segunda-feira, 11 de abril de 2022

Joe Casey entra na discussão de pagamentos justos para quadrinistas quando suas obras vão para os cinemas

 Neste final de semana, veio a tona mais um caso de artista de quadrinhos incoformado com a relação de suas criações na Marvel sendo levadas aos cinemas e eles ganharem poucos créditos com isso. No caso, foi a vez da Miss America Chavez que entrou na questão. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Joe Casey disse que a oferta que recebeu da corporação foi uma "ninharia". Nesse depoimento, o escritor revelou que ele não estava realmente nisso pelo dinheiro, mas sim para deixar um caminho claro para o próximo criador de quadrinhos que tiver seu trabalho adaptado.

As conversas sobre a compensação dos escritores, editores, artistas e coloristas que dão vida a esses quadrinhos estão em andamento. Marvel e DC já receberam ambas críticas fortes a maneira como ela compensa esses criadores, independente do contrato "work-for-hire" que eles assinaram totalmente cientes quando foram contratados. A criação de Casey é apenas um dos muitos personagens da Marvel que chegarão às telas em Multiverso da Loucura. O escritor só quer que as pessoas pensem nas pequenas pessoas nos bastidores que preparam a mesa para todo o espetáculo que os fãs do UCM amam.

"O fato é que a Marvel é dona de America Chavez. Isso não está em discussão em nenhum nível, mas ainda há falhas sistêmicas na forma como os criadores não são respeitados nem recompensados", explicou Casey. "Sou um cara feliz. Não estou descontente. Não sou amargo. Porque eu sei que é assim que acontece. Eu também sei, é assim que você muda as coisas, falando sobre isso."

“A Marvel não me pagou nada por America Chavez, não apenas por aparecer na sequência de Doutor Estranho, mas em vários episódios de TV que foram animados, pelas inúmeras figuras de ação que fizeram dela, pelos videogames em que ela apareceu”, acrescentou Casey. "Eles parecem estar bem com isso."

"Para mim, não se trata de dinheiro. Não se trata nem de respeito. Eu nunca esperaria ser respeitado por uma corporação", continuou ele. "Se eu estiver em uma posição em que posso me dar ao luxo de não aceitar o insulto de uma oferta e poder falar sobre isso, talvez o próximo cara - onde esse tipo de dinheiro possa mudar sua vida - tenha uma chance justa de receber esse dinheiro."

Joe Casey já tem uma carreira bastante sólida e rentável na TV por ser o co-criador do desenho animado de sucesso Ben 10, mas ainda assim ele se mostra solidário a causa que já foi levantada anteriormente por pessoas como Ed Brubaker e David Aja, mais recentemente. Querendo ou não, para uma indústria que rende milhões não só com bilheteria, mas também com merchandising, é algo que de fato a Marvel/Disney deveria prestar mais atenção daqui pra frente...

Coveiro

comments powered by Disqus