quarta-feira, 10 de julho de 2013

Demolidor: O Herói Voltou!

 photo DHV01_zps80530d54.jpg

Ele amargou, nos últimos 10 anos, os piores momentos de sua vida. Perdeu sua identidade secreta. Perdeu dois grandes amores. Perdeu a sanidade e se autoproclamou rei da Cozinha do Inferno. Foi preso. Foi possuído por um demônio que lhe obrigou a realizar os piores atos, na qualidade de chefe do Tentáculo. Matt Murdock viu o inferno ao longo dos últimos anos. No entanto, até mesmo o Diabo da Guarda merece uma chance de redenção e de momentos mais leves e alegres. Com vocês, o Demolidor de Mark Waid e Paolo Rivera.

Depois de um longo período amargando uma verdadeira vida de desgraças (mais detalhes no Inominata que fizemos sobre a passagem de Bendis, Brubaker e Diggle pelo personagem), chegou a hora de Matt Murdock sorrir. Nada desgraça em cima desgraça como foi na época do Bendis e Brubaker. Nada dos tons escuros de Alex Maleev e Michael Lark. Aqui temos histórias mais leves, bem humoradas e desenhos mais limpos. Queda na qualidade? Obviamente que não.

 photo DHV02_zpsd88bbf62.jpg


O primeiro volume lançado pela Panini corresponde às primeiras seis edições do título “Daredevil”, sendo que temos dois arcos e uma história solo. Na primeira história, Matt auxilia um cliente muçulmano que ouve vozes para que ele não reabra sua loja de eletrônicos. Na segunda, Dr. Murdock tem resolver um complicado caso de demissão imotivada. Por fim, na ultima história, Matt faz um acerto de contas com o passado. Não darei mais qualquer detalhe das histórias que integram o encadernado. Quer saber como termina cada uma das histórias? Compre esse gibi. Vale cada centavo!

Após um período de grandes desgraças, Waid resolve escrever histórias mais voltadas para o heroísmo e humor. Não há margem para histórias pesadas como vimos na passagem de Bendis ou Brubaker pelo título. E nem por isso houve queda na qualidade. Na verdade, Mark Waid mostra que podemos ler boas histórias do personagem sem que haja a necessidade de destruir a vida dele a todo momento. Foi muito boa a mudança proporcionada por Waid, já que, se seguisse a linha dos escritores anteriores, teríamos uma repetição de um tema já saturado (E convenhamos, Bendis, Brubaker e Diggle competiram para ver quem mais causava danos à vida do personagem). Apesar do novo enfoque do personagem, Waid não desconsiderou o que ocorreu no passado. Matt teve a identidade revelada por um tabloide, foi possuído pela Besta do Tentáculo, dentre outros fatos dramáticos. Tudo isso continua valendo. Mas isso não se torna um obstáculo para uma mudança radical de postura do Demolidor.

 photo DHV03_zpsa3b6c52f.jpg


Waid também resgata um elemento que, apesar de sempre presente nas histórias, acabou sendo pouco explorado nos últimos anos, que é a carreira de advogado do Demolidor. Basicamente, as tramas presentes nesse encadernado tem seu pontapé inicial com algum caso jurídico que está sob os cuidados do escritório Nelson & Murdock. E Waid trabalha muito bem esse ponto, o que faz com que relembremos de séries como Law & Order, Scandal e The Good Wife.

 photo DHV05_zps792104a0.jpg


E claro, a mudança de direção proporcionada por Waid não poderia vir acompanhada de um desenhista carregado e sombrio, como Maleev ou Marko Djurdjevic. Justamente por isso a escolha de Paolo Rivera para fazer dupla com Waid foi a mais acertada possível. Traços limpos, precisos e leves, acompanhados de cores vibrantes (cortesia, nesse caso, de Javier Rodriguez e Muntsa Vicente) mostram que a vida de Matt Murdock ganhou novos ares e um novo colorido. E já que estamos falando da arte, cabe destacar um ponto interessante: A reprodução visual dos poderes de Matt. Isso traz um novo elemento narrativo para história. Dessa forma, o artista quer passar a sensação de como Demolidor sente o mundo. O resultado não poderia ser melhor, dando uma dinâmica bem interesse ao ritmo da história.


E também devemos elogiar a Panini aqui. Optar por lançar tal trabalho em formato de encadernado mostra a preocupação em valorizar um material de excelente nível. Essa série, vencedora do prêmio Eisner, não merecia encontrar seu destino em um mix. Merece um tratamento especial, como todo material de primeira linha da Casa das Ideias. Espero que o formato seja mantido ao longo da publicação.

 photo DHV06_zps3d0dacaa.jpg


Material altamente recomendado. Por isso digo novamente: Compre esse lançamento. É o tipo de coisa que você vai querer ter em sua coleção.

Rafael Felga

comments powered by Disqus