terça-feira, 23 de novembro de 2021

Um paralelo do Celestial Tiamut nos quadrinhos e no filme dos Eternos

 Quem já conferiu o filme dos Eternos sabe que ele puxa elementos e conceitos de várias fases dos quadrinhos. Só que o mote principal que nos leva ao clímax do filme é puro "Terra X". Descobrimos relativamente cedo no filme que o planeta está condenado pelo "nascimento de um Celestial", conceito criado pela primeira vez por Jim Krueger e Alex Ross. 

Através de Sersi, os Eternos se dão conta que sua missão sempre terminaria com a destruição da Terra, pois eles estavam cultivando um Ovo Celestial que dará origem ao novo Celestial Tiamut. Mas nem todos os 10 integrantes estão dispostos a seguir regiamente o que lhes foi mandado após essas revelações. Assim, é criado por Phastos o conceito da Unimente e partes da equipe se propõe a impedir aquele nascimento de um novo celestial em prol de salvar as vidas do planeta. Assim que o Celestial está começando a surgir da Terra, Sersi se vincula aos colegas do grupo e ao próprio Tiamut. A criação de Phastos dá a conexão e o poder necessários para Sersi imobilizar todo o Celestial, aparentemente o matando. Agora, virou um marco permanente do Oceano Índico.

Nas páginas da Marvel, Tiamut é referido como o Celestial Sonhdaor (também chamado de o Comunicador) e fez sua primeira aparição em Eternals # 18 em 1977 - tendo sido visto pela última vez em Era do Apocalipse # 14, de 2013. Acontece que Tiamut é um dos Celestiais mais poderosos. O Devorador de Mundos Galactus o teme, e até os poderes de Uatu, o Vigia, foram interrompidos quando ele acordou.  Ele é o único de sua espécie a questionar aquele que está acima deles. Na Marvel Comics, esse ser é o Fulcro, algo que também se acredita ser um aspecto do "Aquele acima de todos; ou, basicamente Deus.

Durante sua história de origem, Tiamut falou com Arishem para eliminar a maioria dos Deviantes da existência, o que era contra o protocolo. Mas, eles não sabiam que o resto dos Celestiais estavam no plano de Arishem, todos tentando ganhar o favor do Fulcro. Traído, Tiamut foi então selado em um cofre sob as Montanhas Diablo na Califórnia, apenas para ressurgir adequadamente na famosa fase dos Eternos de Neil Gaiman em 2007. Há uma diferença fundamental entre o cinema e os quadrinhos quando se trata de quando Tiamut é preso. No filme, ele sequer "nasceu".


Já os Eternos da Marvel Studios presta um tributo claro ao ressurgimento de Tiamut dos quadrinhos, com a metade emergida e congeladada se tornando uma atração turística permanente; nas páginas, ele era apenas uma enorme estátua dourada imóvel no Golden Gate Park. O Celestial, uma vez acordado, fica um pouco louco - uma mentalidade que teria destruído a Terra. No entanto, depois de observar a Terra por um tempo, as coisas começam a mudar; seus planos não tão felizes começam a falhar, poupando o planeta que os humanos chamam de lar. Tiamut acaba se encontrando com o próprio Fulcro, questionando os Celestiais e seu lugar no Universo. Por fim, o Celestial Sonhador se torna seu companheiro permanente. 

Mas voltando para as consequências da interrupção pela metade do nascimento de Tiamut. Um Celestial emergindo da Terra é algo que provavelmente terá ramificações significativas em todo o mundo. Por exemplo, está realmente vindo do núcleo da Terra? Ao fazer isso, ele quebrou completamente as muitas camadas que constituem este planeta? Ou talvez, uma vez que não saiu totalmente, é essencialmente como uma rolha prendendo o ralo em uma banheira. Ou seja, dependemos de ele ficar lá eternamente para não causar algo pior na Terra. Embora tenhamos muitas questões sobre o futuro, há uma coisa que o MCU provavelmente compartilhará com os quadrinhos: Tiamut está fadado a se tornar uma atração turística. Pessoas virão de todo o mundo para ver essa coisa gigantesca - na verdade, pode até se tornar a proverbial Oitava Maravilha do Mundo. 

Eternos, dirigido pela diretora vencedora do Oscar Chloé Zhao, é estrelado por Gemma Chan como Sersi, Angelina Jolie como Thena, Richard Madden como Ikaris, Kumail Nanjiani como Kingo, Lia McHugh como Sprite, Lauren Ridloff como Makkari, Brian Tyree Henry como Phastos , Barry Keoghan como Druig, Don Lee como Gilgamesh, Salma Hayek como Ajak, Kit Harington como Dane Whitman, Harry Styles como Eros, Patton Oswalt emprestando a voz para Pip e Harish Patel como Harun.

Coveiro

comments powered by Disqus