quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Nick Spencer termina a "Saga Kindred" e entrega uma das fases mais espetaculares do Homem-Aranha

A edição #74 de Espetacular Homem-Aranha que saiu essa semana também equivale a marcante edição de Legado 875. E foi a edição que Nick Spencer escolheu para concluir sua longa fase sob a batuta do herói aracnídeo, que muitos estão definindo como sendo a Saga Kindred, vilão do Homem-Aranha que vem ferindo o personagem fisicamente e psicologicamente desde 2018. E todas as respostas e pontas soltas são resolvidas aqui em mais de 80 páginas.

A edição anterior vem sendo já nos dando bastante coisa resolvida e máscaras sendo retiradas. Kindred, que muitos colocavam como sendo Harry Osborn ressuscitado, mostrou-se ser na verdade a Sarah Stacy, que outrora pensávamos ser a "filha" de Norman Osborn, mas revelou ser junto com seu irmão mais um plano póstumo do enlouquecido segundo Duende Verde. A revelação de Kindred torna-se rocambolesca, mas atende bem para agradar aos fãs que sempre estiveram incomodados com o arco de histórias "Pecados Pretéritos"

Nesta edição, começa tudo com momentos depois a Morte de Harry Osborn, que como vimos no Preview, desperta no Inferno e vai parar a frente de Mephisto após ter sua alma vendida pelo pai. O "Príncipe Duende", como fala o diabo, não era tão inocente nessa história, já que mesmo após a morte deixou vários planos montados para ferir o amigo e o pai. Ainda assim, Harry era apenas um peão no plano maior de Mephisto.

Já no plano terreno, tudo parece estar num ritmo de culminação. Chegam ao mesmo local, a mansão Osborn, os principais personagens protagonistas dessa trama. E lá, Peter Parker, Mary Jane e Norman Osborn se deparam com os Kindred, os gêmeos Sarah e Gabriel, aparecem trajados do vilão, mostrando que na verdade os dois sempre operaram juntos e isso explicaria muitas situações em que era impossível ter um só vilão operando, mas sim dois deles. 

No necrotério, Carlie Cooper e Harry descobre corpo a muito tempo consumido do verdadeiro Harry Osborn. Fica claro a todos que aquele novo Harry, o Harry que surgem em "Um dia a mais", é um construto, um clone póstumo mais uma vez criado naqueles planos rocambulescos deixados pelo Harry original. Mas ele também é diferente, sabe que seu eu original morreu se redimindo e vai seguir o melhor caminho. Se despede de sua família que está dormindo na sua velha casa e vai até uma câmara secreta achar seu velho equipamento de Duende Verde. Ele monta em seu planador e busca alguma abóbodas-bombas para atacar os Kindred.


Peter, que estava sozinho lutando contra os gêmeos e impedindo de que eles machucassem a Mary Jane e o Norman, acaba recebendo a ajuda providencial de Harry. Os dois velhos amigos juntos, outrora inimigos mortais, se uniram contra o legado demoníaco. Enquanto isso, Norman, agora redimido desde o ataque do Devorador de Pecados, se consumia pela culpa. 

Paralelo a tudo isso, no Hotel Inferno, Los Angeles, Mephisto e Doutor Estranho realizaram uma aposta entre si sobre a alma vendida de Harry Osborn. Aqui, fica claro que os Kindred não se tornaram apenas criações do velho Duende, mas se tornaram também campeões do Demônio nesse jogo. Estranho aceita, põe sua própria alma em risco, tem também seus dois campeões e o jogo de bem e mal segue no mundo real.

Durante a luta, Harry se vê ainda perturbado por visões aterrorizantes. Fica claro pela narrativa de Norman que toda a perturbação e loucura de Harry teve ali um dedo do demônio desde que Norman vendeu sua alma. Mas esse novo Harry, considerado um Impostor pelos Kindreds, era determinado a expiar todos os seus pecados e revelou a Peter que a criação de Sarah e Gabriel Stacy eram uma mentira sua elaborada. Eles não eram filhos de Norman e nem de Gwen, mas sim criações de laboratório.

Norman sai de onde estava escondido e pedem para todos pararem aquilo, pois ele se considerava o único culpado e que toda a raiva ali dos gêmeos deveriam ser direcionada a ele. Norman disse que ele quem criou toda a situação, quis tentar consertar a situação que deixou com os três filhos (mesmo que os gêmeos não fossem de verdade, eram considerados assim). Contou também sobre o pacto e disse que apesar de Harry ter criado eles, boa parte do que eles eram hoje era influência de Mephisto. Os Kindred se irritaram com a história e avançaram, mas Harry colocou-se a frente e levou o golpe mortal no lugar do pai.

Harry Osborn morre. O Homem-aranha o pega nos braços em prantos e Harry diz que está tudo bem e que tudo deveria acabar assim. O jogo parece pender a favor do Mephisto. O diabo explica que a cada morte antes de serem de novo ressuscitados, os gêmeos Kindred passavam pelas agonias infernais e eram moldados por ele. Agora, os dois sozinhos contra o Homem-Aranha, o sobrepujaram em força e o soterraram entre as paredes da mansão Osborn.

No Inferno, Mephisto se gaba de estar a um passo de vencer. Segundo ele, neste momento, Peter não está apenas coberto de entulhos, mas sim de culpa das pessoas que não conseguiu salvar e morreram enquanto ele era o herói Homem-Aranha. O Estranho revela seu jogo e diz que seus dois campeões não haviam sido escolhidos. E assim, MJ salva Peter do soterramento. Ela sempre foi a pessoa que nunca desistiu de Peter e sempre esteve ao seu lado. 

A essa altura da história, os gêmeos começam a sentir os efeitos de sua instabilidade biológica e começam a tombar. Os Kindred caem no chão e morrem. Nas suas palavras finais, Sarah lamenta que eles sempre foram uma mentira e que eles nunca tiveram uma mãe de verdade. Ao lado dos corpos deles, Peter diz que seja mentira ou verdade, conhecendo Gwen, ela amariam eles igualmente. Com o filho nos braços, Norman reconhece que Harry sempre foi o filho que ele sempre quis.

Com o fim do jogo, Estranho venceu e a alma do Harry está livre do inferno. Contudo, o Doutor Estranho questiona porque Mephisto se intrometeu tanto pra perturbar uma só alma humana. Mephisto fala com frases misteriosas, diz que age sempre em vantagem porque conhece bem suas vítimas. Ele revela porque acabou com o casamento de Peter, sugerindo que ele seria um risco para seu reino no futuro. Estranho ouve mas não acredita na história. Sabemos na página seguinte que a pessoa que era uma ameaça a Mephisto era na verdade a jovem e agora apagada da realidade May Parker.


Mesmo sem saber a verdade, Doutor Estranho acha que a soberba de Mephisto talvez tenha dado a ele a falsa impressão da vitória. Contudo, o que ele pode ter conseguido é apenas um adiamento, e que o destino pode ser inexorável. O casamento que ele desfez de Peter e MJ no passado pode ter passado por muitas atribulações, mas a conexão dos dois é muito forte. É inquebrável.

Antes de acabar, a edição vem ainda com uma carta aos fãs do editor Nick Lowe. Há mais uma história curta de Christos Cage e Todd Nauck com Peter Parker que é toda voltada ao Tio Ben e um amigo antigo dele do passado; uma página por Sean Ryan e Gustavo Duarte; E uma outra história de Zeb Wells e Wan Fiorelli com Janine saindo da prisão e encontrando na saída o Ben Reilly, agora com o uniforme do Homem-Aranha.

E com isso, temos um final perfeito para uma longa história com execução exemplar de Nick Spencer. Tivemos por mais de 3 anos edições que construíram e reconstruíram vários elementos da vida do Homem-Aranha e também do Peter Parker. E o mais importante - deixou os fãs satisfeitos. Muito satisfeitos.

Coveiro

comments powered by Disqus