sábado, 23 de outubro de 2021

Como foi a construção digital dos cenários e lutas em Ta Lo no filme de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis

Todos os locais vistos no filme do Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis tem sua particularidade e impacto, mas nenhum deles se compara à magia e à maravilha que é Ta Lo. Além da tradição e das qualidades de contos de fadas da cidade de dimensão alternativa, Ta Lo forneceu alguns dos visuais mais impressionantes e belos cenários que os fãs de MCU já viram. E não é surpresa para ninguém dizer que o CGI foi usado para complementar este lugar mágico com criaturas extraordinárias que variam de seres alados sem rosto a dragões em tamanho real. Pode chocar o público saber o quanto de efeitos visuais foram usados para retratar um lugar tão místico, até as mais simples  plantas.


Rising Sun Pictures lançou recentemente um artigo destacando seu trabalho em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. O set Ta Lo foi descrito como uma faixa de floresta com 75 quilômetros quadrados. Vagamente baseado em locais no sudeste da Ásia. Foi criado para parecer real para o público, mas não identificável como um lugar real. Os artistas RSP, liderados pelo supervisor de efeitos visuais Malte Sarnes, projetaram a geografia da paisagem, incluindo lagos, montanhas, florestas antigas e arrozais, povoaram-na com plantas e uma miríade de outros detalhes e integraram elementos práticos filmados no set em Sydney.



O supervisor de efeitos CG Julien Hutchens falou sobre como o processo funcionou e o que eles fizeram para tornar o ambiente orgânico com as peças físicas nas imagens:

“Estudamos áreas florestais no Vietnã e na Indonésia e reproduzimos a variedade de plantas encontradas lá, bem como a forma como as plantas são distribuídas pelo meio ambiente. Nós imitamos a luz, a umidade e a sensação da selva. Construímos uma biblioteca de plantas que eram interessantes e adequadas ao ambiente, incluindo muitas variedades de bambu ... Assim que instalamos a geometria proxy, começamos a desenvolver as coisas. Fizemos simulações de erosão para desgastar partes da paisagem onde a água naturalmente correria e cavaria fendas profundas. Em seguida, adicionamos espécies de árvores e outras plantas, distribuindo-as com base nas áreas úmidas e secas e na quantidade de luz solar. ”

“Desenvolvemos uma lógica que nos permitiu construir um ambiente que parecia orgânico, mas não parecia excessivamente direcionado para a arte ou requeria muitas decisões individuais ... Usamos métodos procedimentais que eram flexíveis e permitiam acidentes felizes como aqueles que ocorrem na natureza mundo."

Não é incomum para a Marvel Studios abraçar o poder dos efeitos visuais para dar vida a seus mundos. Ta Lo se junta à lista de locais místicos para os heróis explorarem com fatores geográficos e mágicos que simplesmente não podem ser replicados em live-action, ou pelo menos não dentro de um orçamento, o que parece uma coisa louca de se dizer. A paisagem de Ta Lo é de árvores em movimento, cadeias de montanhas estrondosas e um vale de vida e maravilhas que supera todas as expectativas. Ser capaz de utilizar os incríveis efeitos visuais criados pela Rising Sun Pictures é o que permitiu a Shang-Chi trazer este mundo, a magia que vive nele e as criaturas que o cercam à realização.

Além de criar o ambiente da selva de Ta Lo, RSP contribuiu com vários outros aspectos do filme. Notavelmente, o estúdio colaborou com tecnólogos do Instituto Australiano de Aprendizado de Máquina (AIML) para desenvolver uma nova técnica para substituição facial usando Inteligência Artificial. Eles o usaram em certas cenas de combate de alta intensidade.

“Usamos ferramentas de aprendizado de máquina para treinar modelos de rede neural dos atores principais e aplicá-los aos rostos de dublês engajados em artes marciais”, explica o supervisor de composição Guido Wolter. “O resultado é incrivelmente real e define um novo padrão de credibilidade.”

Embora inicialmente pretendido ser substituições de rosto 2D e 3D tradicionais, a equipe optou pela Inteligência Artificial, com o Dr. John Bastian e o Dr. Ben Ward construindo sobre os princípios do Open Source “Deep Fake”. Bastian explicou o processo pelo qual “um 'identikit' dos rostos do dublê e do ator é aprendido contra um 'dicionário' compartilhado de características faciais. Os rostos são então detectados na placa e a máquina reconstrói a imagem usando o identikit do ator pretendido.

“Usamos aproximadamente 30.000 imagens de rosto em cinco personagens, treinando cinco modelos principais que combinaram com mais de 4 milhões de iterações de treinamento. O trabalho da equipe cresceu para um total de 51 substituições de rosto em 6 cenas principais ” disse Dr. Ben Ward.

“Isso não seria ouvido há alguns anos”, observou Clark, “o que teria sido um processo caro e trabalhoso, agora estamos nas mãos do aprendizado de máquina, sem nenhum hardware especial, onde o RSP se diferencia é com a experiência do Dr. Bastian e Dr. Ward, e a colaboração com AIML, que trabalhou em estreita colaboração com nossa equipe criativa para produzir soluções que demonstram que o RSP está na vanguarda do uso de IA em seu pipeline"

Shang-Chi e A Lenda dos Dez Anéis é dirigido por Destin Daniel Cretton e produzido por Kevin Feige e Jonathan Schwartz, com Louis D'Esposito, Victoria Alonso e Charles Newirth atuando como produtores executivos. David Callaham e Destin Daniel Cretton e Andrew Lanham escreveram o roteiro do filme, que agora está nos cinemas e já é a maior bilheteria de 2021.

Coveiro

comments powered by Disqus