quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Livro revela detalhes do começo da parceria do Homem-Aranha entre a Marvel Studios e a Sony


De acordo com o livro The Story of Marvel Studios: The Making of the Marvel Cinematic Universe, de Tara Bennett e Paul Terry, dias antes do presidente da Marvel Studios Kevin Feige decidir se encontrar com a então co-presidente da Sony Pictures Entertainment, Amy Pascal, Feige se reuniu com sua equipe pra arquitetar um plano de batalha para apresentar a Pascal, que deteria os planos da Sony e estava pronta para The Amazing Spider-Man 3, afim dela mudar de ideia e apostar em outra direção para o herói aracnídeo:

"Poucos dias antes do almoço, Feige arrumou um retiro improvisado e minicriativo com seus principais produtores criativos. Se houvesse a menor chance de Peter Parker fazer parte do UCM, Feige queria ter o esqueleto de um plano de batalha já planejado. "

Este retiro improvisado foi realizado em um hotel alugado em Santa Monica por dois dias na primavera de 2014. Apenas os produtores executivos da Marvel Studios sabiam por que eles estavam lá, enquanto todos os outros ouviam que era uma "reunião". Naquele hotel, Feige e o resto dos produtores executivos discutiram seu plano para montar um acordo com a Sony e, em caso de sucesso, que história eles contariam com Peter Parker:

"Sem tempo a perder, Feige anunciou uma situação de 'mãos à obra': cada produtor executivo da Marvel Studios tinha que fazer parte de um retiro secreto de dois dias fora da matriz, realizado em um hotel alugado em Santa Monica. Ninguém mais no Marvel Studios foi informado sobre o que eles estavam fazendo, apenas que era uma 'reunião'. Naquela sala fechada, duas perguntas foram feitas: Se houvesse uma oportunidade de intermediar algum tipo de acordo com a Sony, como funcionaria? E se eles alavancassem algo como um acordo de cinco filmes, que histórias eles gostariam de contar? "

Algo com que todos no retiro concordaram rapidamente foi manter Parker um adolescente no colégio e assim eles poderiam explorar ainda mais a luta do crescimento de Peter como o Homem-Aranha desde cedo:

"Uma coisa com a qual todos concordaram rapidamente foi que não queriam tirar Peter Parker do colégio. A ideia de Peter vivenciando os eventos do dia a dia da vida escolar, como viagens escolares, trabalhos de casa e um baile de boas-vindas, foi tão emocionante - e, para a Marvel Studios, um playground totalmente diferente - para ideias e contação de histórias. E, se houvesse um contrato de várias fotos disponível, eles adoraram a ideia de explorar as dores de crescimento de um adolescente O Homem-Aranha sobre inúmeras histórias interconectadas. "

Quando o retiro terminou, "Com um bom senso de como eles gostariam de lidar com o personagem, Feige estava pronto para seu almoço com Pascal. O que ele não estava pronto para foi a reação de Pascal à sua proposta."


No livro, Tara Bennett e Paul Terry detalharam a história do encontro entre o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, e a presidente do grupo cinematográfico da Sony, Amy Pascal, sobre o destino do Homem-Aranha no filme:

"A reunião foi no escritório dela na Sony. Como esperado, Pascal não perdeu tempo em expressar seu forte desejo de que Feige se envolvesse mais diretamente, de forma criativa, na produção de O Espetacular Homem-Aranha 3 da Sony Pictures. Animada com as ideias que sua equipe tinha atualmente, Pascal disse que enviaria a Feige o mais recente rascunho do filme. "Na metade do delicioso sanduíche que ela trouxera, eu disse: 'Amy, com toda a justiça, não vai funcionar' ', compartilhou Feige."

“'Nós meio que fizemos isso antes. E eu não acho que sou particularmente útil nisso.' Mas Feige não tinha terminado ali, ele tinha uma contraproposta: "A única maneira que eu sei fazer qualquer coisa é simplesmente fazê-lo inteiramente. Então, por que você não nos deixa fazer? Não pense nisso como dois estúdios. E não pense nisso como devolver os direitos a outro estúdio. Sem troca de direitos. Sem troca de dinheiro. Basta nos contratar para produzi-lo. Finja que é como o que a DC fez com Christopher Nolan. Eu sou não estou dizendo que somos Nolan, mas estou dizendo que há uma produtora que está fazendo isso muito bem. Basta contratar os serviços dessa produtora para fazer o filme. ' Pascal ficou surpresa. "

O livro relata que Pascal ficou, a princípio, bastante chateada com isso, tendo a pior das reações a princípio:

“'No início, eu estava super ressentida,” Pascal admitiu. "Acho que comecei a chorar e o expulsei do escritório ou joguei um sanduíche nele - não tenho certeza." Então ela começou a pensar sobre isso. 'No quinto filme [do Homem-Aranha], não estávamos dando nada de novo a ele. E eu tenho que ser honesta sobre isso, estávamos tentando tanto ser diferentes, que até fomos a lugares para ser diferentes que não deveríamos. Nós não éramos mais inovadores".

"Pascal continua: 'A sorte é que Kevin e eu viemos do mesmo lugar em termos de como amamos Peter. Tenho trabalhado com Kevin em filmes do Homem-Aranha desde Sam Raimi. Ele iria às reuniões, todo mundo tomando café, e ele nunca disse uma palavra por anos. O que faz você amar alguém, porque quando eles abrem a boca, você percebe que eles estiveram tendo grandes pensamentos e são muito espertos, mas nunca tiveram que se ouvir falar . '

Pascal ligou de volta para Feige no dia seguinte, após o almoço. O conceito de uma colaboração entre Sony e Marvel Studios não tinha saído de sua mente. Depois de ouvir seus pensamentos específicos sobre o que fazer com o Homem-Aranha no UCM, ela admite: 'A ideia de colocá-lo contra um mundo onde todos tinham tudo e ele não tinha nada foi uma maneira totalmente nova de contar sua história. Eu pensei, 'Caramba, aquele cara é inteligente.' '"

Pascal destacou no livro duas ideias que a Sony nunca fez com suas franquias do Homem-Aranha e a Marvel resolveu de imediato: dar ao personagem expressões faciais por meio de sua roupa de super-herói e dar a ele um motivo para ter uma roupa cheia de tecnologia:

"A primeira ideia era que [os olhos de sua máscara] se movessem. Isso é tudo", disse Pascal no livro. "Nunca pudemos conhecer Peter Parker dentro do traje do Homem-Aranha. É como se Peter Parker desaparecesse em um personagem CG e você não se importasse. Saber como um personagem está se sentindo é tudo. A outra coisa é que Tony Stark fez um traje para ele. Sempre tivemos que acreditar que Peter Parker inventou esse traje em uma máquina de costura Singer, e nós meio que concordamos. Agora não temos mais que fazer isso. "



O livro The Story of Marvel Studios: The Making of the Marvel Cinematic Universe saiu semana passada e já rendeu muitas matérias curiosas e outras polêmicas. A editora que trouxer esse material pra cá traduzido certamente vai se dar bem com os fãs ansiosos para saber mais da história dos seus filmes favoritos.

Coveiro 


comments powered by Disqus