quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Excalibur: Através dos reinos do Extramundo

 Tivemos muitas mudanças em Excalibur após o Hellfire Gala e a mais notável delas é a saída da Vampira da equipe a partir da edição #21. No lugar, aparentemente, veremos nessas próximas edições a Meggan tomando discretamente a sua posição como membro ativa. A metamorfa empata ou elemental sempre teve vínculo forte com a equipe britânica e sua volta acaba se encaixando muito a esse retorno do grupo a raízes mais clássicas.


Com Betsy de volta também a nossa realidade, Excalibur retoma seu papel de junto com a Capitã Britânia de proteger os reinos do Extramundo em Excalibur #23. Fera é convidado para investigar uma rocha rara em Blightspoke, mas a recepção da xerife Gia Whitechappel mostra que as presenças deles não são bem vindas. Ela não permite que nenhum deles leve qualquer amostra de rocha do lugar, mas deixa com que Fera faça um scan tridimensional para estudar a pedra. Antes que partam, a Xerife deixa claro que há "outros" interessados naquelas rochas.

Enquanto isso, Peter Wisdow é ressuscitado em Krakoa e Meggan revela que ele foi usado como 'sacrifício' para uma magia que libertou Morgana Le Fay de novo. Wisdow também descobre as mudanças nas leis da Inglaterra, proibindo portais direto para lá e tornando-o um não bem-vindo na sua terra natal. Inconformado, resta a Wisdow somente admirar a Inglaterra pela costa da Ilha Braddock, agora separada da Grã Bretanha e parte de Krakoa.


Na reunião do Parlamento do Extramundo, a situação entre os representantes dos reinos anda bastante tensa. Em particular, Merlin está nada satisfeito com as recentes mudanças e o envolvimento de Mutantes (ou Crias de Bruxas, como preferem chamar) responsáveis pelos reinos de Dryador e Avalon. Em provocação, James Braddock pergunta curioso como o velho mago perdeu sua posição de Guardião Omniuniversal para Saturnyne, mas não tem resposta. Com as coisas ficando mais tensas, Merlim  questionou a força da Majestrix Omniversal e praticamente declarou uma guerra silenciosa a ela.

Mesmo a contragosto, Saturnyne viu que precisava da ajuda de Betsy e como Merlim também ameaçou os mutantes que estiverem no Extramundo, a Capitã Britânia disse que ela e o Excalibur iria se envolver. A Majestrix então concordou de revelar a Betsy como ela roubou a posição de Merlim se ela for investigar e descobrir os planos do velho mago contra ela.

Uma vez na Torre de Merlim, Excalibur soltou criaturas presas no calabouço e invadiu várias câmaras do lugar. A equipe chegou a ouvir novos gritos de prisioneiros mas não teve chance de avançar mais. Merlim chegou na hora e o time teve que literalmente arrumar uma porta de saída perfurando o chão. O grupo saiu da sala principal da Torre sem ter chance de ver o último prisioneiro do lugar - Rei Arthur em pessoa.

E ainda na edição #22, voltando a Peter Wisdow, vemos o mutante britânico fazendo um grande pedido ao Cinco Ressuscitadores de Krakoa. Após algumas pesquisas, ele toma ciência que os falecidos agentes da extinta S.T.R.I.K.E., eram na verdade mutantes. Sendo assim, voltam a vida os agentes Tom Lennox (Ghast), Alison Double (Albedo), Kevin Mulhearn (Xanth) e Vicki Reppion (Rubedo). Wisdow tem grandes planos pra eles.


Na edição #23, temos a participação especial de Victor Vom Doom na historia. O déspota da Latvéria veio até a Ilha Braddock afim de pedir passagem para o Extramundo e ir buscar algo em particular que estaria no castelo da Morgana le Fay. Como é preciso estar junto com um mutante para um humano normal passar pelos portais de Krakoa, Victor vem carregando em seu colo um bebê latveriano mutante e isso horroriza Betsy, que o proíbe de passar com ele. Rictor, cada vez mais conhecedor de magia, avisa que não é assim que as coisas funcionam no portal.

A Capitã Britânia decide que ela e Excalibur irão guiar Destino pelo Extramundo contanto que ele deixe a criança em segurança deste lado. Destino aceita a oferta e Elizabeth Braddock o alerta que muita coisa mudou no Extramundo. E assim eles entram em acordo e vão juntos para a jornada, começando por uma passagem em Avalon. Eles vão até o Vale das névoas lamentadoras, onde antes ficava o castelo de Morgana Le Fay, mas a construção não estava mais lá.

Com a ajuda de Jubileu, que usou seus poderes para se comunicar com fadas de luzes, a equipe descobriu que alguém pegou o castelo para vender e que eles deveriam olhar no Mercado Paralelo de Jim Jaspers. Excalibur partiu então para esse outro reino do Extramundo. Enquanto o resto da equipe ficou rodando pela cidade bebendo e jogando, Victor Von Doom e a Capitã Britânia foram até a casa de Jaspers obter pistas de onde estaria o castelo de Le Fay. Jim Jaspers, uma figura irreverente demais para Destino, já o estava irritando, mas acabou lhe entregando uma "caixa com os últimos pertences" da ex-namorada e dizendo que lá estaria o que Doom queria. Destino achou que era uma zombaria e já perdia a paciência com Jim.


Enquanto Jim e Victor tentavam chegar em um acordo, um exército de Fúrias chegou até o Mercado Paralelo. Quando sua casa foi destruída por um dos raios, Jaspers decidiu dar a caixa de Morgana pra Doom e atender seu acordo. Já Betsy partiu pra reunir a equipe e lidar com o problema dos Fúrias. No meio do conflito, as fúrias afirmaram que estavam ali atacando a pedido do Mestre da Forja Federal e que ele obedecia o Rei recém-retornado, Arthur. Betsy pareceu não entender bem, mas convenceu os fúrias de que o grupo dela tinha permissão de ficar ali. As fúrias voltaram para seu reino e disseram que na próxima vez nenhum "amigo de Mordred" seria poupado.

Assim, de volta a nossa realidade, descobrimos que de fato Destino conseguiu o que queria, já que na caixa estava o Castelo minituarizado da Morgana Le Fay. Em troca, ele deixou com Betsy as águas que trouxe do Extramundo e disse que elas poderiam revelar muitos segredos a quem pudesse lê-las. Ao usar as águas ao final da edição #23, Betsy tem uma visão e entende o termo "amigo de Mordred". Ao que parece, Arthur Pendragon expulsou seu filho Mordred não por ele ser mal, mas sim por ser um mutante". O termo 'Amigo de Mordred' e 'Cria de Bruxa' eram portanto a mesma coisa, um pejorativo para quem nascia com o gene X.


E mais do Extramundo vai ser explorado nas próximas edições de Excalibur por Tini Howard e Marcus To, onde aos poucos teremos a superequipe passando por mais dos reinos Justos e Ímpios sendo visitados. E enquanto isso, ficamos pensando em qual o plano de Merlim e porque ele mantém Arthur preso às escondidas.

Coveiro

comments powered by Disqus