quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

X-Men: Mais missões do Conselho e uma equipe especial


Paralelo a histórias 'piratas' dos Carrascos e aventuras mágicas em Excalibur, a história principal dos X-men de Jonanthan Hickman está sendo contada em sua revista mensal. Faz já um tempo que não falamos dessa parte das histórias aqui, então vamos aproveitar que saiu uma nova edição esta quarta-feira pra resumir o que rolou desde a edição #2:

A edição #3 dos X-Men (de Hickman e Yu) que saiu ainda no ano passado traz uma história inusitada dos X-Men contra novos inimigos improváveis. Ao perceber que o portal que liga a Krakoa e a Terra Selvagem está inoperante (aparatemente hackeado), o Conselho Silencioso encaminha Ciclope, Sebastian Shaw e Emma Frost para investigar o assunto com ajuda do Teleporter. E eis que assim que chegam no local onde estaria instalado o portal, os três são atacados por velhotas com armas biotecnológicas extremas.


A Agroquímica Augusta Bromes (64 anos), a Bioengenheira Opal Vetiter (68 anos), a Geneticista Lily Leymus (71 anos) e a engenheira botânica  Edith Scutch (81 anos) são a Hordacultura, um grupo apresentado só agora de senhorinhas octagenárias que há anos vem manipulando todas as plantas no planeta pra não só diminuir a população futura do planeta como também decidir que ou quem deve viver. Contudo, a chegada de Krakoa e toda sua flora desconhecida trazendo medicamentos e usos inusitados para o mundo parece ter minguado os planos delas. Elas derrotaram facilmente Ciclope e Sebastian Shaw que não estavam preparados e antes de partir deixam avisados para Emma Frost que estarão estudando o que coletaram de Krakoa até ali e vão no futuro decidir se veem os X-Men como aliados ou alguém a servi-las.

Passando pra edição #4 dos X-Men (de novo Hickman e Yu), temos uma história mais política dos mutantes. Três membros do Conselho - Prof X, Magneto e Apocalipse - são convidados pra uma 'refeição' em portas fechadas com representantes e grandes homens de negócios de várias nações que estão de olho na ascenção de Krakoa no mundo. Estão ali gente de Wakanda, China, EUA, Itália, Suiça, India e até Brasil.


A reunião tinha tudo para ser uma nova emboscada, mas desta vez Xavier estava antecipando o perigo e levou dois de seus Capitães de Krakoa (Ciclope e Gorgon) para lidar com grupos de mercenários localizados nos andares debaixo do Jantar que atacariam a reunião assim que fosse dado o sinal. Depois de tudo resolvido, algumas farpas trocadas, Xavier informou para os demais presentes que um deles planejou o ataque e sugeriu que seria o mesmo responsável pela sua morte dias atrás (visto em X-Force #1). Na reunião, Magneto também deixou claro que as novas intenções deles dominarem os humanos não seria mais através da Guerra. Com os recursos de Genosha, eles comprariam a todos (é assim que os Mutantes agiriam, como aprenderam com os humanos).

Por fim, temos a edição #5 de X-Men (por Hickman e RB Silva) que saiu essa semana e traz a volta de Serafina, uma dos Filhos da Câmara, vilões da fase do Mike Carey na batuta dos X-Men. Ela era perseguida pelo Wolverine no Equador quando adentrou a uma porta da "Câmara" localizada abaixo de uma versão de Molde Mestre. Era preciso de um time especial para ir atrás dela agora.

Aqui vale um parenteses, os Filhos da Câmara, diferentes dos Mutantes, ganham seus dons não pela mutação, mas sim por alterações causadas pelo isolamento neste lugar onde o tempo é acelerado. Ciclope compara a Câmara com o 'Mundo' do Programa Arma X, mas com 'leis' diferentes, onde as adaptações humanas são com bases em linhas tecnológicas. Cientifiquês de quadrinhos a parte, Scott Summers decide enviar um time que poderia sobreviver mais a esse mundo - Darwin, Sincro e X-23 (já que Wolverine estaria ocupado com outra coisa).


Na história, Ciclope, Tempestade e Armadura distraem os sistemas de defesa externos do Molde Mestre enquanto a equipe da X-23 adentra na Câmara. E eles não saem. A última notícia que temos dos três foi que foram detectados como anomalias e então atacados. No fim da história, Ciclope se preocupa se levou o grupo a morte certa já que uma vez que ainda não voltaram, está sendo computado um tempo muito muito maior deles lá dentro do que aqui fora.

Até aqui, todas as histórias dos X-Men feitas por Hickman na revista mensal funcionam praticamente como 'solo', mas dizem muito sobre o status quo de Krakoa. É importante ver que elas só reforçam o que outros títulos que também estão saindo estão fazendo, como no caso dos Carrascos e X-Force. Na verdade, a mensal virou praticamente um tecido conectivo entre os títulos e aos poucos já percebe-se que uma grande peça de tapeçaria está sendo montada em conjunto e deve levar a mais um grande evento em breve.

Coveiro

comments powered by Disqus