quarta-feira, 24 de julho de 2013

X-Men: O Império (Skrull) contra-ataca

O sonho de muitos dos jovens mutantes que decidiram ficar em Utopia após o cisma mutante é um dia entrar para o esquadrão "dos adultos" nos X-Men, tornar-se um super-herói. Entre esses jovens, está Megan Gwynn, a prestativa e ingênua Fada, que já chegou a ser levada para missões de campo em mais de uma ocasião. Mas uma coisa é estar acompanhada e protegida por X-Men experientes; outra coisa é estar sozinha frente ao perigo. Será que a adolescente é capaz de, sozinha, salvar o mundo?.



Este arco, apresentado nas edições 137 e 138 de X-Men, é o último arco do roteirista Victor Gischler com a equipe de segurança de Utopia liderada por Tempestade. Para ele, Gischler trouxe de volta a bela arte de nosso compatriota Will Conrad. Também trouxe de volta o Homem-Aranha e a Fundação Futuro, que já haviam aparecido em arcos anteriores da série.

Mas vamos à história: tudo começou quando um skrull convenceu Megan que ele e seus comparsas haviam sequestrado Franklin Richards, e só o libertariam se ela o ajudasse a se infiltrar no Edifício Baxter. Como invadir o local é ainda mais difícil do que parece, não demorou para o alien ser nocauteado. Parecia que a adolescente salvou o dia, mas a explicação da Fundação Futuro fez ela perceber que fez papel de boba: como os skrulls são transmorfos, ela deveria ter considerado a possibilidade de que o "Franklin" sequestrado fosse apenas outro skrull.



Envergonhada, Fada partiu com Tempestade, Apache e Dominó, que chegaram pouco depois da confusão. E pela segunda vez, foi enganada: os três eram, na verdade, outros skrulls, comparsas do primeiro. Eles aproveitaram que seu colega já havia disparado o alarme anti-skrull do Edifício Baxter para entrar sem serem percebidos e roubar uma fonte energética; agora, nos Laboratórios Horizonte, faltava apenas a unidade portátil de acionamento remoto para alguma coisa. Para sorte dela, Peter Parker monitorava naquele momento uma câmera na sala em que ela e seus captores estavam, e logo foi resgatada pelo Homem-Aranha.

Três dos skrulls (inclusive o que obrigou Fada a teleportá-lo no Edifício Baxter) não estavam realmente interessados em lutar; tendo ficado presos na Terra após o fracasso da "Invasão Secreta" skrull, queriam apenas recuperar o que pensavam ser uma nave e voltar para casa. Mas o quarto skrull, líder do grupo, tinha outros planos: o dispositivo para o qual precisavam dos itens roubados era, na verdade, um gerador bélico. O plano dele: chacinar o maior número possível de humanos para, então, voltar ao mundo skrull como um herói...

O trio adulto da Fundação Futuro uniu forças com os verdadeiros Tempestade, Dominó e Apache para proteger os inocentes das armas skrulls e destruir o gerador bélico. Mas no final do dia, foi a própria Fada (com ajuda do "amigão da vizinhança" e dos outros três skrulls, que não concordavam com a ideia de seu líder) quem infiltrou a nave inimiga, impedindo a colisão dela com os prédios de Nova York, capturando o vilão, resgatando o garotinho (chato) que havia sido sequestrado e ainda ajudando os skrulls arrependidos a partirem para seu planeta em uma cápsula de fuga. Apesar da jovem ter ajudado a começar todo o problema, Tempestade ficou impressionada com o potencial demonstrado por Fada, especialmente com a capacidade de liderança demonstrada. Estaria Megan pensando em pegar seu lugar? Segundo a Fada, não... pelo menos, ainda não.



Apesar de curta, a história não se mostrou tão inspirada como os dois arcos anteriores de Gischler, infelizmente: a história não é ruim, mas não empolga. Entre os aspectos positivos, estão a arte de Conrad proporcionando boa dinâmica na ação (sem ela, a ação ficaria um tanto arrastada ao longo da história) - que inclusive fez uma capa incrível para a última parte do arco, reunindo quase todos os X-Men, heróis aliados e vilões que passaram pelas histórias de Gischler na série - e o carisma de Fada, cuja juventude e inocência (qualidades essas que Gischler soube retratar bem) a colocam como uma espécie de substituta para Jubileu, que recentemente deixou a equipe.

De fato, como veremos em breve, a adolescente deve se juntar ao esquadrão de Tempestade nas próximas histórias, agora sob o roteiro de Brian Wood. Mas essa já é outra história...

comments powered by Disqus