sexta-feira, 26 de julho de 2013

Fabulosa X-Force: Curando as feridas entre uma batalha e outra

A colossal batalha batizada como "Saga do Anjo Negro" terminou. A Fabulosa X-Force salvou toda a vida existente no mundo. Mas o preço pago foi alto: alguns dos X-Men da Era do Apocalipse, como Gambit, Solaris e Selvagem, foram mortos em combate. Fantomex teve que revelar a existência de seu "sobrinho" Evan, na verdade um clone de Apocalipse, para seus colegas. E um dos integrantes da equipe, o Arcanjo, tornou-se o novo Apocalipse e acabou assassinado por sua própria namorada, Psylocke, apenas para reaparecer vivo e bem... mas sem qualquer memória de quem era até então.

Depois de tantos combates e tantas perdas, a X-Force merecia um momento de descanso... mesmo sendo um momento bem curto.



Essa história, publicada em X-Men Extra 138, traz roteiro de Rick Remender, arte de Robbi Rodriguez, e a belíssima capa acima feita por Rafael Grampá. E quem pensava que uma história de descanso entre uma missão épica e outra da X-Force quebraria o ritmo da série provavelmente vai se surpreender com quanta coisa é mostrada nela.

Para começar, a X-Force se despediu dos X-Men da Era do Apocalipse que sobreviveram. Logan bem que tentou convencer Jean Grey a ficar na Terra-616, dizendo que ela não tinha nada para que voltar lá, mas Jean disse que ainda há esperança para sua Terra e para a humanidade que vive nela, com a resistência humana organizada contra seu marido Arma X. Para Dentes-de-Sabre, Wolverine entregou a espada que havia recebido de Ogun e prometido passar adiante quando encontrasse um guerreiro mais honrado que ele - bacana ver que o ódio pelo Victor Creed da Terra-616 não cegou Logan para as qualidades do Creed da Era do Apocalipse. Mas Noturno decidiu ficar, por um único motivo: vingança. Vingança contra seus conterrâneos da Era do Apocalipse que quase acabaram com duas Terras de uma vez ao se aliarem ao Arcanjo. Colega morto, colega posto.



Sim, porque é importante lembrar que Warren Worthington III está morto, mesmo que seu corpo continue vivo. Psylocke bem quis acreditar que parte da essência de seu amado ainda existisse, mas depois de uma conversa teve que se conformar com o fato de outra vida habitar o corpo de Warren atualmente.

Fantomex, por sua vez, aproveitou o período de descanso para um último passeio com Evan, em que falou sobre como existem apenas três tipos de pessoas: líderes, seguidores e destruidores. Depois que o garoto prometeu que nunca se tornaria um destruidor, o "tio Cluster" anunciou o próximo passo do treinamento de Evan: partir para viver numa escola de jovens mutantes como ele, onde poderia continuar aprendendo como lidar com seus poderes sem ser contaminado pelos defeitos de seu tio. Ao voltar para a base da X-Force, Fantomex precisou ter uma dura conversa com Wolverine: Logan considerou irresponsabilidade de seu colega ter clonado Apocalipse, mas Fantomex disse acreditar que a maldade de En Sabah Nur não estava em seus genes, e a criação de Evan teve o objetivo de observar se essa hipótese se mostraria verdadeira. Para a sorte do ladrão, como lembrou Wolverine, a Escola Jean Grey existe para o "experimento" ter onde ir sem ser uma ameaça potencial para o mundo. Para a sorte do canadense, como lembrou Jean-Phillipe, Evan esteve pronto para ajudar a combater o antigo amigo dos X-Men quando ele se tornou uma ameaça.



Entraram em cena, então, dois professores da escola criada por Wolverine: Fera e Kitty Pryde, convidados pelo canadense para que ele pudesse abrir o jogo sobre seus segredos. Difícil dizer qual revelação mais chocou a dupla: talvez o fato de seus amigos terem montado uma equipe de assassinos? Talvez descobrir que Noturno está entre os integrantes do grupo - apenas para perceberem depois que este Kurt Wagner não é a reencarnação de seu falecido amigo? Talvez a existência de um Apocalipse mirim enviado como aluno para sua escola? Ou seria a matrícula de "Warren" como outro aluno, comportando-se de forma diferente e como se nunca os tivesse visto antes? Os dois não gostaram desses segredos, mas Logan deixou claro que se trata de um "mal necessário" para garantir a segurança dos alunos da escola e de todo o planeta. Fera acabou aceitando, mas exigiu que a X-Force tome todo o cuidado para que suas atividades nunca afetem a escola.



Depois de tudo isso, Fantomex ainda achou um tempinho para atualizar a Caverna X com um quadro da última formação da equipe. Com a morte de Warren, ele já se preparava para investir romanticamente em Psylocke, agora livre e desimpedida... quando foi capturado pelo irmão dela, o Capitão Britânia! Ciúme de irmão? Não: Brian Braddock sabe o que a X-Force andou fazendo e, como protetor do multiverso, suas decisões foram tomadas: Betsy deve ser resgatada da situação em que se encontra, e Fantomex deve ser julgado por seus crimes...



Numa primeira lida, essa história pode causar algum estranhamento, por ser uma espécie de "quebra" após a trama desenvolvida ao longo de 18 edições. Mas ainda é uma história muito boa, com destaque para os momentos emocionais, como a conversa entre Psylocke e Anjo ou a reação de Kitty ao ver o Noturno da Era do Apocalipse. O único ponto negativo, nesse quesito, acaba sendo em relação ao Deadpool: o personagem tem apenas uma aparição significativa nessa edição, e nela acaba não sendo engraçado como parecia ser a intenção da cena.

A arte de Rodriguez pode não ser tão marcante como a de Jerome Opeña, mas se mostra agradável. E as surpresas continuam vindo, desde a entrada do Noturno para a X-Force até a aparição inesperada do Capitão Britânia. Ele, aliás, parece ser a força condutora para o próximo arco da equipe; o que acontecerá? Só esperando a próxima edição para saber...

comments powered by Disqus