segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Kevin Feige conta qual é o segredo do sucesso da Marvel Studios

Participando como convidado no The Movie Business Podcast, Kevin Feige, Presidente da Marvel Studios falou sobre como o gigante de Hollywood navega criando as várias fases do UCM e como ele se sente em relação à uma possível fadiga dos filmes de super-herói. Questionado sobre como a Marvel Studios decide quais serão suas fases, Feige foi rápido em apontar os mais de 80 anos de história em quadrinhos da Marvel como seu guia:

"Cada uma de nossas sagas é dividida em fases e agora nos encontramos no precipício da Fase 2 da Saga do Multiverso. E há duas maneiras de fazer isso. Uma, olhamos para uma narrativa abrangente, sempre usando os quadrinhos e os 80 anos - mais anos de história em quadrinhos da Marvel como nosso guia de qual história geral e de longo prazo queremos fazer. Mas, na verdade, tudo se resume a cada filme ou série individual e que tipo de gênero queremos fazer".

Quanto à questão do cansaço do super-herói, é algo que sempre o perguntou desde a primeira década de filmes da Marvel:

"Estou na Marvel Studios há 22 anos, mais de 22 anos, e a maioria de nós aqui na Marvel Studios estamos juntos há cerca de uma década ou mais. E provavelmente desde o meu segundo ano na Marvel, as pessoas perguntavam: 'Bem, quanto tempo isso vai durar? Essa moda de filmes de quadrinhos vai acabar? E eu realmente não entendi a pergunta. Porque para mim foi como dizer depois de 'E o Vento Levou', 'Bem, quantos filmes mais pode ser feito de romances? Você acha que o público vai amargar filmes adaptados de livros?'"

Feige continuou sua comparação com a adaptação de livros, enfatizando que há "80 anos das histórias mais interessantes, emocionantes e inovadoras que foram contadas nos quadrinhos da Marvel" para sua empresa explorar e trazer à vida:

"Bem, você nunca perguntaria isso porque existe um entendimento inerente entre a maioria das pessoas de que um quadrinho pode ser qualquer coisa. Um romance pode ter qualquer tipo de história, então tudo depende de qual história você está traduzindo. Nenhum leitor de quadrinhos faz "Não entendo que é a mesma coisa nos quadrinhos. Há 80 anos das histórias mais interessantes, emocionantes e inovadoras que foram contadas nos quadrinhos da Marvel e é nosso grande privilégio poder pegar o que nós temos e adaptá-los."

Ele destacou que "adaptar [essas histórias] em diferentes gêneros" também é uma maneira fundamental de manter o conteúdo atualizado e evitar o cansaço:

"Mas outra maneira de fazer isso é adaptá-los a diferentes gêneros e tipos de filmes que queremos fazer. E eu, sentado na USC, provavelmente no segundo semestre antes de sua aula de roteiro, e sentado no Cinema 101 e sendo exposto a tantos tipos diferentes de filme que eu disse, 'Eu quero fazer todos esses. Eu não quero fazer apenas um tipo de filme, eu quero fazer todos os tipos de filmes.' E descobri que, se contarmos a história corretamente e a adaptarmos de uma maneira que o público ainda, bata na madeira até agora, nos apaixone mais de 22 anos depois, podemos contar qualquer tipo de filme que compartilhe duas coisas. O logotipo da Marvel Studios acima do título e uma semente de uma ideia de nossa história editorial."



Perguntado sobre qual o segredo da Marvel Studios, Kevin Feige dosse: "A verdade honesta, que não é tão empolgante, mas você obtém informações privilegiadas sobre este podcast e eu darei a você. Não há segredos. Há segredos em termos de histórias, spoilers e outras coisas assim, mas se houvesse uma fórmula, porque as pessoas vêm perguntando há muito tempo: 'Qual é a fórmula?' e a verdade é que não existe".

Feige explicou que "Alguns anos atrás, quando nos tornamos parte da empresa Walt Disney, uma das muitas, muitas coisas positivas que aconteceram foi que tivemos acesso a todas as pessoas brilhantes nos outros estúdios da Walt Disney Live-Action e da Pixar, e logo depois da Lucasfilm, para que possamos ter todas essas conversas internas com as pessoas. E eu achei muito terapêutico quando o pessoal da Pixar, novamente, isso foi provavelmente uma década atrás, estavam compartilhando conosco o quanto eles têm que trabalhar em cada projeto e como, em um certo ponto, tudo em que eles estão trabalhando é... terrível. E não é muito bom. E precisa ser moldado, trabalhado e retrabalhado. E eu senti um peso tirado dos meus ombros porque era assim para nós, e ainda é para nós na Marvel Studios ."

“É preciso muito trabalho e esforço para fazer qualquer filme ou projeto, muito menos um que acabe resistindo ao teste do tempo, que é sempre o que buscamos na Marvel Studios. Esses outros lugares e pessoas de sucesso, deve sair de seus cérebros perfeitamente formados e somos apenas nós da Marvel Studios que temos que moer, trabalhar, retrabalhar, reescrever, recortar e refazer uma e outra vez para fazer alguma coisa funciona. E acabou que não, não é esse o caso" contou o Produtor. 

Ele concluiu que, embora a Marvel não tenha nenhum segredo individual para seu próprio sucesso específico, há um segredo: "O segredo que é compartilhado por organizações, contadores de histórias e cineastas de sucesso é apenas uma quantidade enorme de trabalho duro. E a única coisa que pode alimentar esse trabalho duro é a paixão. E, felizmente, é isso que temos na Marvel Studios de sobra. Eu sempre digo que se não estivéssemos aqui fazendo os filmes seríamos os primeiros a comprar ingressos antecipados, ou eu costumava dizer esperando na fila do quarteirão para vê-los".

Nascido em 1973 em Boston, Kevin Feige é o produtor cinematográfico americano e presidente da Marvel Studios desde 2007 e se tornou CCO de toda a Marvel Entertainment em 2019. Trabalhou como Produtor Associado desde o primeiro Blade e X-Men, rapidamente subindo de carreira graças a seu empenho e dedicação como subordinado de Avi Arad, seu antecessor. Desde então, tem produzidos filmes que juntos já juntaram perto de 15 bilhões de dólares de lucro para a Disney.

Coveiro

comments powered by Disqus