domingo, 26 de setembro de 2021

Falando sobre os efeitos especiais das Criaturas das Trevas de Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis


Continuando aqui a matéria da Befores&Afters, temos a supervisora de GC Joanna Davison falando sobre as criaturas do mal que se tornam a maior ameaça no final do filme do Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Joanna relatou que o mais dificil com o Dweller in Darkness foi justamente os efeitos com a água ao seu redor.

"Eu diria que o maior desafio para nós foram aquelas enormes filmagens com água. Elas eram particularmente interessantes, porque a natureza da água era muito personalizada. Você tem esses grandes tentáculos saindo do e Dweller in Darkness (Morador  das Trevas) para segurá-lo enquanto o dragão está tentando ganhar o controle. E isso não é uma coisa natural que você vê a água fazendo".

"Depois de muitos testes, recebemos ajuda do pessoal da animação para definir esse movimento. E então FX pegou isso e acabou tratando os diferentes tentáculos quase como criaturas individuais de seu próprio jeito. Para as simulações lá, se você pensar no tamanho do dragão - que deveria ter 110 metros de comprimento - se você imaginar o tamanho da água que o dragão está criando e que encapsula a besta, é simplesmente enorme. Você tem que transmitir essa escala para o público, mas também inserir esses pequenos detalhes, para que realmente pareça água. Depois de criarmos todas essas coisas incríveis, que Claude Schitter, nosso supervisor de FX, fez um trabalho fantástico de liderar, você precisa renderizá-las. É apenas uma sequência épica para trabalhar, mas muito desafiadora técnica e artisticamente. 



Karl Rapley disse que "Para O  Dweller in Darkness  estávamos olhando como uma referência de morcego, até mesmo como morcegos rastejando pelo chão. Existem algumas coisas muito legais assim, porque eles têm que se mover no chão algumas vezes, ou se mover pelo rosto do Grande Protetor. Você tem uma equipe de animação muito talentosa e precisa dar isso a alguns animadores talentosos e dizer: ‘Aqui está a ideia, aqui está a besta. Tem que sair disso, ou você tem que destruir isso. 'É um processo, e você colabora com a Marvel. E você descobre: 'Ok, esta é a velocidade certa. Este é o tipo certo de agressão necessária. 'Mas foi muito divertido. É muito legal".

Karl disse que "um playground incrível para animação. Quando fui apresentado ao projeto, foi como, ‘Aqui estão dois dragões, apenas dois tipos muito diferentes de dragões, apenas lutando, enquanto nossos heróis pulam em anéis. E há todos esses pequenos demônios circulando, a fênix e cachorros selvagens. E eu pensei, ‘Uau, isso é tudo que você poderia sonhar como um animador, basicamente.’ Tudo está acontecendo. Você tem seus quadrúpedes, essas bestas de asas grandes. Tudo! Então, tivemos que descobrir como, como vamos lidar com isso? Porque você ainda tem as mesmas pressões de tempo. Você ainda tem tudo o que vem com um show da Marvel, uma edição em constante mudança, mas você ainda precisa descobrir como tudo se move".




"Foi ‘estar preparado’, basicamente, onde você estava indo desde o início e olhando para cada criatura individualmente, tentando encontrar uma referência para cada uma, inventando esse movimento do zero e lentamente construindo-o. Porque obviamente você não pode 'mo-capar' um dragão para um cão selvagem tão bem quanto gostaria. Portanto, é muita animação de quadro-chave. E, especialmente para os enxames de demônios, temos muitas simulações de software 'Massive' e 'Houdini' acontecendo para isso, que foram muito úteis para isso. 

O terceiro ato ocorre em grande parte em Ta Lo, o reino místico repleto de criaturas mágicas, e o filme de Destin Daniel Cretton utiliza essas criaturas em toda a extensão. Isso inclui uma batalha final massiva contra um personagem conhecido como Dweller-in-Darkness, embora a entidade parecesse muito diferente do que os leitores de quadrinhos podem ter esperado.




Em Shang-Chi, Dweller-in-Darkness aparece como uma criatura parecida com um dragão, o que faz sentido, já que rivaliza com o Grande Protetor. Nos quadrinhos, no entanto, Dweller-in-Darkness normalmente aparece mais como Cthulhu, com características mais semelhantes às de um polvo. Adam Barnhardt da ComicBook.com recentemente conversou com Sean Walker da Weta Digital, que era supervisor de efeitos visuais em Shang-Chi, e explicou que o estilo diferente para Dweller parecia natural.

"Algo com cara de Cthulhu? Não, sempre foi exatamente o que era", disse Sean Walker. "Nós embelezamos. A coisa boa sobre algo como o Dweller in Darkness é que é basicamente apenas a matéria dos pesadelos. Então, podemos mexer um pouco com ele. Pesquisamos todos os tipos de materiais malucos, como carne crua para a pele que rodeia os dentes e a boca, e muitas referências de lagarto obviamente para escamas e morcegos para asas e esse tipo de coisa. Mas sim, é na maior parte, exatamente. Novamente, é exatamente como veio e vimos os designs e nós o seguimos e então apenas o tornamos o mais estranho e nojento possível. "


Além disso, o supervisor de efeitos visuais foi questionado pelo Comicbook.com se os efeitos de sugar as almas pelos Devoradores de Alma foram inspirados por qualquer outra parte do UCM como a energia da Dimensão Negra de Dormammu, mas não era o caso:

“Nenhum em particular. Nós olhamos, acredite ou não, mas há uma sucção de alma em muitos filmes. E o principal é que não o referenciamos para ver o que era bom, mas queríamos referenciá-lo para ver o que não tinha sido feito antes na maior parte. Portanto, não há nenhuma conexão real com qualquer tipo de design de quadrinho ou algo parecido. Nós apenas, nós apenas queríamos criar algo que parecesse legal. ” 

Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis chegou aos cinemas. No filme, Simu Liu estrela como Shang-Chi, o herói que deve enfrentar o passado que ele pensou ter deixado para trás quando ele é atraído para a teia da misteriosa organização Dez Anéis. Dirigido por Destin Daniel Cretton e escrito por Daniel Callaham, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis traz no elenco também os nomes de Tony Leung, Awkwafina, Michelle Yeoh, Jiang Nan, Meng'er Zhang. Ronny Cheng, Fala Chen e Jiang Len.

Coveiro

comments powered by Disqus