostra o anti-herói se unindo ao Agente Mobius (Owen Wilson) e à Autoridade de Variância Temporal para impedir que nosso universo volte a enlouquecer com muitas variações temporais de nossa linha do tempo.


Como você queria diferenciar Loki de WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal e colocar suas próprias impressões digitais nele?

É nossa intenção que este programa seja tão vital quanto qualquer filme e tenha um grande impacto no MCU daqui para frente. Queríamos apenas fazer grandes oscilações. Fomos encorajados a fazer isso de cima para baixo para arriscar muito. Então, desafiei nossos escritores a cada passo do caminho para perguntar: "Qual é a solução mais maluca para todos os problemas que temos?" Isso sempre foi emocionante. Queríamos apenas ser ousados e caóticos. Queríamos que a experiência da série fosse como é interagir com Loki.

Antes disso, você não tinha nenhuma conexão com nada da Marvel ou qualquer coisa relacionada a quadrinhos. Você foi assistente de Community e redator de Rick & Morty. Como você conseguiu as chaves deste projeto?

Eu disse a você que a Marvel se arrisca muito e me contratar para fazer essa série é provavelmente o maior de todos os riscos... Kevin Feige é um grande fã de Rick e Morty, então acho que ajudou. As pessoas na Marvel, para seu crédito, realmente não se importam com seus créditos. Eles respondem à paixão e depositam muita confiança em mim. Eu me sinto muito feliz.

No episódio de estreia, Loki tem que assistir seus próprios maiores sucessos. Você voltou e assistiu a alguns dos filmes anteriores da Marvel em que ele participou para fazer sua caracterização certa?

Eu fiz. Uma e outra vez. Eu assisti a todos os filmes com Loki, mas também assisti filmes do UCM repetidamente para identificar o que eu amava nos filmes da Marvel e o que eu achava que realmente funcionava e onde eu achava que poderíamos levar isso e seria emocionante. 

Isso terá algum impacto além da série de seis episódios. Você teve um reinado livre ou houve limites entre os quais teve que se estabelecer?

Há um plano ali, mas a ordem é sempre: 'Faça o que você está fazendo da melhor forma possível'. Então, estávamos tentando fazer de Loki o melhor seriado que podíamos e então confiamos que ele se encaixaria organicamente no mais amplo mundo do UCM.

A viagem no tempo é uma coisa muito debatida na cultura pop. Como você procurou acertar esses elementos nos seriados?

Eu sabia, especialmente porque este é um programa de TV de seis horas, que haveria uma semana entre cada um desses episódios em que as pessoas podem examinar o programa e descobrir nossa lógica de viagem no tempo. Então, trabalhamos duro para construir uma peça fundamental de ficção científica que pode, esperançosamente, resistir ao escrutínio semana após semana.

Como alguém que assiste ansiosamente a esses programas e depois lê as teorias dos fãs online, por quantos easter eggs as pessoas devem ficar de olho?

Eu amo Easter Eggs. Eu acho que, como qualquer programa da Marvel, assista algumas vezes e pressionava 'pausa'... Você nunca sabe o que pode encontrar.

Como Tom sugeriu maneiras de revisitar Loki? Afinal, ele está atuando como ele há mais de uma década.

Tom foi meu maior recurso no personagem. Ele é Loki. Ele e eu sentamos juntos e discutimos diferentes inspirações para a jornada do personagem e ele me ajudou com o diálogo e como Loki poderia dizer algo. Ele tinha uma ótima perspectiva disso.

Owen Wilson é novo no mundo dos quadrinhos. Como foi fazer com que ele se tornasse Agente Mobius? 

Olha, temos muita sorte de tê-lo. Mobius foi em grande parte um personagem original porque não há muito sobre ele nos quadrinhos. Tive o prazer de imaginar quem seria aquele cara. Conseguir que Owen viesse e elevasse aquele personagem foi incrível.

Por que você acha que Loki ressoou com os fãs da Marvel por tanto tempo?

As pessoas se veem nele ... ele é um vilão encantador que Tom Hiddleston imbui de simpatia. Mas há uma vulnerabilidade para Loki. Ele é um pária que viveu na sombra de um irmão mais velho e tudo o que ele quer é aceitação e amor. Então ele é levado a fazer coisas das quais pode se arrepender, e acho que é algo com que todos nos identificamos. Ele é muito humano, apesar de ser um Deus. Isso é algo ótimo sobre todos os heróis dos quadrinhos da Marvel. A humanidade desses personagens poderosos e eu acho que Loki representa isso muito bem.

Você escreveu Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que será lançado no próximo ano. O que podemos esperar dessa sequência?

É um filme de Sam Raimi, então acho que já diz tudo. É um filme de super-herói blockbuster de Sam Raimi. Isso deve ser o suficiente para deixar qualquer um animado.

Como esse trabalho veio para você? A Marvel conseguiu isso junto com Loki?

Veio depois. Enquanto estávamos escrevendo Loki e quando eu estava me preparando para entrar no set, houve uma reviravolta criativa em Doutor Estranho e a Marvel me ligou e queria que eu pulasse nisso. Loki estava em boa forma, um dos meus escritores, Eric Martin, ficou e estava no set ... Foi legal ter minhas mãos em dois desses projetos ao mesmo tempo.

Esta é uma nova era para o MCU. O que as pessoas podem esperar desta próxima fase da Marvel?

Veja o que você já viu com um programa como WandaVision. Podemos nos arriscar - provavelmente assumimos riscos ainda maiores - no UCM do que nunca. Após o sucesso de Vingadores: Ultimato, havia a questão: para onde você vai a partir daqui? Isso é tanto do ponto de vista cinematográfico, mas também para os personagens. Foi um evento sísmico, mas é emocionante fazer programas de TV e filmes depois da Saga do Infinito.

Então, acho que você continuará vendo escolhas maiores e mais ousadas, cineastas legais e decisões criativas fora da caixa. Tudo o que tornou a Marvel tão bem-sucedida e inovadora na última década, eles vão continuar fazendo, eu acho, durante esta próxima fase e além.

Em Loki, Tom Hiddleston retorna como personagem-título, acompanhado por Owen Wilson, Gugu Mbatha-Raw, Sophia Di Martino, Wunmi Mosaku e Richard E. Grant. Kate Herron dirige a série, e Michael Waldron é o escritor principal. O primeiro episódio estreou no Disney + em 9 de junho de 2021 e novos episódios sairão todas as quartas-feiras!

Coveiro

comments powered by Disqus