quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Falando sobre a paleta de cores dos Dez Anéis no filme do Shang-Chi



A lendária organização dos Dez Anéis está envolvida no Universo Cinematográfico Marvel desde o início, aparecendo pela primeira vez como um grupo radical em Homem de Ferro (2008) que levou Tony Stark (Robert Downey Jr.) cativo. Quase 13 anos depois, o grupo voltou e, com isso, os verdadeiros Dez Anéis em torno do qual o grupo foi formado foram revelados. No material de origem da Marvel, os Dez Anéis são anéis reais forjados de metal alienígena, cada um carregando um poder diferente. No filme, isso sofreu uma adaptação.

Segundo o supervisor de efeitos visuais digitais da Weta, Sean Walker, houve uma época em que os anéis iriam agir de forma semelhante aos quadrinhos no live-action. No mínimo, havia um momento em que cada anel tinha uma cor diferente para cada poder que produziam, embora o estúdio acabasse eliminando isso na esperança de tirar qualquer referência com as joias do infinto.

“Os Dez Anéis realmente passaram por uma série de mudanças de cor”, conta Sean Walker. "Em um ponto, cada efeito individual tinha seu uso de estilo individual dos anéis. Por exemplo, quando Wenwu criava uma agitação com eles, ou um chicote, ou projéteis, eles na verdade tinham seu próprio esquema de cores exclusivo, eles estavam todos dentro uma paleta de cores semelhante".

O supervisor de efeitos visuais disse que logo isso mudou pra paleta de cores mudar de acordo com o portador do anel. “Mas para definir com clareza este é Wenwu e este é Shang-Chi, optamos por uma paleta de cores muito mais restrita. Então, as cores de Shang-Chi realmente imitam a paleta de cores de sua mãe, então nós colocamos ela parecida com seus tons verdes e tons amarelos e verdes. Especialmente na luta inicial entre seus pais."

Já num video publicado no youtube, Lorrain Cink da Marvel sentou-se com o Supervisor de efeitos visuais de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Christopher Townsend, onde eles discutiram o processo de escolha de qual personagem usaria qual cor de energia para os Dez Anéis.

Como nos videos e fotos abaixo, Wenwu de Tony Leung acabou sendo exibido com a energia mais azul, com Shang-Chi de Simu Liu sendo mais laranja / dourado da linha. De acordo com Townsend, "tentar encontrar as cores corretas para Shang-Chi quando ele usa os anéis, e para quando Wenwu usa os anéis, foi meio complicado. Descobrindo a cor específica, acabamos com os dourados para Shang-Chi, e mais ou menos um azul roxeado para Wenwu como uma espécie de nossas duas cores principais. "


Algumas cores alternativas para Shang-Chi e os Dez Anéis podem ser vistas nos modelos pré-visuais acima. Aquele brilho laranja-dourado foi claramente um dos principais candidatos - é fácil ver como o verde não foi escolhido por já termos tantos personagens usando tons verdes de energia. Quatro outras cores mostram algumas que estão próximas do que se tornou realidade, com os dois primeiros tons de roxo claro lembrando um pouco a cor dada a Wenwu. Os dois designs vermelho-alaranjado estão ainda mais próximos do que os fãs viram no filme.

"Então, eu acho que uma das coisas interessantes com o filme é como os anéis são diferentes para cada personagem. Em essência, Wenwu não é necessariamente fundamentalmente mau, mas há uma espécie de conotação agressiva em quem ele é como personagem e, portanto, a caracterização daqueles anéis era uma extensão disso. E quando Shang-Chi está usando os anéis, há quase uma aura de bondade sobre ele, então quando ele está quase em um momento de cabo de guerra com seu pai, vemos Wenwu, que usa o tipo de energia baseada em relâmpagos, muito pontiaguda e agressiva em relação às fitas quase de seda de Shang-Chi de energia brilhante e fluindo e é um poder sereno muito mais suave. "

Embora muitos possam ter tido problemas com a mudança dos quadrinhos, a maneira como a Marvel Studios traduziu os Dez Anéis na tela funcionou bem. Melhor ainda foi a paleta de cores que acabou usando. É incrível saber que a Marvel foi ainda mais longe e ajustou como os anéis se comportavam de acordo com o usuário, seja a agressividade de Wenwu ou a suavidade Shang-Chi e sua mãe. 

Coveiro

comments powered by Disqus