quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Supervisora de efeitos especiais detalha a construção do Carnificina para os cinemas

 Venom: Tempo de Carnificina chega aos cinemas do Brasil e em boa parte do mundo nessa quinta-feira e já está dando o que falar. Certamente, esse filme tem um upgrade em relação ao antecessor e podemos ver um deslumbre visual mais impactante logo de cara. Pra tratar sobre isso, a Variety falou com a equipe de efeitos especiais do filme e discutiu alguns tratamentos dados por esses profissionais a essa sequência.

Na sequência de fuga da prisão, Cletus Kasady retorna ao Insituto Ravencroft, desta vez para se reunir com seu amor há muito tempo perdido, Shriek (Naomie Harris). “Começa como uma história de amor”, explica a supervisora ​​de efeitos visuais Sheena Duggal. “Uma suave história de amor.”

Isso por si só foi um desafio, porque em termos de história, a equipe teve que encontrar uma maneira para ele ser mais suave e gentil neste momento. “Ele é um personagem louco e violento”, explica Duggal. Ela chama isso de uma “viagem de alegria movida pelo amor” enquanto os dois são perseguidos por guardas de segurança e no verdadeiro estilo do Carnificina, criando caos e confusão.

Duggal e a equipe estavam trabalhando na pós-produção enquanto Andy Serkis, o diretor do filme, estava filmando em San Francisco. Mas quando o filme foi transferido para o Leavesden Studios de Londres e a pandemia forçou um lockdown, Duggal não pôde acompanhá-lo e sua equipe de efeitos visuais de pós-produção de repente começou a trabalhar remotamente em todo o mundo.

Ela utilizou artes-chaves e artes conceituais para ajudar os cineastas e o estúdio a visualizar os efeitos com bastante antecedência. “Queríamos usar VFX para impulsionar a história e não gratuitamente”. A arte conceitual foi útil na sequência da fuga da prisão. “Ele assume alguns tons: há o tom suave em que ele encontra Shriek, e ele nos apresenta a Carnificina e os tentáculos saem. Tivemos que criar um design diferente e ver como os tentáculos se moviam para isso ”, disse Duggal. 

Os movimentos dos tentáculos mudam dramaticamente, dando lugar à destruição conforme os dois escapam e ele agora está em modo de luta. A supervisora de efeitos especiais olhou para os tentáculos como se fossem videiras, mas também observou como os animais usam armas na natureza. “A maneira como um escorpião move a cauda atrás da cabeça e avança dessa forma ameaçadora, pensei: 'Vamos fazer isso com a Carnificina.'” Então, ela se inclinou da maneira como ele empalaria outros e faria diferentes armas com seus tentáculos, que é parte de sua transformação.

Além de Andy Serkis, Duggal colaborou estreitamente com DP Bob Richardson. Duggal disse que “Ele criou uma bela tela para tudo. Muito do que eu fiz também foi baseado no que Bob fez, e todos nós trabalhamos como uma equipe para descobrir a melhor forma de filmar isso”.

A sequência de Ravencroft não foi fácil para Duggal, já que ele está constantemente em um estado de transformação e mudança. “Em um minuto é apenas esta cabeça dizimada, outras vezes você vê a transformação completa, e outras vezes ele está implantando seus tentáculos e desova”, disse ela. Logo no início, Duggal esculpiu uma maquete que serviu de referência para o personagem que também deu a todos algo físico para interagir, como determinar a iluminação.

Durante esse tempo, ela admite que caiu na toca do coelho lendo Reddit, Twitter, Instagram e outros fóruns de fãs. “Eu queria ver o que eles queriam desse personagem e que comportamento e aparência eram importantes para eles. Queríamos que os fãs ficassem muito felizes com isso ”, disse Duggal. Ela também observou como diferentes artistas de quadrinhos abordaram o personagem ao longo dos anos e como isso se encaixa em sua história.

Uma sequência inspirada nos quadrinhos, mas considerada horrível demais para o público, foi o Carnificina enfiando a língua na garganta de alguém como forma de matá-lo. “Tivemos que diminuir um pouco o tom. Ele faz isso com um tentáculo [nos quadrinhos], mas achei que seria divertido se ele usasse a língua para adicionar aquele elemento horrível extra. ” No final, a sequência foi reduzida consideravelmente para a tela dos cinemas.

Ao criar os movimentos do Carnificina, Duggal também olhou para o sistema Lindenmayer (uma fórmula matemática) percebendo que seu crescimento era simbiótico com o meio ambiente. “Observamos esse sistema e os organismos multicelulares. Se você olhar atentamente a cena, verá como ele emula objetos no ambiente. ”

A diferença entre o Carnificina e o Venom é que enquanto o último assume o corpo de Eddie, "ele é apenas um hospedeiro dentro dele. Carnificina nasce dentro de Cletus, e eles compartilham o mesmo DNA” informou a supervisora de efeitos especiais. Enquanto os fãs estavam cientes desse DNA compartilhado, Duggal queria que o Carnificina se parecesse com a ideia de “um monstro dentro de um assassino em série”. Ela criou ossos quebrados e esse visual rasgado enquanto o Carnificina de Cletus avança.

Ela também foi inspirada pelo nascimento, então ela usou "uma gosma de parto feita de líquido amniótico e membranas conforme a Carnificina se transforma e está quebrando a anatomia desse DNA compartilhado, quebrando violentamente os ossos e rasgando a pele quando seu corpo assume o controle."



Tom Hardy volta como Eddy Brock/Venom e se junta a Woody Harrelson como Cletus Kasady/Carnificina. Michelle Williams e Reid Scott também estão programados para reprisar seus papéis de Venom, e eles serão acompanhados por Naomie Harris como a vilã Shriek, e Stephen Graham como o policial Patrick Mulligan. Sean Delaney, Laurence Spellman e Larry Olubamiwo também estão a bordo em papéis não revelados. O diretor da sequência é Andy Serkis e o roteiro é uma parceria de Kelly Marcel e do próprio Tom Hardy. Já nos EUA, o filme chega ao Brasil em 7 de Outubro.

Coveiro  

comments powered by Disqus