domingo, 26 de janeiro de 2020

Excalibur encerra arco mudando completamente as relações com o Outro Mundo da Marvel

O primeiro arco da nova série do Excalibur por Tini Howard e Marcus To se encerrou nessa última semana e depois de uma aventura fantástica que seguiu de uma Londres infestada pro criaturas mágicas até o Outro Mundo dominado por Morgana Le Fay, tudo pareceu se encaixar, mas com algumas grandes mudanças de Status quo.


Na edição 5, enquanto Londres era atacada na superfície, Gambit e Rictor buscavam terminar sua aventura subterrânea para encontrar os cristais que poderiam energizar o portal de Apocalipse entre os dois mundos. Mal chegaram do lado de fora e se viram cercado por todas as sortes de criaturas estranhas. Apocalipse clamava pela ajuda deles via um link mental, o Farol estava cercado e prestes a ser invadido.

Uma vez de volta, Gambit não estava disposto a dar os cristais a Apocalipse sem que esse garantisse o despertar da sua amada Vampira e começaram uma briga entre si enquanto que o farol era atacado por tentáculos de uma criatura mística gigante. Apocalipse teve que praticamente levar o mutante a lona pra continuar seu plano, só que mesmo assim descobriu tarde demais que parte dos cristais conseguidos por Rictor estavam com sua energia já gasta. Tudo parecia ir contra os heróis.


O final desta parte é marcado pelo retorno inusitado da Vampira. Ela estava passando pela sua própria jornada espiritual mística enquanto estava em estase e quando retorna surge infinitamente poderosa e sobre controle. Ela já chega socando Apocalipse pelo que ele fez com Gambit, e ao usar seus poderes no ex-vilão acaba conseguindo o que ele quer. Apocalipse era tão antigo quanto os cristais feitos de ossos mutantes antigos e teriam a mesma energia necessaria pro portal.

Apocalipse morreu mas a energia que saiu dele foi capaz de modificar e criar um portal diferente e estável pro outro mundo. Já a Vampira como consequência ficou visualmente igual e tão poderosa quanto En Sabah Nur. Nas memórias dela, ela viu que Apocalipse queria não só derrotar Morgana, mas sim o trono dela. E com ele fora da jogada, estava na hora de Besty liderar o ataque contra Morgana le Fay no lugar junto com sua nova equipe Excalibur.


Na edição 6, Xavier ressuscita rapidamente Apocalipse, sendo ele um dos membros do conselho, teria sua prioridades. Ele é recebido pelo irmão maluco dos Braddock, Jamie, e aparentemente revelam que tem um plano juntos. Quando chega a Avalon via o novo portal construído, Apocalipse encontra a equipe Excalibur atacando parte das forças de Morgana le Fay, que esta dividida também contra uma guerra de uma tal Bruxa Branca.


Todos os heróis parecem turbinados em poder, principalmente Rictor e Vampira, graças a Apocalipse. Mas pra evitar mais sangue e brutalidade desnecessariamente derramados, Apocalipse pede que a luta seja resolvida entre Campeões - Betsy, a nova Capitã Bretanha, e Brian, o Cavaleiro Negro dominado por Morgana. Para Apocalipse, eles teriam uma vantagem ainda, já que se Betsy morresse, Xavier poderia ressuscitá-la. Mas a irmã estaria disposta de ir até o fim para matar Brian?


Apocalipse tinha um plano em separado pondo em andamento. Ele sabia que Besty prevaleceria e assim que ela empalou o irmão mesmo contra a vontade, ordenou que Jubileu liberasse Shogo para lançar suas chamas capazes de derreter a realidade pra fazer sumir o exército inimigo presente. Assim, Morgana estava derrotada e foi obriga a se submeter ao novo rei de Avalon que se apresentava - Jamie Braddock. Era quem Apocalipse queria que ocupasse o trono, alguém tão poderoso que pode colocar Morgana em cárcere, segurar as alterações de realidade do lugar e ao mesmo tempo ressuscitar Brian.


O desenrolar da história mostra que apesar das coisas parecerem estar nos seus devidos lugares, deixou marcas. Gambit e Vampira tiveram um momento a sós romântico em Krakoa, mas ela estava se sentido pressionada com essa história de 'fazer' novas crianças mutantes.  Na mansão Braddock, descobrimos que Brian não consegue mais ter de volta o amuleto para virar o Capitão Bretanha, pois no teste de Merlin ele passou sempre a receber a Espada agora. E a espada não pode existir junto com o Amuleto, Brian teme que isso coloque os irmãos um contra o outro e pede pra Betsy trancar a espada pois veio num momento de vergonha para ele. E por fim, descobrimos que Apocalipse e Jamie Braddock estão no Outro Mundo realizando experimentos profanos com o corpo de Morgana.


Não sei o quanto vai durar essa história do Excalibur, mas é uma das minhas favoritas dessa nova leva de revistas mutantes. Tem todo um clima antigo das primeiras histórias do Capitão Bretanha e é ao mesmo tempo bem ligada com o atual status quo dos mutantes criado por Jonanthan Hickman. Espero ver de novo também Brian com essa sua nova versão que lembra seu primeiro uniforme. Será que se chamará Albion?

Coveiro

comments powered by Disqus