quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Equipe de efeitos especiais detalha as cenas do Dragão em Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis


O site Before&Afters, especializado em notícias sobre efeitos visuais, liberou uma matéria especial sobre Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis em que foi possível esmiuçar e ver os detalhes de como foram feitas a esplêndida cena do dragão chinês que vimos no filme do novo herói do UCM. Confira a seguir as novas imagens liberadas e uma entrevista completa sobre a ideia por trás do "Grande Protetor"

Sean Walker (supervisor de efeitos visuais, Weta Digital) disse que "Chris Townsend, supervisor de efeitos visuais da Marvel no filme, nos abordou bem cedo, talvez seis meses antes de começarem a filmar na Austrália. Ele foi extremamente colaborativo. Ele queria ter certeza de que tudo o que eles estavam fazendo nas filmagens estava decidido conosco. Normalmente, eu iria começar a ajudar, mas como foi o primeiro semestre de 2020, as coisas não acabaram sendo assim. Muitos de nós começamos essa produção durante o lockdown".



"Houve algumas coisas que tivemos que preparar antes de filmar. Começamos a construir o dragão, o Grande Protetor, bem cedo. O motivo era que precisávamos preparar o modelo, para que eles pudessem criar um molde que os atores pudessem montar no set. Depois de criar nosso modelo, nós o separamos em pedaços fragmentados para que eles pudessem criar cenários diferentes. Eles criaram um para a cabeça e outro para as costas, e o usaram de várias maneiras diferentes. Eles tinham uma estrutura de gimbal que podia ser girada para que pudessem ser pendurados quando estivesse de pé e pudessem deitar quando o dragão estivesse de lado" explicou Sean. 

"Na maioria das vezes, eles eram muito, muito bons em filmar em qualquer coisa, achando que funcionaria ou não. É obviamente um show extraordinariamente pesado de dublês. Então, eles filmaram acrobacias em plataformas de giratórias e de corda, quer usássemos essas placas no final ou não, só dependia das cenas. Muitas vezes teríamos que substituí-los se estivessem fazendo algo sobre-humano, especialmente se estivessem pendurados no dragão e estivessem suspensos a centenas de metros no ar. E como o próprio dragão estava se movendo muito, sentimos que tínhamos um movimento mais realista quando íamos para o digital duplo" falou.

"Foi também o seu show tradicional da Marvel, com muitas edições e mudanças. Tivemos nossas próprias edições de layout que pudemos atualizar conforme a edição mudava, para garantir que estávamos consistentes com nossa continuidade, para que sempre soubéssemos exatamente a que altura as duas feras em batalha estavam no céu. Queríamos ter certeza de que, em termos de composição, a luta na Montanha das Almas estava sempre funcionando. Porque, se cortassem as tomadas, de repente os atores estariam voltados para o lado errado. Então, usamos muito techvis e layout para garantir que a continuidade funcionasse do começo ao fim. Então, é basicamente assim que nos aproximamos de juntar tudo antes mesmo de realmente começarmos a aprofundar nas tomadas". 


Sobre as referencias visuais escolhidas para o Grande Protetor, Karl Rapley falou que "estávamos pesquisando sobre serpentes do mar. Estávamos assistindo a uma dança tradicional da faixa de opções. Deu uma inspiração de movimento de pose muito legal. Há coisas no cinema e especialmente na arte, onde você consegue poses de serpentes muito legais. Estamos tentando atingir essas metas, mas também algo que seja realmente amigável para um animador e rápido na cena, para que você possa realmente trabalhar com isso. Fizemos muitos testes no início para tentar desenvolver essas plataformas e definir algo que nos desse o melhor tipo de flexibilidade".




Para o site Comicbook.com, Sean Walker explicou que "Os desenhos dos dragões nos foram fornecidos pela própria Marvel. E eles estão muito felizes com eles. Não é comum para ... A Marvel é um processo um pouco orgânico. Quando você recebe alguma arte, há um pouco de liberdade lá, mas eles ficaram tão felizes com os conjuntos de design que nos enviaram e que ficamos muito próximos da arte original. Então, as coisas mudaram durante a produção. O dragão em um ponto estava brilhando com poder. E você passaria pelo processo de ver como fica na fotografia e depois tira tudo. Mas não, ok. Mais uma vez, desde o início, recebemos lindas, muito, muito boas obras de arte com as quais eles ficaram felizes e simplesmente nos apegamos a elas "

Durante a entrevista, Walker também compartilhou que durante as filmagens precisou realmente construir um modelo de dragão para as gravações, mas detalhou aqui o trabalho que deu pra esculpir as escamas no molde. "Literalmente esculpimos uma réplica exata, em tamanho real , do topo da cabeça do dragão, uma boa parte das costas do dragão e todo o trabalho de dublê. E até mesmo os atores principais Simu e Meng'er estavam apenas pendurados com fios em uma boa parte do filme " contou Walker. "Quase os matou, mas sim, nós tínhamos mãos colocando 8.000 escamas no dragão".

Sean disse que  "Ele realmente criou a escultura inicial e então queria cuidar dela como um todo , então sim, ele tinha um modelador que fazia praticamente todo o dragão. E ele modelou à mão cada uma dessas escamas". Walker disse que o cuidado da equipe foi tão grnde que se preocuaram em usar os olhos de Fala Chen - atriz que interpretou a falecida mãe de Shang-Chi - para o Grande Protetor. Continuamos olhando para a mãe de Shang como referência para quase tudo", acrescentou Walker. "Até os olhos do dragão foram inicialmente baseados nos olhos de Fala Chen, a atriz que interpretou a mãe de Shang Chi.


Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis chegou aos cinemas. No filme, Simu Liu estrela como Shang-Chi, o herói que deve enfrentar o passado que ele pensou ter deixado para trás quando ele é atraído para a teia da misteriosa organização Dez Anéis. Dirigido por Destin Daniel Cretton e escrito por Daniel Callaham, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis traz no elenco também os nomes de Tony Leung, Awkwafina, Michelle Yeoh, Jiang Nan, Meng'er Zhang. Ronny Cheng, Fala Chen e Jiang Len.


Coveiro

comments powered by Disqus