Angela Bassett interpretou a Rainha Ramonda em Pantera Negra e Pantera Negra: Wakanda Forever, ganhando elogios da crítica e uma indicação ao Oscar. E ao conversar com a PEOPLE sobre a edição “Mulheres Mudando o Mundo”, a atriz mais uma vez prestou homenagem ao falecido Chadwick Boseman.
Ele morreu em 2020 após uma batalha secreta contra o câncer de cólon, uma tragédia que deixou os fãs e seus colegas de elenco do UCM atônitos. Estávamos bem no meio da pandemia de COVID-19 e era até mesmo difícil prestar as devidas homenagens ao ator na época. Agora, Bassett se lembra de um dos últimos momentos marcantes com o ator.
“Esse foi meu último dia de filmagem e estávamos nas cataratas de Warrior Falls”, lembra Bassett. "Eu tinha terminado minha tarefa e Chadwick veio e me abraçou. E eu apenas o abracei e simplesmente o abracei. E é claro que foi um cenário glorioso cheio de beleza esplêndida, pessoas, música e orgulho."
“Ver o trabalho que ele fazia e conhecer, todos os dias, o ser humano que ele era - às vezes não é preciso falar muito, mas basta olhar nos olhos um do outro e transmitir tudo o que você quer dizer, tudo o que você espera. Você não sabe o que o futuro traz”, disse a indicada ao Oscar sobre a morte prematura do ator T’Challa.
Ela revelou mais tarde que eles se conheceram anos antes de ele encontrar a fama, quando ela fez o discurso de formatura na Howard University em 2000:
“Para conhecer esse jovem que era estudante quando obtive um diploma honorário em Howard, ele foi meu acompanhante”, disse Bassett. “Foi um momento de círculo completo e agora a grande oportunidade que tive de retratar a mãe dele.”
Pantera Negra: Wakanda Forever prestou homenagem a Boseman ao revelar que T'Challa também havia morrido no UCM (de uma doença desconhecida, embora presumivelmente a mesma, que tirou a vida do ator). Nos momentos finais da sequência, conhecemos seu filho, também chamado T’Challa, que provavelmente um dia herdará o manto que hoje está com a Shuri.
No Globo de Ouro de 2023, Bassett prestou homenagem semelhante ao enorme impacto que Boseman teve no mundo quando disse: “O choro pode vir à noite, mas a alegria vem pela manhã. Embarcamos nesta jornada juntos com amor. Choramos. Amamos. Curamos. E fomos cercados todos os dias pela luz e pelo espírito de Chadwick Boseman. Temos alegria em saber que, com esta série histórica dos Panteras Negras, é parte do legado que ele ajudou a nos levar. Mostramos ao mundo como é a unidade, a liderança e o amor negros além, atrás, na frente das câmeras".
A Marvel Studios ainda não anunciou planos para Pantera Negra 3 ou o futuro no UCM de Shuri.
Pantera Negra: Wakanda para Sempre será de novo dirigido por Ryan Coogler, que é co-escrito por Joe Robert Cole. O filme contará com vários atores e atrizes que retornam a franquia como Danai Gurira voltando como Okoye, Letitia Wright como Shuri, Angela Bassett como Ramonda, Lupita Nyong'o como Nakia,Florence Kasumba como Ayo, Winston Duke como M'Baku, Martin Freeman como Everett Ross, Danny Sapani como M'Kathu e Dominique Thorne irá estrear no filme como Riri Williams. Tenoch Huerta será o vilão principal dessa história como uma versão adaptada de Namor. Também está confirmado Michaela Coel como a Dora Milaje Aneka, Mabel Cadena como Namora e o Alex Livanalli como Attuma.
Coveiro