segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Stephan Franck: Do Aranhaverso e Gigante de Ferro para a animação What if...?

 Stephan Franck ajudou a desenvolver algumas das maiores animações desta geração. O artista tem nos seus créditos o Gigante de Ferro, Osmosis Jones, 9, e Homem-Aranha: No Aranhaverso. Mesmo depois de tudo isso, é seu trabalho mais recente que é indiscutivelmente o maior de sua carreira - supervisionando toda a animação de Marvel's What If ...? pra Disney+. A série serve oficialmente como sua estreia na Marvel Studios mexendo na caixinha de areia do Universo Cinematográfico da Marvel. Em entrevista sobre esse seu mais novo projeto com o Comicbook.com, Frank falou sobre como isso chegou a ele 



ComicBook.com: Você teve uma carreira de décadas na animação, mas nada supera o Universo Cinematográfico da Marvel em tamanho de escopo, IP e todas essas coisas. Você inicialmente recebe a ligação de Kevin [Feige] ou Victoria [Alonson] ou AC [Bradley] ou de quem quer que tenha falado inicialmente, talvez Brad Winderbaum. Qual é o pensamento inicial que passa pela sua cabeça? "Oh cara, estou trabalhando no UCM."

Stephen Franck: Então, há muitos pensamentos que passam pela sua cabeça. A primeira coisa é uma coisa geral, que é isso, eu estava dizendo que cresci em uma loja de quadrinhos, é verdade, e meu pai também vendia filmes em Super 8 milímetros como o Jungle Book e assim por diante, então para mim, todas essas coisas, quadrinhos franceses, quadrinhos americanos, filmes, revistas, certo? Todas essas coisas eram uma coisa só. Nunca houve separação. Então você entra na indústria e ela fará o que faz e talvez as coisas sejam segmentadas de forma diferente. Então, você está certo. Para mim, a ligação foi "Ei, você quer meio que falar sobre este projeto?" é ... é o que eu tenho vontade de fazer desde os 13 anos e estava fazendo um filme de animação dos espíritos, eles estão percebendo o que você faz, sabe?

E é como essa combinação de tradição de quadrinhos e tradição cinematográfica, que são as duas coisas que venho fazendo todos esses anos, mas nunca cheguei dessa forma, e o fato de que, literalmente, apenas a aventura disso é nova , mas podemos fazer da maneira que a apresentação é nova. Estamos fazendo isso em uma nova plataforma em um novo ... O visual do show é único e coisas assim. Portanto, é novo por dentro. É novo por fora, é super, super emocionante.

E então a primeira coisa é, "Nossa. Como vou fazer justiça a isso?" E você entra em uma equipe de cineastas que tem uma história de fazer esses filmes, então eles conhecem seus personagens, suas histórias tão bem que você tem muito a aprender com eles. É muito ... É extremamente nutritivo, tem um pouco nervosismo no começo e então aos poucos, você pode absorver e ser absorvido por isso, então seja o que for, então você está apenas fazendo. Você sabe como é?


Em que ponto do processo de produção você foi acionado? Sabemos que a animação leva muito mais tempo do que algo em live-action, mas quando você chegou já havia roteiros? Ryan [Meinerding] e sua equipe fizeram todos os designs? Você está trabalhando com Ryan em alguns de seus designs e outras coisas e se concentra estritamente em animações? 

O problema com o processo inicial é que ele é, de fato, segmentado em diferentes departamentos e diferentes etapas e coisas assim. Mas, claro, tudo que você faz vem de algum lugar e tem que ir de algum lugar, certo? Então, quando você está projetando personagens, você não está projetando personagens esteticamente, você também os está projetando no sentido de, "Bem, como eles funcionarão na animação?" Ao animar um personagem, você também diz: "Sim, mas como isso vai ficar em cores e composições?" e coisas assim. Portanto, não importa qual seja sua área de especialização e tipo de foco para o projeto, ainda faz parte do pensamento holístico onde você tem tudo em mente e está totalmente investido em tudo, embora você esteja passando o dia focando na execução de uma coisa específica.

Então, para mim, quando comecei esse projeto, as histórias já estavam escritas e o estilo dos personagens já estava estabelecido. Nem todos os personagens foram criados, mas já foram estabelecidos. Então, eu no lado da história, antes que a animação realmente começasse, fiz alguns storyboards nos primeiros episódios, um pouco no final do primeiro episódio. Acho que fiz um storyboard de todo o final do terceiro, o policial. Então eu fiz um pouco disso. E com Ryan, estamos realmente tentando trabalhar juntos em termos dessa tradução do design para a animação, e apenas trabalhando, certificando-nos de que todas as escolhas estéticas, as escolhas técnicas, que tudo funcione em conjunto como parte desta abordagem holística que vai desde, como dizem, primeiro teve uma ideia e essa ideia é ótima, mas precisa passar por um processo para que se torne realidade. E eu acho que todos nós estamos investidos nesta realidade e trabalhando lado a lado para que isso aconteça.


Um dos grandes atrativos dessa animação é que a Marvel conseguiu que seus homólogos de live-action dublassem os personagens animados na maior parte do elenco e muitas vezes seus personagens animados parecem atores da vida real. Quão longe vocês voltaram? Quero dizer, você estava olhando para os filmes de live-action para fazer a animação corresponder aos maneirismos dos atores reais e todas essas coisas?

O que realmente estamos tentando extrair desses personagens é sua vibe, porque eles têm uma vibe muito bem estabelecida dos filmes, obviamente. E esses são os personagens que conhecemos e amamos. E então temos que começar aí e então levá-los através de novas aventuras, novos momentos, novos momentos de escolhas, de escolhas e decisões e assim por diante. Mas nós definitivamente ... Bem, primeiro muitos atores estão reprisando seus papéis, então estamos construindo sua performance vocal diretamente no episódio, e mesmo se forem novos atores, eles ainda estão interpretando o mesmo personagem , então a vibe do personagem é o que importa. E é nisso que estamos tentando construir. E então se for em um momento, porque, como você, como você mencionou, nossas histórias são completamente derivadas do UCM, então estamos nos referindo a um momento específico nos filmes, exceto que a vida seguiu em uma direção diferente.

Então, é claro, vamos tentar combinar aquele momento da melhor maneira possível. Portanto, é a mesma bifurcação na estrada, certo? Mas mesmo se não for o caso, e se for apenas uma nova exploração de uma nova situação para esse personagem, é tipo, você olha para esse personagem e é sobre quem é extrovertido, quem é mais interno, quem é mais sério, quem é mais sarcástico, qual é o seu tom, qual é a sua vibe, quem diz o que quer dizer, quem quer dizer o que diz, quem não tem permissão para dizer o que sabe. É como todas as sutilezas que fazem uma performance, uma performance e que foi tão bem trabalhada por esses atores e estamos apenas tentando receber isso e continuar construindo nessa direção. 



Das vozes confirmadas já, teremos Killmonger (Michael B. Jordan), Bucky Barnes (Sebastian Stan), Thanos (Josh Brolin), Hulk (Mark Ruffalo), Loki (Tom Hiddleston), Nick Fury (Samuel L. Jackson), Thor (Chris Hemsworth), Peggy Carter (Hayley Atwell), T'Challa (Chadwick Boseman), Nebulosa (Karen Gillan), Clint Barton (Jeremy Renner), Scott Lang (Paul Rudd) Hank Pym (Michael Douglas), Dum Dum Duggan (Neal McDonough), Howard Stark (Dominic Cooper), Kraglin (Sean Gunn), Jane Foster (Natalie Portman), Kurt (David Dastmalchian), Dr. Abraham Erskine (Stanley Tucci), Korg (Taika Waititi), Arnim Zola (Toby Jones), Korath (Djimon Hounsou), Grão-Mestre (Jeff Goldblum), Yondu (Michael Rooker), e Taserface (Chris Sullivan), dentre outras.

What if...? tem AC Bradley como redator principal, Brad Winderbaum como produtor executivo e Bryan Andrews como diretor. A série terá novos episódios colocados no Disney+ todas as quarta-feiras!

Coveiro

comments powered by Disqus